Quais os benefícios do exercício isométrico?

Perguntado por: eteixeira . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

Os principais benefícios desse tipo de exercício são o ganho de força e de hipertrofia sem exigir das articulações, já que elas se movimentam durante o exercício.

Incluir a isometria na sua rotina de treino ajuda a prevenir lesões, aumenta a potência e a resistência muscular, além de poder se exercitar com o seu próprio peso, sem a necessidade de equipamentos.

O tempo de execução pode variar de acordo com o seu condicionamento. Tente fazer um minuto de exercício, 30 segundos de intervalo e 3 séries de repetições. Se for muito intenso, diminua o tempo.

Pode fazer todos os dias? Sim, assim como qualquer outro movimento, o exercício isométrico também pode ser feito todos os dias.

A prancha é a rainha absoluta dos exercícios isométricos. Com os cotovelos apoiados no chão, pés "fincados" no solo, o objetivo é tentar segurar a mesma posição o maior tempo possível, ou fazer várias séries com um tempo reduzido, dependendo do seu nível.

Agache-se e faça o movimento com o apoio da bola. Mantenha a posição entre 3 a 10 segundos e volte à posição original.

Isso porque trata-se de um movimento composto, envolvendo mais de um grupo muscular. Entretanto, o agachamento isométrico não pode ser realizado por todos. Desse modo, não é recomendado para crianças, idosos, sedentários, fumantes e pessoas com hipertensão.

CONTRA-INDICAÇÕES DO TREINO ISOMÉTRICO
Os hipertensos, por exemplo, não devem fazer treino isométrico porque este tipo de treino aumenta a resistência vascular periférica, o que faz com que ocorra um aumento da pressão sanguínea, que vai gerar uma sobrecarga na pressão no coração, o que pode ser muito perigoso.

8 exercícios isométricos para experimentar

  1. Agachamento na parede. Músculos trabalhados: quadríceps, isquiotibiais e glúteos. ...
  2. Prancha alta. ...
  3. Prancha lateral. ...
  4. Agachamento baixo. ...
  5. Desenvolvimento acima da cabeça. ...
  6. Levantamento pélvico. ...
  7. Abdominal V. ...
  8. Elevação da panturrilha.

O agachamento isométrico é uma ótima opção para quem deseja tonificar os músculos das pernas e glúteos. Uma das variações do exercício, esse tipo de agachamento é um exercício isométrico. Ou seja, baseia-se em usar os músculos do corpo em uma posição fixa durante um período de tempo.

Existem centenas de exercícios para deixar o joelho mais forte, mas os mais indicados pelos especialistas são: ponte, elevação de perna deitado, agachamento livre, afundo, avanço, flexão de perna em pé, extensão da perna em três apoios, adução do quadril, agachamento unilateral, adução com bola, abdução deitado, ...

Os exercícios abdominais isométricos trabalham os músculos do abdômen com bastante foco e precisão, mas também fortalecem outras partes do corpo, especialmente glúteos e costas, mas também braços, ombros e pernas.

Exemplos de exercícios isométricos
Elevação de quadril: deite com a barriga para cima e eleve o quadril, glúteo e o abdômen contraídos e deixe braços e pernas apoiados no chão, servindo de apoio para a elevação do corpo; Variação de prancha: ao contrário da ponte, a prancha é feita com a barriga para baixo.

Ao iniciar uma atividade física, os músculos imediatamente elevam seu metabolismo para aumentar a produção de energia incrementando o gasto calórico. O tipo de nutriente que vai ser utilizado para a queima calórica é sempre uma mistura de carboidrato e gordura.

As melhores estratégias para afinar a cintura são fazer exercícios moderados ou intensos, comer bem e recorrer a tratamentos estéticos, como radiofrequência, lipocavitação ou eletrolipólise, por exemplo. A gordura localizada na cintura é o resultado do consumo de mais calorias do que se gasta por dia.

Portanto, para secar e definir os músculos do abdômen, deve-se realizar exercícios aeróbicos, como a corrida, e que ajudam a fortalecer a região abdominal, além de manter uma dieta rica em proteínas e fibras, que garantem o bom funcionamento do intestino e ajudam a tirar a sensação de inchaço.

Entre os benefícios da isometria, podemos citar:
prevenção e reabilitação de lesões; aumento da potência e resistência muscular; redução dos riscos de problemas cardíacos; e. fortalecimento dos ossos.

  • 1 – Agachamento búlgaro unilateral.
  • 2 – Agachamento zercher.
  • 3 – Fazer arremesso para agachamento frontal.
  • 4 – Agachamento pistol.
  • 5 – Agachamento hack com barra.
  • 6 – Agachamento goblet.

O "Agachamento na parede" é uma das variantes do clássico "squat". Como o squat clássico, este é um ótimo exercício para fortalecer a musculatura dos membros inferiores, coxas, quadríceps, glúteos e panturrilhas.

eles não vão à frente porque existe uma força contrária. que empurra ele na direção oposta essa é a força e depois levantar por favor para a gente calcular. essa força de atrito veja só existe uma possibilidade que é você ir para o laboratório usar.

BENEFÍCIOS DO AGACHAMENTO NA PAREDE
O agachamento na parede exige de muitos músculos da perna, tornando-se um exercício incrível para a parte inferior do corpo. Quadríceps, panturrilhas, glúteos e até core são ativados durante a execução. Desse modo, você ganha mais força, resistência e estabilidade na região.