Quais os benefícios do bolo de puba?

Perguntado por: avilela . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 19 votos

Puba - benefícios

  • É um produto natural e sem glúten;
  • É baixa em gordura e ajuda a combater o mau colesterol;
  • É rica em ferro, cálcio, potássio, magnésio e vitamina B6;
  • Por ser rica em carboidrato é indicada para quem busca uma fonte de energia rápida;

Receita de bolo de puba, 202,72 calorias por porção - Vitat Receitas.

Sim. O consumo de farinhas e cereais não precisa ser restringido por quem está com colesterol elevado.

Ao contrário do que muitos podem imaginar, qualquer pessoa pode fazer uso da tapioca em sua dieta. Para pessoas com diabetes, no entanto, é fundamental que a pessoa modere esse consumo e, de preferência, o adapte à condição de fragilidade do organismo aos altos índices de glicose na circulação sanguínea.

Puba é uma massa extraída da mandioca, parece a massa de fazer tapioca (goma), mas não é. É um outro produto. Ela é obtida através da fermentação natural de raízes de mandioca.

A principal diferença entre a farinha de mandioca d'água e a farinha de mandioca seca é a etapa prévia de fermentação das raízes de mandioca, a pubagem, por aproximadamente 4 dias. Este processo, além de eliminar as toxinas da raiz, altera o sabor da farinha.

Entre elas, a puba, massa extraída da mandioca fermentada na água, usada na produção de receitas típicas das regiões Centro-Oeste e Nordeste. “Para fazer a farinha de puba, a gente coloca a mandioca para curtir, de molho na água, e depois torra. A puba é a mandioca curtida, mas sem torrar.

Farinha-d'água
Também conhecida como de puba, é feita com a massa da mandioca fermentada (ou pubada) e peneirada.

A tabela nutricional da farinha de puba tem 87,3g de carboidratos, 1,6g de proteínas, 0,5g de gorduras e 4,2g de fibras.

O cuscuz também pode ser inserido no cardápio daqueles que desejam emagrecer e ganhar massa magra. Os carboidratos complexos presentes no cuscuz são fonte de energia; as vitaminas A e B1 auxiliam nos impulsos nervosos e na regeneração celular; já o ácido fólico ajuda a prevenir as doenças cardíacas.

Outras quantidades: 1 xícara - 522kcal, 1 colher de sopa - 33kcal, 1 oz - 62kcal, Outras quantidades: 1 xícara - 407kcal, 1 oz - 96kcal, mais...

EVITE: Batata frita, mandioca frita, polenta frita sucrilhos com chocolate.

Você sabia que a massa puba é uma herança do período colonial do Brasil? Os índios tupinambás, que viviam no litoral do Brasil, consumiam a mandioca, um tubérculo de fácil plantio.

O problema é que, embora seja um produto natural, a tapioca tem índice glicêmico muito elevado. Isso quer dizer que quando você come uma delícia como essa, ela se transforma rapidamente em açúcar no sangue.

Mandioca ajuda na redução do colesterol, na prevenção da hipertensão, de doenças cardíacas, ajuda a evitar a anemia, contribui para a perda de peso, melhora a saúde do intestino, faz bem para a visão e fortalece o sistema imunológico.

Você e seus familiares podem comer os mesmos alimentos. É preferível consumir carboidratos complexos, tais como os provenientes de frutas, vegetais e grãos integrais. Ou seja, é melhor comer o pão e o arroz integrais em comparação ao pão e arroz brancos.

Entre os benefícios da farinha de mandioca estão as fibras presentes no alimento, que auxiliam no bom funcionamento intestinal, além de seu potássio que previne câimbras e o magnésio, que ajuda a controlar a pressão arterial.

A mandioca é a terceira fonte de calorias mais importante do mundo, atrás apenas do arroz e do milho, sendo que até 800 milhões de pessoas o usam como fonte de alimento, afirmaram pesquisadores da Augustana University Plant Pathology e Global Food Safety.

Origem Indígena
A puba é feita da mandioca, ingrediente que foi introduzido na cozinha mineira pelos indígenas, e seu processo de preparo, embora necessite tempo, é um resgate e uma celebração às nossas raízes.