Quais os benefícios do mingau de maizena?

Perguntado por: uourique . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

O mingau é um alimento rico em vitaminas de A a E. Ele também conta com importantes minerais para o correto funcionamento do organismo, com ferro e zinco.

O ideal é que se opte por mingaus a base de farinha integral, pois são mais saudáveis, menos calóricos, ricos em ômega 3, reduzem colesterol, dentre outros benefícios. Alguns mercados já contam com farináceos orgânicos, que também podem ser utilizados na preparação do alimento.

Seu processo de digestão pode gerar insônia. A explicação é simples. O corpo precisa de um aminoácido chamado Triptofano, que é um provocador natural do sono.

Informações Nutricionais de mingau de maizena

  • Calorias 226,36 kcal.
  • Carboidratos 46,79 g.
  • Proteínas 8,38 g.
  • Gorduras Totais 0,19 g.
  • Saturadas 0,12 g.
  • Fibras 0,28 g.
  • Sódio 104,46 mg.

Acrescentar também proteína em pó no seu mingau de aveia é a melhor opção para aumentar seu peso e ganhar massa muscular. Consuma seu mingau de aveia adicionando outros alimentos juntos, como frutas ou nozes para ajudá-lo a engordar ganhar peso.

Auxilia na recuperação pós-treino. Algumas pessoas consomem amido de milho após o treino. Por ser rico em carboidratos de qualidade, ele ajuda na absorção das proteínas e aminoácidos, tornando-se uma excelente alternativa para quem quer ganhar massa magra sem necessariamente perder gordura.

Receita de PAPA DE AMIDO DE MILHO "MAIZENA", 137,42 calorias por porção - Vitat Receitas.

O mingau de aveia solta o intestino quando consumido com regularidade e também é uma sugestão para um cardápio saudável! O preparo estimula evacuações regulares e melhora quadros de constipação.

Embora ingerir aveia em quantidades excessivas possa resultar em efeitos indesejados, o consumo moderado deste alimento não costuma trazer nenhum malefício à saúde, nem engorda, uma vez que a grande quantidade de fibras presente na aveia faz com que ela seja uma opção saudável para a dieta.

Segundo a nutricionista Dra. Andrezza Botelho, o ideal é consumir um prato de mingau pela manhã ou à noite. Ele deve ser usado como café da manhã ou jantar – e não como ceia, aquela última refeição, depois do jantar, que é geralmente indicada em cardápios para emagrecer.

Maizena é uma marca de amido de milho, bastante conhecida em todo o mundo. Foi criada em 1842 nos Estados Unidos e hoje pertence à empresa anglo-holandesa Unilever. Já a palavra maisena, derivada da marca Maizena, é um denominação genérica utilizada no Brasil para o amido de milho.

Se você tem diabetes ou está seguindo uma dieta com poucos carboidratos, pode moderar a ingestão de amido de milho. O ideal é limitar-se a uma ou duas colheres de sopa por receita, além de considerar substituir o amido de milho por ingredientes como araruta, amido de batata ou tapioca.

Na indústria, o amido é utilizado na fabricação de diferentes tipos de alimento, tais como molhos, bebidas lácteas, sopas e farinhas. Além de alimento, o amido é utilizado na indústria de medicamentos, têxtil, metalúrgica e até mesmo na construção civil.

Justamente por ser considerado um carboidrato refinado, ele peca em diversas vitaminas e minerais. Tais condições colaboram para um aumento do índice glicêmico, fator diretamente relacionado ao ganho de peso. Entretanto, quando utilizado em pequenas quantidades, o amido de milho não faz mal.

mingau de aveia

Para não engordar, recomenda-se comer apenas um prato raso de mingau de aveia por dia, três vezes por semana. O mingau de aveia pode ser feito com água, banana e canela em pó, que auxilia no funcionamento intestinal e pode contribuir para a perda de peso se aliado a uma alimentação equilibrada.

Se você não tem nenhum tipo de intolerância ao glúten ou ao trigo, a farinha de trigo é uma alternativa mais nutritiva em relação ao amido. Isso porque ela pode oferecer proteínas, carboidratos, fibras alimentares, além de vitaminas e minerais, a depender do tipo de farinha.

O uso de maizena combinado com proteínas e aminoácidos essenciais em refeições pós-treino pode ser uma boa escolha por aqueles que buscam ganho de massa magra e não desejam reduzir o percentual de gordura. ½ xícara desse ingrediente pode oferecer valor energético para você levantar peso durante uma hora.