Quais os benefícios do chá da folha da pinha?

Perguntado por: aaparicio . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

Na medicina natural, suas folhas são usadas para o preparo de chá por suas propriedades digestivas, diuréticas, laxantes e cicatrizantes.

Há compostos que fazem bem para a saúde em praticamente todas as partes da pinha: polpa, folhas, casca, sementes, caule e raízes. Pelo baixo teor de gordura, o fruto é bom para uma pele e cabelo saudáveis, além de melhorar o sistema imunológico, combater a anemia e ainda a prisão de ventre.

Diminui a dor. O extrato alcoólico das folhas da fruta do conde tem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, ajudando a diminuir a dor por inibir a produção de substâncias como citocinas e interleucinas, responsáveis pela sensação de dor.

Aqui vale dizer que o pinhão é rico em Ácido Oleico, que ajuda o fígado a eliminar o excesso de triglicerídeos do corpo.

O chá é uma bebida que traz inúmeros benefícios para a saúde porque contém água e ervas com propriedades medicinais que podem ser úteis para prevenir e ajudar a tratar diversas doenças como gripe, dor de garganta ou excesso de gases, por exemplo.

O chá de folha de abacate ajuda a prevenir o envelhecimento
As folhas do abacateiro contêm flavonoides e fenóis, substâncias que têm poder antioxidante e anti-inflamatório. Como resultado, essa bebida ajuda a combater os danos causados pelos radicais livres no DNA das células, que provocam o envelhecimento.

Mas o chá das folhas da planta também pode ser ingerido. Alguns estudos mostram, inclusive, que o extrato das folhas de goiaba apresenta benefícios que, por similaridade, podem ser encontrados no chá, como alívio de cólicas menstruais e controle do açúcar e do colesterol no sangue.

A casca do pinhão representa, aproximadamente, 20% da semente, sendo um resíduo descartado no meio ambiente, que leva um tempo considerável para sua decomposição. Essa casca é rica em compostos fenólicos, cuja atividade antioxidante é reconhecida e avaliada para utilização em diversos segmentos industriais.

vitamina C

Alguns benefícios da Pinha é: Pele e cabelo: Graças a presença da vitamina C, um antioxidante responsável por beneficiar a saúde da pele e cabelo, proporcionando a manutenção, hidratando e dando brilho aos fios e jovialidade à pele.

As folhas da graviola, a polpa e a casca são, geralmente, usadas para chás, sorvetes, smoothies e doces; enquanto os caroços podem ser esmagados e usados como vermífugos. Outra curiosidade sobre a graviola é que ela é utilizada para a produção de suplementos.

Por ser rico em fibras e em amido (o pinhão é, praticamente, todo carboidrato), ingeri-lo em exagero pode levar à sensação de estufamento, e além de demorar na digestão, atrapalha o sono. “Essa recomendação de não comer à noite é um pouco de mito, visto que não há qualquer contra-indicação.

Embora as duas sejam ricas em vitaminas do complexo B e C, a fruta do conde, também conhecida como pinha, é menor e tem casca rugosa e arredondada. Já a atemoia é o fruto do cruzamento entre a fruta do conde e a cherimoia. O tamanho dessa fruta varia, e o sabor é mais adocicado.

Fruta-do-conde previne e ajuda no tratamento da diabetes
Além disso, também auxilia na melhora dos níveis de insulina, no metabolismo da gordura e na prevenção de complicações diabéticas. Isso significa que o extrato aquoso da fruta-do-conde pode ser útil no tratamento ou prevenção da diabetes mellitus precoce.

A graviola tem a casca lisa, porém com alguns espinhos aparentes. Em relação à pinha, o formato é maior e os gomos são mais difíceis de ser retirados. No gosto, ela é levemente ácida. De acordo com Karin, essa fruta é encontrada, mais facilmente, em forma de polpa.

chá verde

O chá verde, também chamado de Camellia sinensis, ajuda no combate à gordura no fígado devido as suas propriedades antioxidantes. Além disso, a mistura é capaz de reduzir o colesterol ruim e os triglicerídeos que se acumulam fígado.

Os sintomas de gordura no fígado incluem:

  • Dor no abdômen;
  • Barriga inchada;
  • Aumento do tamanho do fígado;
  • Dor de cabeça constante;
  • Cansaço;
  • Fraqueza;
  • Perda do apetite.

No entanto, abaixo estão alguns chás que podem ajudar a complementar o seu tratamento:

  • Folha de uva-ursina.
  • Pó de raiz de hidraste.
  • Cabelo de milho.
  • Folha e raiz de dente-de-leão.
  • Folha seca de bucho.
  • Cavalinha.