Quais os benefícios de soltar pum?

Perguntado por: ofogaca . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

O estudo indicou que o sulfeto de hidrogênio, um dos gases com cheiro de ovo presentes no popular pum, pode reduzir o risco de várias doenças perigosas para a saúde. De acordo com a pesquisa, realizada em 2014, o subproduto microbiano pode reduzir as chances de ataque cardíaco, derrame, demência e câncer.

Os gases são formados a partir da digestão dos alimentos ingeridos. Eles são fermentados quando absorvidos pelas bactérias da flora intestinal para serem posteriormente liberados. A quantidade de gases que um indivíduo possui no intestino varia entre 100 e 200ml e o número de eliminações diárias é de cerca de 20 vezes.

Os gases são compostos basicamente de Nitrogênio e Oxigênio e uma pequena parte de Dióxido de Carbono, Hidrogênio e Metano.

Para começar, há o envelhecimento natural do corpo. No caso dos intestinos delgado e grosso, ocorrem diversos processos fisiopatológicos, ou seja, alterações associadas à passagem dos anos. Em primeiro lugar, a motilidade diminui, o que significa que o trato gastrointestinal se torna mais lento.

Deitar com os membros inferiores elevados ajuda na eliminação dos flatos. Outra possibilidade é caminhar dentro de casa no momento das cólicas causadas pelos gases. Adotar essas posições ajuda o aumento do trânsito intestinal e a eliminação mais rápida dos flatos”, informa a gastroenterologista Amanda Buchmann.

A sensação de calor acontece quando o esfíncter interno abre pouco para dar uma prévia do que está no reto. Isso é normal. Se não tiver uma quantidade grande de gás, o corpo irá liberá-lo de maneira mais lenta, fazendo com que você sinta seu calor.

Enquanto, no caso da flatulência, os gases são formados dentro do intestino, no caso do arroto eles vieram de fora – de bebidas carbonatadas, como os refrigerantes, ou do ar que engolimos pela boca. Outra diferença é que o gás que sai no pum vem do intestino, enquanto o que sai no arroto está no estômago ou no esôfago.

Sabe-se que a ventosidade intestinal está presente em todas as camadas sociais. É um comportamento natural que pode caracterizar falta de educação, portanto, irrelevante penal, ou até mesmo parte da cultura de um povo.

1. Som de peido. É o som que se parece com o emitido pela contração do esfíncter ao liberar gases muitas vezes incômodas ao olfato humano.

funcho

Chá de funcho. O funcho é uma erva com incríveis propriedades medicinais. Ele diminui o desconforto causado por náuseas e vômitos, aliviando dores de estômago. Também combate a flatulência, ajudando a soltar gases e a reduzir a sensação de estufamento.

Uma prática comum nesses momentos é tomar chá de funcho com erva-cidreira e caminhar durante alguns minutos. Desse modo, é possível estimular o funcionamento do intestino, eliminando os gases de forma natural. Outra opção é realizar massagens abdominais.

Um adulto libera, em média, de 0,5 a 1 litro de gás por dia, dividido em 12 a 25 eliminações ao longo das 24 horas, inclusive durante a noite. “Quando estamos dormindo, o gás que atinge o reto, a porção distal do trato gastrointestinal, é liberado de forma inconsciente.

Infelizmente, sim. Gases que saem pela vagina, principalmente, durante o ato sexual, são normais. O ar que entra no canal vaginal durante a relação e sai sob pressão faz um barulho semelhante ao dos gases intestinais.

8 melhores remédios caseiros para excesso de gases

  • Chá de erva-doce. ...
  • Chá de hortelã-pimenta. ...
  • Chá de gengibre. ...
  • Chá de erva-cidreira. ...
  • Chá de camomila. ...
  • Chá da raiz de angélica. ...
  • Chá de louro. ...
  • Exercício para eliminar os gases.

O corpo produz gases de duas maneiras: quando você engole ar e quando as bactérias do intestino grosso ajudam a digerir a comida. Dessa forma, os alimentos não digeridos se movem do intestino delgado para o intestino grosso e, uma vez lá, as bactérias presentes na flora intestinal começam a trabalhar.

Entre as frutas, a banana é um destaque contra o inchaço e os gases, graças ao alto nível de potássio. “Alimentos ricos em potássio ajudam a eliminar sódio e água”, reitera a nutricionista Jessica Cording.

Intestino preso? Aposte em frutas laxativas

  • Ameixa fresca ou seca.
  • Mamão.
  • Kiwi.
  • Abacaxi.
  • Figo.
  • Amora.
  • Abacate.
  • Laranja.