Quais os benefícios do fígado de boi?

Perguntado por: epaiva . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

O fígado de boi também é rico em selênio, composto B12, e pode reduzir certas condições inflamatórias como a asma e a artrite, além de ajudar o DNA a restaurar as células.

Ao final, o teor hepático de ferro foi determinado. Resultados: A papa fígado de frango apresentou quantidade de ferro (mg/100g) significantemente maior quando comparada à papa carne bovina e dieta padrão (18,0; 6,0; 5,8; respectivamente) na base seca.

É rico em colesterol: o consumo excessivo de colesterol pode aumentar o risco de doenças cardíacas, por isso o consumo de fígado pode não ser uma boa opção para quem tem colesterol alto ou algum tipo de problema cardíaco. Contém metais pesados: como cádmio, cobre, chumbo ou mercúrio.

Whipple demonstrou que a adição dietética mais eficaz na anemia perniciosa era o fígado cru, principal fonte de vitamina B12.

O segredo está no leite
O leite é o grande responsável por deixar a carne super macia e retirar o gosto e o cheiro forte do fígado. Na hora de fritar, descarte o excesso de leite e aqueça bem a frigideira com azeite antes de colocar o bife para fritar.

Ela lembra que o fígado bovino é fonte de proteína, além de ser muito rico em vitaminas e minerais, em especial ferro, zinco, B9, B12, vitamina A, E e D. Por isso, é um grande aliado para saúde como um todo, especialmente em casos de anemia, baixa imunidade e outros, indica a profissional.

O fígado, por exemplo, não é o mais rico em proteína, mas é uma excelente fonte de ferro e vitamina B12, assim como o coração de galinha. No entanto, ambos possuem alto teor de colesterol e gordura saturada, devendo ser consumidos com moderação por pessoas com colesterol elevado.

VÍSCERAS. Coração de galinha e fígado de boi são altamente nutritivos. Entretanto, também possuem muito gordura. Cada 56 gramas contém 105 mg de colesterol e devem ser consumidos com cuidado.

Dentre os cortes mais ricos em proteínas, destaca-se o contra-filé, coxão mole, filé mignon, lagarto, miolo do alcatra, maminha, músculo e patinho. Ou seja, no geral, são os mesmos cortes mais magros também!

Fígado congelado

Conservação Doméstica
Freezer -12ºC ou mais frioVide validade
Congelador -10 a -8ºC4 meses
Geladeira 0ºC a 4ºC2 dias
DICA: Mantenha no freezer com a embalagem fechada.

O alimento que contém ferro mais popular de todos é, claro, o feijão.

O campeão é mesmo o fígado, não importa se de galinha ou de boi. Uma das principais fontes de nove dos 11 tipos de vitamina, essa carne só não contém a C e a E. Em segundo lugar, vêm os ovos em geral, com sete diferentes vitaminas. O fígado é também rico em gorduras, sendo assim calórico.

Uma das responsabilidades do fígado dos animais é a de produzir colesterol. Por conta disso, a recomendação é evitar o consumo do bife de fígado em excesso, principalmente para pessoas com colesterol elevado, problemas cardíacos ou excesso de peso.

Evite carnes gordurosas, vísceras (fígado, coração, rins) e embutidos (lingüiça, paio, salsicha, toicinho defumado). Prefira leite desnatado, iogurte desnatado e queijos com pouca gordura, como os branco.

A ingestão constante desse tipo de alimento faz com que o corpo transforme o carboidrato em excesso de triglicerídeos no fígado, influenciando no desenvolvimento da esteatose hepática (gordura no fígado).

Alimentos para anemia
No caso das anemias carenciais, a deficiência de ferro e de ácido fólico deve ter na sua reposição uma dieta mais rica em carnes vermelhas, vegetais – folhas verdes, beterraba, alimentos de milho, feijão, cereais e frutas ricas em vitamina C, que ajudam na absorção do ferro.

As pessoas que sofrem de anemia por deficiência de vitamina B12 podem ter que tomar suplementos vitamínicos que contenham vitamina B12 durante toda a vida. O ácido fólico pode ser tomado em forma de comprimido, uma vez por dia.

Lave, seque e pique grosseiramente a salsinha. Descasque e corte a cebola em meias-luas finas. Lave o fígado sob água corrente e seque bem com um pano de prato limpo (ou papel-toalha). Com uma faca pequena e afiada, corte e descarte as veias e nervos.

Lave bem o fígado com 2 colheres de vinagre e um pouco de água. Em seguida, coloque o fígado em um recipiente e esprema os 2 alhos por cima dele. Adicione o colorau, o cominho em pó, o sal e, por fim, coloque todo o vinagre. Deixe na geladeira por cerca de 1 hora para tomar tempero.

Quanto à cor do fígado, também é importante ficar atento, para ser uma carne apreciável ela deve ter um tom de vermelho acerejado.