Quais os benefícios do alecrim para o cérebro?

Perguntado por: vperalta . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 13 votos

Além de atuar na memória e cognição, o alecrim também possui um importante papel no controle do estresse e ansiedade, o que pode ter efeito sobre a concentração. Os polifenóis presentes, como ácido rosmarínico e carnósico, possuem propriedades antidepressivas, ansiolíticas e neuroprotetoras.

Pode ser tomado de duas a três vezes ao dia entre as refeições, e sugere-se a ingestão em até 15 minutos após o preparo, para melhor aproveitamento das propriedades benéficas do alecrim.

Algumas opções de remédios caseiros para memória são:

  • Chá de Ginkgo biloba. ...
  • Chá de alecrim. ...
  • Chá de açafrão. ...
  • Chá de catuaba. ...
  • Chá de ginseng. ...
  • Chá verde.
  • PLANTAS MEDICINAIS PARA MELHORAR A MEMÓRIA. Na natureza, podemos encontrar alimentos e plantas de grande ajuda para melhorar muitos problemas de saúde. ...
  • O Feijão. Esta é uma planta que possui grande quantidade de colina entre seus componentes. ...
  • O feno-grego. ...
  • A Sálvia. ...
  • O Alecrim. ...
  • Erva doce. ...
  • Urtiga.

Efeitos colaterais do chá de alecrim
O consumo de chá de alecrim pode causar reações alérgicas, distúrbios gastrointestinais, contrações uterinas, vermelhidão na pele, distúrbios hemorrágicos e até mesmo convulsões, principalmente se consumido em grandes quantidades.

O Alecrim tem algumas propriedades medicinais e dentre elas melhora a circulação sanguínea e ajuda no controle da pressão arterial, reduzindo-a e não fazendo subir.

O chá de alecrim atua no nosso sistema nervoso, atua como antidepressivo e ajuda a afastar sentimentos de estresse, ansiedade e cansaço. Interessante, né? Para preparar, ferva cerca de 1 litro de água, acrescente folhas de alecrim e deixe no fogo por mais cinco minutos. Depois, é só coar e beber.

Faz mal para o coração? Não. O alecrim demonstra ter efeitos positivos na circulação sanguínea e redução da pressão arterial. Isso, por si só, já é capaz de trazer benefícios para a saúde cardíaca.

Consumir chá verde e café regularmente pode estar associado a um menor risco de ter um AVC, segundo aponta um estudo divulgado este mês na publicação científica Stroke: Journal of the American Heart Association.

O relatório concluiu que a combinação de chá verde e café contribui para redução do risco de AVC. Mesmo em menor quantidade, consumir apenas o chá também ajuda a proteger contra a doença. Pessoas que bebiam entre duas e quatro xícaras por dia tinham 14% menos chance de ter um AVC.

Por ser fonte de fibras, vitamina C e antioxidantes, o chá de alecrim auxilia bastante no processo de digestão, melhora a absorção de ferro (e outros minerais), combate a acidez, sintomas de azia ou de desconforto abdominal. Por isso, uma boa dica é consumir essa bebida logo após o almoço ou jantar.

O chá de alecrim pode ser tomado logo a seguir o almoço ou o jantar, sendo útil para melhorar o processo digestivo, ajudando a combater a acidez e o excesso de gases. Dessa forma, diminui a distensão abdominal e a falta de apetite.

Combate tosse, gripe e asma; melhora a circulação sanguínea; auxilia o tratamento de dores reumáticas e contusões; ajuda na digestão; alivia cólicas menstruais; reduz gases intestinais; trata mau hálito, aftas, estomatites e gengivites; fortifica o couro cabeludo; por fim, combate o stress.

Quais são os melhores chás para o cérebro? Diversos chás são benéficos para o cérebro, uma vez que essas bebidas são ricas em nutrientes que estimulam as funções cognitivas. Alguns dos principais são: chá-verde, chá de ginseng, chá de cúrcuma, chá de hortelã-pimenta, chá de sálvia e chá de alecrim.

10 ervas que ativam (e acalmam) o seu cérebro

  • O cérebro é o órgão mais importante do corpo, responsável por coordenar todas as nossas funções. ...
  • Centella Asiática. ...
  • Alecrim. ...
  • Cálamo aromático. ...
  • Rhodiola ou Raiz-de-ouro. ...
  • Huperzine-A. ...
  • Ginkgo Biloba. ...
  • Manjericão-sagrado.

Prática de respiração
A técnica é bastante simples, basta inspirar o ar profundamente e soltá-lo lentamente, por algumas vezes seguidas. Sugiro que você experimente respirar desta forma por 9 vezes seguidas, para poder sentir os efeitos do oxigênio em seu cérebro.

Chamada de camapu, a planta amazônica tem o poder de produzir novos neurônios no hipocampo, sendo uma esperança para tratamento de doentes de Alzheimer. O caminho para um tratamento eficaz de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer, pode estar bem mais perto do que você pensava.

A demência pode ser causada por várias doenças incluindo a doença de Alzheimer e outras doenças degenerativas, mas também por acidente vascular cerebral (AVC), tumores, doenças metabólicas e infeciosas.

Para que serve o alecrim? Pois além de sabor e aroma, tem também benefícios para a saúde. Entre eles, a melhora da digestão, alívio da dor de cabeça e combate ao cansaço. A planta é rica em compostos flavonoides e ácidos fenólicos que proporcionam propriedades antioxidantes.

Chá de manjericão com alecrim
O risco de acumular gordura no fígado também pode ser reduzido com o consumo do chá de manjericão com alecrim, já que a mistura é rica em anti-adipogênicos, antioxidantes e anti-inflamatórios.

A flor do alecrim está associada à coragem e fidelidade. De igual forma, significa bom ânimo, confiança e espiritualidade. As suas flores transmitem um sentido de bem-estar e por esse motivo estão muitas vezes presente em reuniões familiares.