Quais os benefícios do metilfolato para o organismo?

Perguntado por: amaia7 . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

O metilfolato aumenta a disponibilidade por aumentar a sintetização dos neurotransmissores, então a pessoa passa a ter mais neurotransmissores a serem repassados entre um neurônio e outro. O metilfolato também atua na metilação de DNA, um processo importante para a diferenciação das células no nosso organismo.

O Metilfolato também conhecido como Vitamina B9, é adjuvante nos tratamentos para depressão. Entretanto, a formulação do componente é capaz de aumentar os níveis de BH4, um neurotransmissor responsável por realizar a síntese de serotonina, dopamina e noradrenalina – moléculas relacionadas aos impulsos e ao humor.

O metilfolato é a forma ativa do ácido fólico. O Conselho Federal de Medicina recomenda a administração de ácido fólico em mulheres que planejam engravidar já que auxilia na formação do tubo neural do feto. Dependendo da avaliação médica, essa suplementação também pode ser feita com metilfolato.

Tomar 1 dose pela manhã, em jejum, por 6 meses. Atenção! Venda sob prescrição de profissional habilitado, podendo este ser o nosso farmacêutico de acordo com a Resolução 586/2013 do Conselho de Farmácia.

Muitas mulheres não sabem qual é o melhor horário para tomar o suplemento de ácido fólico. De fato, não existe necessariamente um melhor horário para tomar ácido fólico, mas o indicado é tomar diariamente a dose recomendada por um médico cerca de 30 minutos antes da refeição principal (almoço).

Logo, é fundamental ingerir essa substância desde antes da concepção, até pelo menos os três primeiros meses de gestação, ou conforme orientação de seu médico. Essa recomendação é feita para que a mulher já tenha a quantidade necessária dessa substância no corpo para iniciar a gestação.

Reações adversas e efeitos colaterais do Metilfolato Drogasil

  • Distúrbios Gastrintestinais. Náusea; vômito e dor abdominal.
  • Distúrbios Endócrinos. Perda de apetite.
  • Distúrbios Cutâneos. Reações alérgicas.
  • Distúrbios do Sistema Nervoso Central. Cefaleia; sonolência; neuropatia sensorial.

Enquanto o ácido fólico é produzido totalmente em laboratório e, portanto, é uma versão sintética do folato, o metilfolato é a vitamina B9 em sua forma natural e ativa. O Metilfolato nada mais é que a forma biodisponível do Ácido Fólico, apresentando assim uma absorção maior da Vitamina B9 pelo organismo.

Ele é responsável pela formação de hemoglobina, proteínas e produção de novas células, estimulando assim, o crescimento capilar. O corpo tem uma capacidade limitada de estocá-lo e não é capaz de produzi-lo.” Portanto, a reposição do ácido fólico no organismo deve ser feita por meio da alimentação ou suplementação.

É BOM PARA A PELE? O ácido fólico é benéfico para o funcionamento geral das células, para o seu crescimento e para a criação de novas células, atenuando os sinais do envelhecimento. O ácido fólico também hidrata a pele, protege-a do sol e pode prevenir o aparecimento de acne.

Ao contrário do ácido fólico, o corpo não precisa converter o metilfolato para usá-lo. Isso significa que o corpo pode absorvê-lo e utilizá-lo de maneira mais eficiente, independentemente da genética do indivíduo.

A fadiga pode ser o primeiro sintoma. Além dos sintomas gerais de anemia (por exemplo, palidez, irritabilidade, falta de ar e tontura), a deficiência de ácido fólico, caso seja grave, pode causar vermelhidão e dor na língua, diarreia, redução do paladar, perda de peso e depressão.

O psiquiatra Drew Ramsey, professor da Universidade Colúmbia, nos Estados Unidos, afirma que alguns nutrientes são essenciais no combate à depressão: magnésio, ômega 3, fibras, zinco, ferro, além das vitaminas C, B1, B9 e B12, devem estar presentes em todas as dietas, para evitar esse mal.

15 mg

Dose usual: 1 mg /dia , podendo ir até a 15 mg/dia. Converse com seu médico ou um de nossos farmacêuticos!