Quais os benefícios do chá da casca do cajueiro?

Perguntado por: oibrahim . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

A casca do cajueiro é usada popularmente para tratar problemas como tosse, catarro e fraqueza. Ajuda na prevenção dos diabetes, problemas de coração e reduz os triglicéridos. Também é um excelente antisséptico e um poderoso aliado no tratamento de doenças da boca, como mau hálito e inflamação das gengivas.

A casca de cajueiro possui antidiabético e suas gorduras monoinsaturadas protegem o coração e reduzem o nível de triglicerídeos, evitando doenças coronarianas e diabetes. Separe uma colher (chá) do pó da casca do caule do cajueiro e uma xícara de água. Ferva tudo durante cinco minutos.

Para que serve a folha do caju? Com a folha do cajueiro pode-se fazer chás usados de 2 formas: administração interna e externa. A sabedoria popular indica que essa bebida seja tomada (administração interna) para diminuir a pressão e os níveis de açúcar no sangue e tratar complicações intestinais (diarreia e enjoos).

O caju é um alimento rico em vitamina C; ele tem aproximadamente 5 vezes mais vitamina C do que a laranja, por exemplo. Por esse motivo, é um ótimo reforço para o nosso sistema imunológico. Quanto mais maduro, maior quantidade de vitamina C ele possui. Também é fonte de sais minerais, como o zinco e ferro.

Anti-inflamatório natural: 5 plantas que desempenham essa função

  • 1.1 Pequi.
  • 1.2 Posidonia oceanica.
  • 1.3 Acácia-branca.
  • 1.4 Copaíba.
  • 1.5 Sabugueiro.

Casca de árvore
Além disso, ela possui um grande papel na proteção contra danos que animais ou pessoas venham à cometer. Outro benefício dessa casca específica está no fato de o córtex evitar que agentes contaminantes – como germes e fungos – cheguem até a estrutura da planta e causem doenças.

A casca é um sistema biológico complexo que desempenha diversas funções na planta, incluindo condução de fotoassimilados, suporte mecânico, armazenamento de substâncias e proteção contra herbívoros, patógenos e intempéries como o fogo.

A casca também é fonte nutricional, como por exemplo, de fitonutrientes que combatem os radicais livres e flavonoides que são antioxidantes que retardam o envelhecimento celular.

Quanto aos diabéticos, eles podem consumir a fruta tranquilamente, pois possui baixa quantidade de açúcar e ainda ajuda no combate de diabetes tipo 2.

A garrafada desta coleção é constituída por uma combinação de plantas medicinais e indicada para inflamação, câncer, mioma, cistos e regular a menstruação. Em seu rótulo o modo de uso informa a dosagem para adultos de um cálice após o café da manhã e outro após o jantar.

Antidiabética, adstringente, antidiarreica, depurativa, tônica, antiasmática, antisséptica, anti-inflamatória, vitaminizante, depurativa, expectorante, vermífuga, diurética, eupéptica.

O caju é mais uma das frutas cicatrizantes conhecida por ser rica em vitamina C, além de conter uma membrana chamada de acajumembrana que é rica em um suco que quando em contato com a pele atua eficientemente na cicatrização de feridas e queimaduras. Basta pressionar esse suco sobre a região lesionada.

Já o caju inteiro é comercializado normalmente com a castanha junto, mas não é uma boa ideia comê-la daquela forma fresca. O motivo é porque ela possui uma casca dupla que contém uma toxina chamada Urushiol. Para você ter uma ideia, essa substância tóxica é a mesma encontrada na hera venenosa.

Um dos principais benefícios do chá de folha de goiabeira é auxiliar diretamente no processo de digestão, garantindo um bom funcionamento do aparato gastrointestinal e, consequentemente, prevenindo problemas como diarreias, dores e inflamações estomacais.

Além disso, é importante ficar atenta às quantidades. Em excesso, a castanha de caju pode causar diarreias e aumentar os níveis de açúcar no sangue, além de ser extremamente calórica. Já o pseudofruto do caju, embora pouco calórico, é rico em frutose, por isso, requer consumo moderado por quem tem diabetes.

Auxilia no controle da pressão arterial
As castanhas de caju também possuem uma boa quantidade de magnésio em sua composição, ajudando a controlar os níveis da pressão arterial, prevenindo crises de enxaquecas e dores de cabeça, além de beneficiar a saúde muscular, aliviando as tensões.

O suco de caju é um bom substituto para o de laranja ou de maracujá, frutas bastante ácidas para o estômago. Também rico em vitamina C, o caju não dá acidez estomacal.

A canela, a erva-doce e a erva de mostarda são três alimentos naturalmente anti-inflamatórios. Portanto, o chá feito dessa mistura é também excelente no combate e prevenção de inflamações.

Hidratação:

  1. Vegetais. Frutas, legumes e verduras auxiliam no processo para desinflamar o corpo. ...
  2. Ômega-3. Salmão, sardinha, atum fresco e outras espécies de peixes são ricos nesse tipo de gordura. ...
  3. Oleaginosas e sementes. ...
  4. Ervas frescas. ...
  5. Cúrcuma e gengibre.

A casca da laranja é bastante utilizada na cozinha. Por ter sabor e aroma cítricos, pode ser utilizada em bolos, saladas, geleias e também ser um ótimo ingrediente para um chá. Esse chá aromático é muito utilizado na medicina tradicional. Caso você goste do sabor, ele é bem simples de fazer em casa.

O chá da folha de amora ajuda a controlar a glicose no sangue e isso facilita a absorção dos carboidratos. Isso significa que tomar o chá de amora funciona bem na hora de consumir alimentos ricos nesse tipo de nutriente como pães, macarrão e outros.