Quais os benefícios do leite materno após 1 ano?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 10 votos

Após 1 ano de idade, a amamentação para a criança vai tornando-se algo muito mais forte em termos de laços emocionais do que nutritivos! Claro que ainda existem nutrientes, mas a criança mama também para aconchego, carinho, para relaxar, quando está com medo ou inseguro, quando está doente…. E tudo bem com isso.

Sua produção de leite materno depois de seis semanas
Passado o primeiro mês, os picos de prolactina após a amamentação começam a diminuir; seu leite está maduro e seu corpo produz com eficiência todo o leite de que o bebê necessita. Na verdade, seus seios começam a funcionar como se estivessem no piloto automático.

Para a mãe, a amamentação prolongada segue reduzindo o risco de câncer de mama e ovário, para o bebê vários benefícios continuam sendo observados: Diminui a chance de obesidade. Reduz o risco de hipertensão, colesterol alto e diabetes. Melhora o desenvolvimento da cavidade bucal.

A amamentação prolongada ajuda no crescimento e no desenvolvimento do cérebro do bebê, reduz a probabilidade de infecções e protege contra a diabetes tipo 1 e a obesidade por toda a vida. E os benefícios não são apenas para o seu bebê.

Alterações fisiológicas durante o desmame
Como o leite já não é retirado com regularidade, as glândulas mamárias distendem e a produção de leite diminui gradualmente. As mamas tornam-se ingurgitadas com a compressão dos vasos sanguíneos, restringindo o fluxo de sangue e de oxitocina para as células mioepiteliais.

Pode Sim! É muito importante que se amamente após os 2 anos! A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o aleitamento exclusivo até 6 meses de vida e complementado até 2 anos ou mais. Portanto, não existe limite definido!

Este fluido humano, que se equipara ao sangue, como ela mesma diz, e que tem o papel de continuar levando do corpo da mãe ao do bebê o que é necessário para que este se desenvolva em sua plenitude é o que chamamos de leite materno e que tão facilmente substituímos por uma coisa enlatada.

Ele pode ser dividido em 3 fases:

  • Colostro. Nos primeiros dias de vida, o estômago do bebê ainda é pequeno e comporta entre 5 e 27 ml de leite, por isso as mamadas são mais curtas e frequentes. ...
  • Leite de Transição. ...
  • Leite Maduro.

O que acontece com o leite
A melatonina, que promove o sono e a digestão, mal pode ser detectada no leite diurno, mas aumenta à noite e atinge o pico em torno da meia-noite.

“Tudo por falta conhecimento, pois o leite materno é o alimento mais completo e benéfico que existe”, garante a especialista em alimentação infantil, ao afirmar que a duração mínima da amamentação deve ser de dois anos e que esse período pode se estender até três, quatro ou mais.

Você sabia que a amamentação fortalece o sistema imunológico do bebê? O colostro, que é o primeiro líquido a ser secretado pela mãe pouco após o parto é rico em anticorpos. Por isso é tão importante que o bebê seja inserido na amamentação, pois assim ele recebe os anticorpos necessários para a defesa do organismo.

Evite a interrupção rápida do aleitamento
Substituir a mamada por algum alimento, leite ou suco na mamadeira ou copinho é a melhor maneira de como tirar o bebê do leite materno. A dica aqui é, a princípio, escolher uma mamada para oferecer outros alimentos em vez do peito e sentir a reação do pequeno.

Fraldas molhadas ou sujas em número insuficiente.
O número de vezes que seu bebê faz cocô e xixi por dia é um bom indicador de que ele está recebendo leite suficiente.

A partir dos 12 meses, você pode substituir a fórmula por leite de vaca, com a autorização do pediatra. A quantidade recomendada desse leite pode ser de 2 copos por dia. Você também pode complementar com iogurte ou queijos nas refeições.

5 dicas de como tirar a mamada da madrugada

  1. Identifique o melhor momento para tirar a mamada. ...
  2. Não troque a mamada no peito pela mamadeira. ...
  3. Não tire a mamada da madrugada em momentos de mudança. ...
  4. Combine com o parceiro um revezamento na madrugada. ...
  5. Não misture mamada notura com desmame do bebê

Porque a queda de cabelo é comum na amamentação? No pós parto e durante a amamentação o corpo da mulher perde sangue e nutrientes que antes eram aproveitados ao máximo pelo organismo, o que por sua vez afeta a saúde dos fios. É natural que o cabelo caia. Na verdade, faz parte do ciclo natural do cabelo.

Algumas dicas que podem ajudar no processo de perda de peso após o parto são:

  1. Amamentar. ...
  2. Ter uma alimentação equilibrada. ...
  3. Gaste calorias. ...
  4. Beber água.

Hormônios como progesterona, estrogênio e prolactina irão reduzindo aos níveis antes de engravidar, então se o desmame for súbito estas mudanças hormonais irão afetar mais intensamente as emoções da mulher.

Realizar o desmame de forma abrupta não te fará bem, pelo ingurgitamento, dor e até infecção, e também não fará bem ao seu bebê, que sentirá a mudança. Caso esse processo seja feito muito rapidamente, a criança pode sentir e refletir isso em seu comportamento, com ansiedade, raiva, despertares.

Entre 45 e 60 dias, o corpo da mulher passa por transformações para retomar ao seu estado anterior, antes das transformações causadas pela gestação. Esse tempo pode ser mais longo em mulheres que amamentam por um período maior.