Quais os benefícios de tirar o açúcar?

Perguntado por: imagalhaes . Última atualização: 12 de janeiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

Corte no consumo de açúcar causa uma série de mudanças no corpo

  1. Possível redução de peso. ...
  2. Melhora na disposição para encarar as atividades. ...
  3. Melhora nas oscilações de humor. ...
  4. A pele fica com mais elasticidade e aspecto saudável. ...
  5. Ajuda a fortalecer o sistema imunológico. ...
  6. Diminui as chances de infecções por fungos.

O açúcar possui alto índice glicêmico e, por isso, o consumo excessivo deste ingrediente aumenta os níveis de glicose no sangue, dificultando a produção do hormônio insulina e causando malefícios como resistência à insulina e diabetes tipo 2.

Dito isso, o açúcar pode não ser o único vilão da dieta, mas reduzir (ou cortar) o seu consumo ajuda a evitar, principalmente, o ciclo vicioso de sua ingestão e, assim, reduz as calorias ingeridas. Nesse sentido, cortar o açúcar emagrece e ainda deixa o corpo mais saudável.

Reduzir o consumo de açúcar tem um impacto pequeno, mas importante, no peso corporal de adultos, segundo uma revisão de estudos publicada no British Medical Journal. A redução de peso observada pela análise foi de aproximadamente 0,8 kg.

O principal mecanismo que envolve açúcar e inflamação é o conhecido como GLICAÇÃO. Processo esse em que uma proteína se soma a uma molécula de glicose e faz com que a função dessa proteína se perca e assuma um papel inflamatório e agressivo ao corpo através dos seus metabolitos finais, os conhecidos AGEs.

Confira agora 8 opções saudáveis para substituir o açúcar em sua dieta

  1. Mel de abelha. O mel que é produzido pelas abelhas é um adoçante natural que substitui o açúcar. ...
  2. Stevia. ...
  3. Açúcar de coco. ...
  4. Xilitol. ...
  5. Melado de cana. ...
  6. Açúcar mascavo. ...
  7. Eritritol. ...
  8. Maple syrup.

Como cortar o açúcar da alimentação: veja essas 7 dicas!

  1. Escolha o essencial. Mudar a dieta é sempre difícil. ...
  2. Varie no café da manhã Iogurtes, granolas, sucos adoçados, cereais – e até o pão – contêm açúcar. ...
  3. Devagar com a bebida. ...
  4. Leia embalagens. ...
  5. Olho no lanche. ...
  6. Conheça seu molho. ...
  7. Sobremesa com moderação.

Ele é responsável pela energia do corpo – sem ele, ninguém tem forças para o dia a dia. Vamos explicar: açúcar, carboidrato e glicose são a mesma coisa dentro do corpo, é um nutriente que o organismo não pode ficar sem, é um combustível. Ele também pode ser encontrado na forma de sacarose, frutose e lactose.

A melhor dieta para emagrecer é feita diminuindo o consumo de calorias e optando por nutrientes ricos em fibras, como frutas e verduras. A primeira coisa a evitar numa dieta saudável são temperos ou alimentos industrializados, porque contém excesso de conservantes, como sódio e açúcar.

7 truques para secar a barriga

  1. Opte por pequenas refeições.
  2. Elimine gorduras e doces.
  3. Beba bastante água.
  4. Foque nas fibras.
  5. Use a abuse das proteínas.
  6. Leve de marmita.
  7. Limão em jejum.

Se você quer perder gordura abdominal, terá que se movimentar e isso significa fazer uma atividade aeróbica, como correr, andar de bicicleta, nadar ou caminhar. É a única maneira de acelerar o metabolismo. Também experimente o pilates e a ioga.

Segundo a nutróloga, após um longo período sem ingerir açúcar refinado, o corpo atinge índices glicêmicos mais estáveis, o que acarreta na melhora da saúde intestinal, pois o alto consumo do açúcar desequilibra a flora e, quando nosso processo digestivo não funciona bem, há maior inflamação, que atua no corpo como um ...

Uma vez que a pessoa reduza o açúcar, ela pode esperar uma diminuição dos níveis de inflamação no corpo - incluíndo proteína C reativa e ferritina, além da diminuição das dores pelo corpo. A própria obesidade, que o açúcar é um dos principais culpados, inflama o corpo.

"Os resultados claramente indicam que consumir alimentos adoçados com sacarina pode levar a um aumento de peso e da taxa de gordura maior do que o consumo de açúcares calóricos", diz o estudo.

A sacarose propicia o desenvolvimento da disbiose intestinal (desequilíbrio da flora do intestino), fazendo com que as bactérias benéficas diminuam e as bactérias prejudiciais proliferem, podendo levar à distensão.

Carboidratos refinados
Eles são ricos em carboidratos, o que dá energia para o corpo, mas provoca um pico de glicose e insulina, que pode ser extremamente prejudicial quando consumidos em excesso. O processo de refinamento de grãos de trigo e arroz retira as fibras e proteínas que os revestem.

O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) lista como alimentos ricos em gordura trans sorvetes, cremes vegetais, massas instantâneas, salgadinhos de pacote, bolos prontos, biscoitos, chocolates, pipocas de micro-ondas e margarinas, alguns exemplos que fazem parte de uma dieta inflamatória.

Além da tâmara, outras opções como a uva, o figo, a banana e a cereja também são super adocicadas. A melhor maneira de usar frutas nas receitas é em forma de geleia, como as de cereja ou de figo. Outra opção de produto natural utilizado como adoçante é o açúcar de coco.

A nutricionista alerta que a ingestão exagerada de açúcar é combustível para bactérias ruins do intestino, podendo causar má absorção dos nutrientes. Além disso, as bactérias presentes na boca se alimentam dos açúcares, podendo aumentar as chances de cáries.

De acordo com uma publicação do Ministério da Saúde e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), dentre o açúcar mais saudável para consumo é aquele que tiver o menor processamento, como o mascavo e o demerara.

Hidratação:

  1. Vegetais. Frutas, legumes e verduras auxiliam no processo para desinflamar o corpo. ...
  2. Ômega-3. Salmão, sardinha, atum fresco e outras espécies de peixes são ricos nesse tipo de gordura. ...
  3. Oleaginosas e sementes. ...
  4. Ervas frescas. ...
  5. Cúrcuma e gengibre.