Quais os benefícios do mocotó?

Perguntado por: aperes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4 / 5 19 votos

É através do caldo de Mocotó que conseguimos obter Colágeno de alto valor biológico. Uma proteína que dá o aspecto gelatinoso ao caldo e para o nosso corpo oferece aminoácidos essenciais com benefícios antienvelhecimentos, melhorando o sistema imunológico, a pele, cabelos, unhas, ossos e juntas.

Alimentos ricos em purinas, como viscerais e carnes (incluindo a dobradinha e o mocotó) podem ser prejudiciais para quem tem ácido úrico elevado ou se está em crise. Mas além destes, outros alimentos também podem ser contra indicados dependendo do seu estado clínico.

Ainda segundo a nutricionista, o caldo de ossos pode ser consumido por qualquer pessoa, sem restrições. Ela afirma que quem deseja turbinar a dieta deve preparar o prato usando os ossos, incluir legumes, coar e consumir todos os dias: cerca de uma xícara, 30 minutos antes do almoço e do jantar, para dar mais saciedade.

Refeições pesadas podem interromper o sono
Alimentos ricos em proteínas e gorduras são de lenta digestão. Por isso, devem ser consumidos com moderação à noite para não influenciar no início do sono”, explica o profissional. Feijoada, por exemplo, nem pensar.

A cartilagem do osso do frango tem cerca de 90% de proteínas, das quais 35% são colágeno. Pé de galinha: assim como o mocotó do boi, os pés de galinha concentram uma boa quantidade de colágeno, podendo ser usado em sopas.

Carne vermelha

Carne vermelha
A carne vermelha é rica em colágeno, que é encontrado principalmente nas cartilagens, peles e ossos da carne bovina e de porco.

E é verdade: o mocotó é rico em gordura, proteína e ferro. Feito de patas, tripas e mondongo (que é o bucho do boi), também é conhecido como dobradinha.

“Tem várias fontes de colágeno, mas a mais importante e a principal delas é a pele bovina. Nós extraímos o colágeno de onde tem a maior concentração dos três aminoácidos que compõem o colágeno, que é a pele do boi”, conta Walter.

“O prato deve ser consumido com parcimônia por pessoas que têm taxas elevadas de colesterol e triglicerídeos e por quem tem excesso de peso. O mocotó tem grande quantidade de gordura”, explica.

NÃO CONFUNDA COM MOCOTÓ
À primeira vista, tutano e mocotó são a mesma coisa –massa que preenche os ossos dos animais. Mas não é simples assim. Segundo o "Pequeno Dicionário de Gastronomia", de Maria Lucia Gomensoro, o tutano está na perna; o mocotó, na pata, que tem cartilagem.

Na panela de pressão, doure a cebola em um pouco de azeite. Acrescente o mocotó, o pimentão, o tomate e 3 l de água. Cozinhe por 45 minutos.

Os principais nutrientes do mocotó
O mocotó é rico em proteína, colágeno e ferro. Por causa da proteína, o caldo possui um aspecto gelatinoso. Para o nosso corpo, ela oferece aminoácidos, que melhoram o sistema imunológico e a saúde da pele.

Congelador (-10 ou mais frio): 60 dias. Geladeira (+4 ou mais frio): 24 horas.

O que não comer!
Para evitar essas doenças é importante retirar da alimentação bebidas alcoólicas, líquidos durante as refeições, feijoada, frituras, estrogonofe, massas com molhos cremosos ou queijos amarelos, mocotó e achocolatados. Além disso, evite também embutidos como salame, salsicha, linguiça mortadela.

Receita de Caldo de Mocotó, 291,40 calorias por porção - Vitat Receitas.

O que jantar para emagrecer?

  • Legumes e verduras, preferencialmente orgânicos;
  • Fontes de proteínas vegetais;
  • Fontes de proteínas magras, como filé de frango, ovos e peixes;
  • Frutas com menor teor de açúcar;
  • Bebidas vegetais sem açúcar;

Dificuldade para dormir? Nutricionista indica 5 melhores frutas para comer à noite

  • Maçã
  • Uva.
  • Abacate.
  • Kiwi.
  • Banana.

Quais são as frutas com colágeno? Principalmente aquelas ricas em vitamina C, como as frutas vermelhas e as cítricas.