Quais os benefícios do leite de mangaba?

Perguntado por: nassuncao . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 16 votos

Na medicina popular, o tronco e as folhas fornecem o látex, que é um leite aplicado para combater a tuberculose, úlceras, herpes, pancadas, inflamações e diarreias”, comenta.

Ele explica que é muito comum produtores usarem o leite da mangaba para combater a gastrite, então foi visto a possibilidade de desenvolver creme tópico para cicatrizar feridas de diabetes e úlceras cutâneas que demoram a fechar.

Rica em fibras e vitaminas A, B1, B2 e C, a mangaba auxilia no controle a pressão arterial, o que é uma boa indicação para a dieta de quem sofre com hipertensão, e também ajuda a regular o índice glicêmico e os níveis de colesterol, além de minerais como fósforo, cálcio e ferro.

A mangaba é uma fruta rica em vitamina A, B1, B2 e C, além de ferro, fósforo, cálcio e proteínas.

Como preparar o chá de mangabeira
O chá é feito com duas colheres (sopa) das folhas e cascas do tronco para cada meio litro de água. Depois de levar ao fogo e entrar em fervura, desligue o fogo e mantenha em infusão, tapado, por cerca de dez minutos. Beba depois de coado.

É uma planta de clima tropical, nativa do Brasil, sendo muito comum nos estados do Nordeste, nas vegetações abertas como cerrado e caatinga. Começa a frutificar a partir dos três anos de idade. A palavra mangaba é de origem tupi guarani, que significa “coisa boa de comer”.

Mas, no geral, o leite desnatado costuma ser o mais indicado para quem tem diabetes. E é preciso priorizar o consumo da bebida pura, sem aditivos, uma vez que eles costumam ser açucarados ou conter substâncias (como a dextrose) que podem alterar os níveis de glicose no sangue.

azedinho

A mangaba, que tem o gosto azedinho, é fruta característica do Nordeste do Brasil.

Plumel, janaguba, produz um látex em seu caule que é usado para o tratamento de alguns tipos de câncer, vermes intestinais, febre, menstruações irregulares, infertilidade feminina e úlceras gástricas.

Mas o leite não deve ser abolido da alimentação de quem sofre de gastrite. Nutricionistas indicam que o leite puro não deve ser ingerido, mas derivados pode fazer parte da dieta, sem excessos e em quantidade moderada.

Já o leite pode aliviar temporariamente os sintomas da gastrite, pois reduz a acidez estomacal. Porém, por ser extremamente rico em proteínas, acaba por estimular ainda mais a secreção ácida do estômago, provocando a piora minutos depois da ingestão. Logo, é preciso evitar.

A espinheira-santa é uma planta medicinal brasileira, amplamente utilizada na medicina popular no tratamento de gastrite e indigestão. Utilizada há séculos pelos índios no Brasil, Peru, Argentina e Paraguai especialmente no tratamento de úlcera, indigestão, gastrites, dores de barriga e cicatrizante.

As plantas medicinais mais referidas pelos usuários com efeito anti-hipertensivo foram: Hortelã da folha miúda, Chuchu, Pepino, Capim Santo, Camomila, Erva cidreira, Laranja, Graviola, Mentruz, Alcachofra, Berinjela e Macassá.

Mangabeira

Mangabeira tem substâncias que diminuem hipertensão. Folha da árvore também contém princípios vasodilatadores. Uma pesquisa conduzida pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) indica que a árvore mangabeira, comum no estado, pode ser muito mais eficaz do que o remédio mais vendido contra a pressão alta.

ALIMENTOS PARA BAIXAR A PRESSÃO ALTA

  • Suco de Beterraba.
  • Clara de ovo.
  • Chocolate.
  • Uva-passa.
  • Nozes.
  • Leguminosas.
  • Chá-verde.
  • Iogurte.

A garrafada desta coleção é constituída por uma combinação de plantas medicinais e indicada para inflamação, câncer, mioma, cistos e regular a menstruação. Em seu rótulo o modo de uso informa a dosagem para adultos de um cálice após o café da manhã e outro após o jantar.

Continuar lendo Como consumir a mangaba?