Quais os benefícios do bucho de boi?

Perguntado por: upadilha7 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

O bucho bovino é composto principalmente pelas duas primeiras porções do estômago do animal, conhecidas pelo nome de rúmen e retículo. Ele serve como uma boa fonte de proteínas, além de possuir em sua composição outros nutrientes importantes para o funcionamento apropriado do nosso organismo como fósforo e potássio.

Para quem busca uma dieta saudável, a dobradinha pode ser uma boa forma de variar o cardápio, já que cada 100 gramas correspondem a 127 calorias. Em termos de nutrição, a dobradinha é campeã. “Tem uma boa fonte de energia. Na sua composição tem proteínas, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, entre outros”, explica.

Ele serve como uma boa fonte de proteínas, além de possuir em sua composição outros nutrientes importantes para o funcionamento apropriado do nosso organismo como fósforo e potássio.

“Tem várias fontes de colágeno, mas a mais importante e a principal delas é a pele bovina. Nós extraímos o colágeno de onde tem a maior concentração dos três aminoácidos que compõem o colágeno, que é a pele do boi”, conta Walter.

Uma porção de 100 gramas de bucho de boi possui 240 mg de sódio. Ainda que o corpo humano necessita do sódio para o controle da pressão arterial e do volume do sangue e para o funcionamento adequado dos músculos, a ingestão de uma quantidade elevada do nutriente não é nada boa para o organismo.

Dobradinha não é prato gostoso, o "bucho" só serve para armazenar as fezes do animal, mas vocês não estão prontos pra esta conversa.

Evite alimentos gordurosos
Alimentos gordurosos, como carne vermelha, embutidos, alimentos industrializados e frituras devem ser evitados por pessoas com problemas no fígado.

A principal diferença está na proporção entre vísceras brancas e vermelhas utilizadas em cada prato. Na buchada, o ingrediente utilizado em maior quan- tidade são as vísceras vermelhas e na dobradinha, as vísceras brancas.

Não limpar bem o bucho de boi pode fazer com que sua receita dê errado, mesmo que você esteja usando os ingredientes e os temperos certos. Por isso, é muito importante, além de fazer a limpeza correta, observar se conseguiu eliminar o cheiro forte característico desse ingrediente. Vamos aos passos.

Pode ser 1 litro de água e 1 colher de água oxigenada ou 1 litro de água gelada e o suco de 1 limão. A quantidade de água pode variar, o importante é que o bucho fique submerso. Deixe por 1 ou 2 horas, sempre virando e verificando como a peça está.

Pratos como a dobradinha requer moderação. Isso porque o bucho de boi é relativamente rico em colesterol, uma porção de 100 g do alimento já carrega 144 mg. É recomendado ingerir menos que 300 mg de colesterol por dia, sendo que esse valor pode mudar para indivíduos com histórico de doença cardiovascular.

100 gramas de carne bovina bucho cozido tem 133 calorias.

Olá, o diabético pode comer sim, sem exageros, de preferência equilibrando a refeição com verduras e legumes. Sugiro agendar consulta com endocrinologista para melhor orientação e tratamento.

É através do caldo de Mocotó que conseguimos obter Colágeno de alto valor biológico. Uma proteína que dá o aspecto gelatinoso ao caldo e para o nosso corpo oferece aminoácidos essenciais com benefícios antienvelhecimentos, melhorando o sistema imunológico, a pele, cabelos, unhas, ossos e juntas.

Alimentos ricos em purinas, como viscerais e carnes (incluindo a dobradinha e o mocotó) podem ser prejudiciais para quem tem ácido úrico elevado ou se está em crise. Mas além destes, outros alimentos também podem ser contra indicados dependendo do seu estado clínico.

A cartilagem do osso do frango tem cerca de 90% de proteínas, das quais 35% são colágeno. Segundo estudos, o pé de galinha, assim como o mocotó do boi, os pés de galinha concentram uma boa quantidade de colágeno, podendo ser usado em sopas.

A vitamina C ajuda a produzir colágeno e é abundante em frutas como limão e laranja. Manga, kiwi, abacaxi, goiaba e acerola são as frutas tropicais mais indicadas para melhorar a qualidade dessa proteína criada pelo corpo.

Folhas verdes escuras. Mais uma fonte natural de colágeno. As verduras de folha verde escura, como a couve, acelga, espinafre, entre outras, são extremamente ricas em quase todos os nutrientes, inclusive a vitamina C.

O ESTÔMAGO DO BOI, TAMBÉM chamado de tripa, é o principal ingrediente da dobradinha, prato de origem portuguesa feito com feijões brancos, temperos e acompanhamentos como costelinha suína e linguiça, ao gosto de cada um.

“O prato deve ser consumido com parcimônia por pessoas que têm taxas elevadas de colesterol e triglicerídeos e por quem tem excesso de peso. O mocotó tem grande quantidade de gordura”, explica.

Continuar lendo Quantos Bucho tem o boi?