Quais os benefícios de tomar uma colher de azeite todos os dias?

Perguntado por: agodinho . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.4 / 5 15 votos

É rico em polifenóis, compostos que respondem pelo sabor característico, além de terem ação antioxidante e preventiva de doenças cardiovasculares.

O azeite é uma gordura que auxilia na manutenção dos níveis de glicemia e insulina, prevenindo grandes picos e quedas e mantendo-as sempre estáveis. Além de muito saboroso, contém alguns compostos que ajudam a reduzir inflamações e combater radicais livres, garantindo mais saúde e longevidade.

Pesquisa comprova que duas colheres diárias de azeite ajudam a eliminar a gordura abdominal. Depois de apelidado de “ouro líquido” por seus benefícios à saúde, foi descoberta mais uma vantagem sobre o consumo de azeite: ele impede o acúmulo de gordura na barriga.

O excesso de azeite altera o valor nutricional do prato, tornando-o demasiado calórico e rico em gordura. Apesar do azeite poder e dever integrar uma alimentação saudável, deverá ser usado com moderação. Tente limitar a ingestão de azeite a duas colheres de sopa por dia.

Além do azeite de oliva ser uma das melhores fontes de gorduras saudáveis para o corpo humano, é rico em polifenóis como o aleocantal, que possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, capazes de contribuírem para a redução de gordura e melhora do fluxo de sangue no fígado.

Ajuda a regular o intestino
Por ser considerado uma gordura saudável, o azeite pode ser utilizado como laxante natural suave, capaz de reduzir a prisão de ventre, quando consumido regularmente. Porém, esse uso medicinal deve ser indicado por um nutricionista, nutrólogo ou outros profissionais da saúde.

Reduz os níveis de hipertensão, graças ao potássio fornecido pelo limão; ? As unhas, pele e cabelos notam uma grande melhora após sua aplicação direta, pois proporciona hidratação e nutrientes; O benefício desses dois ingredientes fica ainda mais evidente quando eles são consumidos em jejum.

O azeite de oliva não só ajuda a diminuir o mau colesterol (LDL) como aumenta o bom colesterol (HDL). Isso ocorre graças a presença de antioxidantes, gorduras monoinsaturadas do azeite.

O melhor azeite será aquele com acidez de até 0,8%, mais conhecido como azeite de oliva extravirgem. Isso porque quanto menor o nível, maior será a quantidade de gorduras boas e, consequentemente, mais benefícios para a saúde.

O QUE VOCÊ DEVE SENTIR: Assim como nos vinhos, os azeites são reconhecidos pelos seus aromas. O azeite de oliva extra virgem genuíno é produzido a partir de azeitonas frescas, portanto deve ter aroma de frutas frescas (verdes ou maduras), ervas recém cortadas e flores do campo.

Azeite de oliva extravirgem
Dessa maneira, ele contribui para a redução da ingestão de carboidratos, que é o maior causador do triglicerídeos alto.

A forma de ingestão mais indicada por médicos e nutricionistas é de até duas colheres de sopa de azeite por dia. Essa quantidade equivale a 30 gramas do produto. Deve-se, no entanto, evitar o uso do azeite para frituras ou para refogar alimentos.

O azeite contém muitos nutrientes que podem inibir ou matar bactérias nocivas. Um exemplo é a Helicobacter pylori, uma bactéria que vive no trato digestivo. Ela pode causar úlceras e até câncer de estômago.

Faz um detox no fígado
Para isso, recomenda-se consumir diariamente uma colher de sopa azeite de oliva misturada com meia colher de suco de limão, que ajuda a potencializar o efeito desintoxicante.

A banha de porco é mais vantajosa quando há um preparo de alimentos quentes, devido a alta resistência ao calor, porém seu uso não é recomendado diariamente, devido a grande quantidade de gordura encontrada.

O consumo diário de azeite de oliva é prejudicial ou benéfico para quem possui gastrite? O azeite de oliva não será prejudicial para pacientes com gastrite, sendo recomendado para melhorar a saúde e não para tratar diretamente a gastrite.

Para desintoxicar o fígado é importante apostar no consumo de alimentos saudáveis, como frutas, vegetais e leguminosas. Além disso, alguns chás também ajudam a limpar o fígado, como é o caso do chá verde ou o chá de boldo.

Quais são os sintomas de gordura no fígado?

  • Dor no abdômen;
  • Barriga inchada;
  • Aumento do tamanho do fígado;
  • Dor de cabeça constante;
  • Cansaço;
  • Fraqueza;
  • Perda do apetite.

Veja a seguir alguns alimentos que limpam e desintoxicam o fígado:

  1. Limão. ...
  2. Brócolis. ...
  3. Chá verde. ...
  4. Café ...
  5. Oleaginosas. ...
  6. Chá de boldo. ...
  7. Suco de beterraba. ...
  8. Azeite de oliva.

Consuma alimentos ricos em probióticos, como kefir, kimchi, picles, repolho cru, cebola, alho, tomate, banana, aveia, linhaça, gergelim e amêndoas. O vinagre de maçã também é considerado probiótico e ajuda na limpeza intestinal.

Chá de ameixa seca
Entre os principais benefícios do consumo, destaca-se o combate à prisão de ventre. Ainda, a fruta possui uma substância chamada de sorbitol, que age como um laxante natural, intensificando o seu poder no combate à constipação, já que aumenta a frequência de idas ao banheiro.