Quais os benefícios do maxixe fofo?

Perguntado por: ateles . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Principais benefícios do maxixe

  1. Fortalecer o sistema imunológico. ...
  2. Prevenir o envelhecimento precoce. ...
  3. Favorecer a perda de peso. ...
  4. Evitar a diabetes. ...
  5. Prevenir a anemia. ...
  6. Combater a prisão de ventre.

O maxixe não é indicado para bebês com menos de seis meses e para as pessoas diagnosticadas com doenças intestinais como a diverticulite. Na versão crua, o alimento requer cuidado por parte das pessoas que sofrem com problemas para mastigar ou deglutir (engolir) porque o vegetal possui uma consistência dura.

Quais são os benefícios do maxixe? O maxixe é rico em nutrientes, principalmente o zinco, que auxilia no sistema cardiovascular, no metabolismo e na cicatrização.

Fortalece a imunidade
Por ser tão rico em minerais importantes, bem como em vitaminas e antioxidantes, é excelente para fortalecer a imunidade. Além disso, beneficia o funcionamento adequado do metabolismo.

O ideal é comer maxixe cru, incluindo a hortaliça nas refeições sem nenhum cozimento. Você pode cortar em rodelas como um pepino para botar em um vinagrete ou uma salada de maxixe. Ou então tirar a casca e bater o fruto no liquidificador para fazer um suco saudável.

Veja como preparar o suco:
Raspe um maxixe e corte-o ao meio. – Adicione 1 copo d'água e bata tudo no liquidificador por cinco minutos. Coe e beba. L.O.

Controla o colesterol
O zinco presente no maxixe ajuda a equilibrar os níveis de colesterol no sangue, reduzindo o depósito de LDL nas artérias e contribuindo na prevenção de doenças cardiovasculares.

Para que serve o suco de maxixe
Também existem relatos de que o suco de maxixe auxilia a diminuição da glicemia (que é a quantidade de glicose encontrada no sangue), beneficiando o quadro de diabetes.

Rico em vitamina K, fibras, vitamina B1, carotenoides, potássio e flavonoides, ele combateria de prisão de ventre a inflamações pelo corpo. Por isso, é bacana revezá-los. Embora a tendência seja preparar o maxixe refogado, ele pode ser consumido cru, na salada.

10 minutos

Modo de preparo
Coloque 200 ml de água. Leve tudo isso para o fogo alto. Coloque a colher de sal e deixe cozinhar por 8 a 10 minutos.

Além dos benefícios citados anteriormente, o maxixe pode contribuir para a perda de peso. Ele apresenta uma baixa quantidade de calorias (3,64 calorias) e é rico em fibras, o que contribui para maior saciedade e ajuda a controlar o apetite - itens essenciais para redução de peso.

Além disso, esta hortaliça também pode ser útil no tratamento de casos de cálculo renal, hemorroidas, inflamação dos rins e vômitos. Devido à grande concentração de sais minerais e vitaminas, o maxixe também pode ajudar no funcionamento do metabolismo das proteínas e no fortalecimento do sistema imunológico.

As concentrações médias encontradas expressas como mg do elemento por 100 gramas de amostra, foram: 0,91 para sódio, 19,4 para fósforo, 11,9 para cálcio, 8,4 para magnésio, 0,074 para manganês, 0,21 de ferro, 0,013 para cobre, 0,13 para o zinco, 0,015 para vanádio e 152 para potássio.

vitamina c

O maxixe é rico em proteína, cálcio e vitamina c, servindo como um importante item no plano alimentar de atletas de alta intensidade.

Outras quantidades: 1 xícara - 55kcal, 1 porção - 55kcal, mais...

Não é preciso tirar a casca toda, mas deixar essa área saliente bem baixinha é o ideal. Em seguida, corte em pequenos pedaços (a quantidade fica a seu critério) e reserve.

Qual o poder nutricional do maxixe e pepino? São vários os médicos e profissionais da alimentação que se importam com o papel fundamental do pepino e do maxixe no fortalecimento do sistema imunológico, na boa cicatrização de feridas e também no controle do colesterol.

EVITE: Preparações em fritura de imersão. PREFIRA: Abóbora, abobrinhas, chuchu, cenoura, tomate, beterraba, rabanete, pepino, vagem, pimentão, nabo, erva-doce, jiló, quiabo, maxixe, etc. EVITE: Preparações em fritura de imersão.

O quiabo não deve ser usado como tratamento para o diabetes, pois não existe comprovação científica sobre os seus benefícios na terapia contra essa doença.

7 melhores sucos para diabéticos

  • Suco de melancia com aipo. Ingredientes. ...
  • Suco de goiaba com limão. Ingredientes. ...
  • Suco de tangerina com mamão. Ingredientes. ...
  • Suco de maçã com abóbora. ...
  • Suco de batata yacon. ...
  • Suco de pêra com toranja. ...
  • Suco de melão com maracujá