Quais os benefícios do cetoconazol para o cabelo?

Perguntado por: efarias . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

O Shampoo Cetoconazol 20mg/ml Genérico é um medicamento de uso local, que trata cabelos que sofrem com dermatite seborreica. Conta com o ativo cetoconazol na fórmula, que age aliviando a coceira, combatendo a micose, a coceira e eliminando as caspas ao longo do uso.

Modo de usar
Para o tratamento de dermatite seborreica o cetoconazol shampoo deve ser utilizado duas vezes por semana por 2-4 semanas. Para prevenir o reaparecimento da dermatite seborreica o cetoconazol shampoo deve ser utilizado 1 vez por semana ou 1 vez a cada 2 semanas.

Além da dermatite seborreica, também utilizamos o cetoconazol para o tratamento da oleosidade no couro cabeludo e da pitiríase versicolor, mais conhecida como pano branco, que também é causada pela Malassezia. No geral, esperam-se efeitos em até 1 mês de uso.

O shampoo de cetoconazol é um produto para cuidar do couro cabeludo e não do cabelo. Além disso, ele não é um cosmético, mas um medicamento. Dessa forma, não se deve esperar uma melhora da textura, brilho ou sedosidade do cabelo com seu uso. Pelo contrário, geralmente o cabelo sofre bastante.

Uma das alternativas para tratar a queda de cabelo é o uso do xampu de Cetoconazol, que é um antifúngico usado topicamente no couro cabeludo para diminuir a população de fungos, o excesso de oleosidade (o sebo é rico em DHT) e alguns estudos mostram que ele também inibe os níveis de DHT.

O uso de cetoconazol shampoo não impossibilita o uso de outros.

Pode usar outro shampoo após. Tente aplicar o shampoo de cetoconazol somente em couro cabeludo (sem aplicar o shampoo de cetoconazol nos fios) e depois lave com o shampoo de sua preferência.

Contraindicação do Cetoconazol Shampoo – Cristália
O Cetoconazol shampoo é contraindicado para pacientes com hipersensibilidade (alergia) conhecida a qualquer componente da formulação. Os sintomas de maior sensibilidade são a coceira e a vermelhidão da pele após o uso do medicamento.

Quanto tempo o cetoconazol começa a fazer efeito? Geralmente, a melhora dos sintomas com cetoconazol creme podem aparecer após 4 semanas do uso do medicamento.

A micose do couro cabeludo (também conhecida como tínea capilar ou pitiríase) é uma infecção fúngica que causa coceira e descamação. O fungo existe normalmente no couro cabeludo e pode ser ativado por fatores como estresse, sudorese excessiva, alteração do pH do couro cabeludo, etc.

Para o tratamento de dermatite seborréica, o Cetoconazol Shampoo deve ser utilizado 2 vezes por semana, por um período de 2 a 4 semanas. Em casos de prevenção da dermatite seborréica, o Cetoconazol Shampoo deve ser utilizado 1 vez por semana ou 1 vez a cada 2 semanas.

Após usar o shampoo de cetoconazol (não esqueça de deixar agir por 3 a 5 minutos), enxague bem e retire o excesso de água dos fios com delicadeza. Aplique o condicionador apenas no comprimento dos fios e nas pontas, mecha por mecha, deixando agir por dois minutos (evite usar em excesso).

Couro cabeludo
Xampus antifúngicos – cetoconazol 2% – reservado para casos mais extensos, em crianças na idade escolar. Uso semelhante ao do adulto. Corticoides tópicos – hidrocortisona ou desonida loção capilar, devem ser utilizadas pelo menor período de tempo possível, apenas para casos extensos.

Depois de lavar os cabelos com o shampoo cetoconazol posso usar normalmente o condicionador e o levin como de costume? Pode manter o uso do condicionador e leave-in sim, no comprimento dos cabelos, sem contato com o couro cabeludo.

O Comitê de Medicamentos para Uso Humano (CHMP/EMA) concluiu, em julho de 2013, que os riscos do uso oral de cetoconazol superam os benefícios nas condições atuais, dado o risco hepático identificado. O CHMP concluiu que o risco de lesão hepática é maior do que os benefícios no tratamento de infecções fúngicas.

A causa não é totalmente conhecida, mas pode estar relacionada ao tipo de sebo produzido pela pele do indivíduo e a inflamação pode ter origem genética ou ser desencadeada por agentes externos, como alergias, situações de fadiga ou estresse emocional, baixa temperatura, consumo de álcool, alguns tipos de medicamentos e ...

Para tratar a dermatite seborreica no couro cabeludo, passe primeiro um shampoo antifúngico, como o cetoconazol, para aliviar a coceira. Em seguida, para a limpeza, use um shampoo superleve especialmente formulado para couros cabeludos sensíveis.

Então, só para esclarecer p Cetoconazol deve ser utilizado no tratamento contra fungos, presentes no couro cabeludo e não apenas pelo fato de descascamento.

Em comparação ao cetoconazol (200 mg/dia, 2 vezes ao dia, durante 5 dias), a dose única de fluconazol (150 mg) por via oral mostrou mesma efetividade em um estudo duplo-cego que envolveu 183 pacientes.

O tratamento com comprimidos costuma ser reservado para as infecções fúngicas mais graves. Em geral, o paciente toma 200 a 400 mg por dia até resolução da infecção, o que pode durar até 6 meses em alguns casos.