Quais são os benefícios de prednisolona?

Perguntado por: agarcia . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

Utilizada na prática clínica desde meados da década de 1950, a prednisolona é um medicamento com alto poder anti-inflamatório e imunossupressor, que é indicado para o tratamento e controle de vários problemas de saúde como alergias, distúrbios do sangue, e até certos tipos de câncer, entre outras enfermidades.

A prednisona, agindo como o hormônio cortisol, impede a produção das substâncias inflamatórias e causa alterações no nosso sistema de defesa. Depois de tomado e absorvido, o remédio circula pelo sangue e, em seguida, entra nas células de nosso corpo. Isso causa uma grande formação de proteínas.

O comprimido de prednisona deve ser tomado com um pouco de líquido, pela manhã.

A sua principal diferença para outros medicamentos deste gênero é justamente a sua potência de ação. Anti-inflamatórios não-esteroides, como ibuprofeno, nimesulida e diclofenaco, agem apenas em uma das ramificações do processo inflamatório, enquanto os corticóides inibem o início de todo processo.

O que acontece se tomar prednisona à noite? O uso do medicamento na parte da noite pode ocasionar insônia, por isso, deve ser evitado.

A diferença está na forma biológica delas. A Prednisona depois de ingerida, ou seja engolida, precisa passar para o fígado para ser transformada em PrednisoLONA, para poder ser ativa e então funcionar! A PrednisoLONA, que é a forma ativa, depois de ingerida não precisa passar pelo fígado!

O medicamento começa a fazer efeito entre 3 a 4 horas após a ingestão do remédio. O quadro geral do paciente começa a melhorar após alguns dias de uso contínuo. O que acontece se tomar prednisona à noite? O uso do medicamento na parte da noite pode ocasionar insônia, por isso, deve ser evitado.

A prednisolona é um medicamento que possui potente ação anti-inflamatória, antirreumática e antialérgica destinado ao tratamento de doenças que respondem aos corticosteroides. A prednisolona começa a agir em aproximadamente 1 a 2 horas após a administração.

Os efeitos do corticoide no organismo duram, em média, 30 dias, sendo necessário esse período após a última dose para ser eliminado do organismo. É importante lembrar que, de acordo com o tempo de uso do medicamento, dose e metabolismo, a substância pode levar mais tempo para ser eliminada.

Prednisona é indicado para o tratamento de várias doenças endócrinas, osteomusculares, reumáticas, do colágeno, dermatológicas, alérgicas, oftálmicas, respiratórias, hematológicas, neoplásicas e outras que respondam ao tratamento com corticosteroides.

Corticosteroides: Os corticosteroides são frequentemente prescritos para aliviar a inflamação associada à sinusite. Eles podem ser administrados como um spray nasal ou como um comprimido. Os corticosteroides mais comuns incluem fluticasona, mometasona e prednisona.

Estes esteróides também reduzem a atividade do seu sistema imunológico, afetando a função das células do sangue chamadas glóbulos brancos. Na redução da inflamação e resposta imune, os corticóides ajudam a prevenir danos aos tecidos do seu corpo.

2,5 a 15 mg, 2 a 4 vezes por dia. 0,14 a 2 mg por kg de peso corporal por dia ou 4 a 6 mg por metro quadrado de superfície corporal por dia, em doses divididas.

Essa medicação é um corticoide, potente anti-inflamatório e antialérgico. Usamos em alguns casos em que também ocorre a tosse, como a asma e a laringite, mas nos resfriados não ajuda!

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. e a resposta do paciente ao tratamento. A dose inicial de prednisolona para adultos pode variar de 5 a 60mg diários, dependendo da doença em tratamento.