Quais os benefícios do pinhão para a saúde?

Perguntado por: oribeiro . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

O pinhão é composto por vários minerais, como cobre, zinco, manganês, ferro, magnésio, cálcio, fósforo, enxofre e sódio. Porém, merece destaque no fornecimento de potássio, mineral que ajuda a controlar a pressão arterial. Ainda no pinhão, são encontrados os ácidos graxos linoleico (ômega 6) e oleico (ômega 9).

O pinhão contém minerais e vitaminas antioxidantes como vitaminas do complexo B e vitamina C, cálcio, zinco, fósforo, magnésio. Ainda possui proteínas e as já citadas tão benéficas gorduras monoinsaturadas.

Tem baixo índice glicêmico, ou seja, pouco açúcar e é boa opção para os diabéticos.

Por ser rico em fibras e em amido (o pinhão é, praticamente, todo carboidrato), ingeri-lo em exagero pode levar à sensação de estufamento, e além de demorar na digestão, atrapalha o sono.

Aqui vale dizer que o pinhão é rico em Ácido Oleico, que ajuda o fígado a eliminar o excesso de triglicerídeos do corpo.

Coloque os pinhões em uma panela de pressão, cubra-os com água e leve ao fogo. Quando a panela começar a “chiar”, espere as sementes cozinharem por 30 minutos. Desligue o fogo, espere amornar e então escoe. Descasque e é só servir!

O pinhão é rico em ferro
Além disso, por ser rico em ácidos graxos essenciais (gorduras boas), que diminuem o teor de LDL (colesterol ruim) e aumentam o HDL (colesterol bom), o pinhão ajuda na manutenção dos níveis de colesterol no organismo.

Efeitos Colaterais do Pinhão
Sintomas de reação alérgica podem incluir coceira, urticária, erupções vermelhas, olhos lacrimejantes, nariz escorrendo, cólicas abdominais, tonturas ou vômitos.

Por ser rico em fibras, o consumo de pinhão pode trazer diversos benefícios, como prevenir doenças intestinais. O pinhão é composto por vários minerais, como cobre, zinco, manganês, ferro, magnésio, cálcio, fósforo, enxofre e sódio.

197 calorias

Como é calórico, cada 100g de pinhão cozido contém 197 calorias. Para reduzir esse efeito, Joice sugere que as porções do alimento sejam introduzidas em um lanche da tarde ou mesmo antes das atividades físicas, pois oferecem energia suficiente do início ao fim da prática em função da presença de carboidratos complexos.

A safra começa em abril e normalmente se estende até junho.

O consumo regular de pinhão é um muito adequado para reduzir o colesterol alto, graças à sua riqueza em ácidos graxos essenciais, por isso é uma opção natural que ajuda na redução dos níveis elevados de LDL (mau colesterol) e de triglicéridos, enquanto aumenta o HDL (bom colesterol).

O pinhão, semente da araucária, é um alimento que se destaca pela prevenção de problemas cardiovasculares e intestinais. É rico em fibras que auxiliam a reduzir o colesterol circulante e, dessa forma, diminuir o risco de ataques cardíacos.

Araucaria angustifolia

Na natureza, a Araucária (Araucaria angustifolia), espécie florestal nativa brasileira, leva de 12 a 15 anos para produzir sua semente: o pinhão. Bastante apreciado na alimentação, o pinhão é considerado alimento funcional, benéfico à saúde, além de não conter glúten.