Quais os benefícios do maxixe do Reino?

Perguntado por: lgaspar . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 7 votos

A planta também é conhecida por suas propriedades medicinais purgativas, e seu sabor amargo pode estar relacionado com a presença de compostos fenólicos. A espécie tem ação antiinflamatória, hipoglicemiante e redutora do nível de colesterol (Tommasi, 1996).

Controla o diabetes; Auxilia o sistema imunológico; Elimina as manchas brancas das unhas; Diminui o enjoo e o mal-estar.

O maxixe não é indicado para bebês com menos de seis meses e para as pessoas diagnosticadas com doenças intestinais como a diverticulite. Na versão crua, o alimento requer cuidado por parte das pessoas que sofrem com problemas para mastigar ou deglutir (engolir) porque o vegetal possui uma consistência dura.

O ideal é comer maxixe cru, incluindo a hortaliça nas refeições sem nenhum cozimento. Você pode cortar em rodelas como um pepino para botar em um vinagrete ou uma salada de maxixe. Ou então tirar a casca e bater o fruto no liquidificador para fazer um suco saudável.

Por ser rico em zinco, o maxixe, auxilia também no combate e na prevenção dos distúrbios da próstata; diminui o depósito do mau colesterol; elimina manchas brancas nas unhas e auxilia ainda na cicatrização de ferimentos diversos.

Por conter vitamina C e clorofila, compostos com ação antioxidante e anti-inflamatória, o maxixe fortalece o sistema imunológico, ajudando a combater infecções como gripes, alergias e resfriados.

Controla o colesterol
O zinco presente no maxixe ajuda a equilibrar os níveis de colesterol no sangue, reduzindo o depósito de LDL nas artérias e contribuindo na prevenção de doenças cardiovasculares.

Existem relatos de que o suco de maxixe emagrece, ou melhor, que contribui com o processo de emagrecimento, causando uma maior saciedade ao organismo, algo que colabora com o controle do apetite.

O quiabo não deve ser usado como tratamento para o diabetes, pois não existe comprovação científica sobre os seus benefícios na terapia contra essa doença.

Segundo a nutricionista Cintia Ferreira, da rede Hortifruti, o maxixe tem zinco, cálcio, ferro, fósforo, magnésio, além de betacaroteno e vitaminas do complexo B e C. “Ou seja, uma série de nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo”, resume.

É fruta emoliente, catártica, hidragoga, anti-helmíntica, antiemética e anti-hemorroidal, considerada útil nos casos de cálculo renal, hemorroidas, inflamação dos rins e vômito.

Além disso, esta hortaliça também pode ser útil no tratamento de casos de cálculo renal, hemorroidas, inflamação dos rins e vômitos. Devido à grande concentração de sais minerais e vitaminas, o maxixe também pode ajudar no funcionamento do metabolismo das proteínas e no fortalecimento do sistema imunológico.

10 minutos

Modo de preparo
Coloque 200 ml de água. Leve tudo isso para o fogo alto. Coloque a colher de sal e deixe cozinhar por 8 a 10 minutos.

Frutas como Laraja, limão, tangerina têm altas taxas de Vitamina C. A vitamina C pode ajudar a diminuir os níveis de ácido úrico. Além disso, previnem pedras nos rins por causa do citrato.

Ajuda a evitar a anemia
Já a vitamina C ajuda na absorção desse mineral pelo corpo, e por isso a combinação dos dois nutrientes é ótima. Felizmente, o maxixe pode se orgulhar de ser um dos alimentos que possui essa característica, e por isso ajuda tanto a evitar quanto a combater a anemia.

As concentrações médias encontradas expressas como mg do elemento por 100 gramas de amostra, foram: 0,91 para sódio, 19,4 para fósforo, 11,9 para cálcio, 8,4 para magnésio, 0,074 para manganês, 0,21 de ferro, 0,013 para cobre, 0,13 para o zinco, 0,015 para vanádio e 152 para potássio.

Não é preciso tirar a casca toda, mas deixar essa área saliente bem baixinha é o ideal. Em seguida, corte em pequenos pedaços (a quantidade fica a seu critério) e reserve.

Qual o poder nutricional do maxixe e pepino? São vários os médicos e profissionais da alimentação que se importam com o papel fundamental do pepino e do maxixe no fortalecimento do sistema imunológico, na boa cicatrização de feridas e também no controle do colesterol.

7 melhores sucos para diabéticos

  • Suco de melancia com aipo. Ingredientes. ...
  • Suco de goiaba com limão. Ingredientes. ...
  • Suco de tangerina com mamão. Ingredientes. ...
  • Suco de maçã com abóbora. ...
  • Suco de batata yacon. ...
  • Suco de pêra com toranja. ...
  • Suco de melão com maracujá

Segundo aquele estudo, o pepino pode ajudar na manutenção da saúde dos diabéticos, já que é um alimento que contém um alto teor de fibra, e que desacelera a digestão de hidratos de carbono e de açúcar, o que por sua vez diminui os níveis de açúcar no sangue.

Laranja, abacaxi, limão e acerola são excelentes anti-inflamatórios. Ricos em vitaminas B e C, eles diminuem os danos nas células que podem causar inflamações.