Quais os benefícios de tomar o remédio?

Perguntado por: amorais . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

Os remédios contribuem significativamente para curar ou diminuir os impactos causados por doenças, além de prolongar a expectativa de vida dos seres humanos. Eles são desenvolvidos após anos de testes e estudos, sempre com a função de trazer bem-estar e alívio.

A postura do corpo na hora de ingerir remédios pode influenciar a velocidade de absorção do medicamento pelo corpo. Quando você sente uma dor muito intensa pelo corpo, uma das primeiras coisas a se fazer é tomar um remédio para dor, na espera de que ele faça efeito o mais rápido possível.

A incorreta orientação ao paciente por parte do profissional de saúde no uso de medicamentos prescritos, pode levar ainda a overdoses, intoxicações medicamentosas, a prática da polifarmácia e o abandono do tratamento, antes do tempo prescrito.

No caso da pressão arterial, há dois picos: “Um em torno das 9h e outro próximo às 18h”, explica Campos de Brito.

Remédios para Pressão Alta (Hipertensão Arterial)

  • Diuréticos.
  • Inibidores da enzima conversora da angiotensina (IECA)
  • Antagonistas do receptor da angiotensina II (ARA II):
  • Inibidores do canal de cálcio.
  • Beta-Bloqueadores.
  • Vasodilatadores diretos.
  • Bloqueadores alfa-1.
  • Agonistas alfa 2 adrenérgicos.

“É o tempo que ele persiste ativo na circulação antes de ser eliminado pelo organismo. Essa ação pode variar de 6 a 24 horas. Por isso, alguns remédios devem ser tomados de 8 em 8 horas”, ressalta a profissional.

Em quanto tempo, eliminamos as medicações de nosso organismo? A eliminação das medicações costuma ser rápida, em geral de horas a dias. Mas cada uma leva um tempo diferente. Por exemplo, quem faz a quimioterapia “vermelha” consegue ver isso facilmente pela cor da urina.

“Em linhas gerais, eu indico que o medicamento seja ingerido com o estômago vazio, porque a presença de alimentos atrasa a absorção do composto”, comenta o farmacêutico. Tomar uma hora antes ou duas horas depois da refeição seria um intervalo suficiente.

Água - A água fria é o líquido mais indicado para acompanhar a ingestão de todos os tipos de remédios. Isso porque, esclarece a farmacêutica, há alguns tipos que sofrem reação química sob a ação de leite, suco, refrigerante, café ou chá, comprometendo a sua eficácia e, em conseqüência, o bom resultado do tratamento.

O correto é ingerir os medicamentos sempre com um copo cheio de água, pois outros líquidos podem interagir com o medicamento, diminuindo ou potencializando seu efeito.

Devemos ficar atentos, ainda, à forma como tomamos os medicamentos. Quando vários comprimidos são ingeridos juntos, por exemplo, eles podem interagir entre si e levar a uma mudança no efeito esperado, caracterizando as interações medicamentosas.

Ou seja, os princípios ativos presentes nos medicamentos, atuam em lugares pré-determinados no nosso corpo, pois nesses locais existem receptores específicos que ao cruzarem com o princípio ativo do medicamento, se ligam, gerando uma série de reações no nosso organismo e levando ao fim da dor, por exemplo.

Clínica da intoxicação aguda: absorção de dose excessiva está usualmente associada com sedação, sonolência, fala arrastada, diplopia, disartria, ataxia e confusão mental. Podem ocorrer depressão respiratória e hipotensão arterial.

Medicamentos são substâncias que objetivam curar doenças ou aliviar sintomas. São usados para trazer bem estar, porém, se os devidos cuidados não forem tomados, podem causar problemas.

A pressão alta ou hipertensão arterial sistêmica é uma doença crônica que tem múltiplas causas. Dentre as principais, podemos citar a genética, sedentarismo, excesso de consumo de sal, obesidade, consumo excessivo de álcool, diabetes e tabagismo.

Hipertensão arterial é doença traiçoeira, só provoca sintomas em fases muito avançadas ou quando a pressão arterial aumenta de forma abrupta e exagerada. Algumas pessoas, porém, podem apresentar sintomas, como dores de cabeça, no peito e tonturas, entre outros, que representam um sinal de alerta.

A dor no peito é um dos sintomas mais comuns, quando falamos em hipertensão. Mas, assim como a dor de cabeça, é preciso observar para entender se a dor possui intensidade alta, sua duração e se esta atrelada em mais sinais. Alguns sintomas comuns atrelados são a palidez, tremor, sudorese e sensação de desmaio.

Diversos chás com propriedades calmantes podem ajudar a relaxar a musculatura, auxiliando, indiretamente, na redução da pressão arterial: chá de camomila, chá de alecrim, chá de lavanda, chá de maracujá, dentre outros.