Quais os benefícios de dormir no chão?

Perguntado por: operalta . Última atualização: 6 de maio de 2023
4 / 5 7 votos

5 razões para dormir no chão como no Japão

  • Menos dor nas costas.
  • Melhor circulação sanguínea.
  • É mais fácil acordar.
  • Melhor postura.
  • Benefícios financeiros.

Isso porque, na cultura japonesa, o ato de dormir próximo ao chão faz com que as energias sejam absorvidas pela terra e renovadas, o que resulta em uma maior qualidade do sono. Há ainda outros benefícios para a saúde, como a melhora na circulação sanguínea, o relaxamento muscular e a correção da postura.

Colchão no piso: problemas respiratórios
No entanto, a parte inferior das costas (lombar) e os quadris podem ter prejuízos devido ao aumento da pressão local, daí a importância de se colocar sob essas regiões um travesseiro fininho para garantir um melhor amortecimento e evitar dores.

De acordo com especialistas o ideal é dormir de lado ou de barriga para cima, com as pernas levemente flexionadas, variando entre as duas posições. “Na posição lateral a coluna fica perfeitamente alinhada, o que facilita a circulação do sangue e os estímulos elétricos enviados pelo cérebro aos demais órgãos do corpo.

O ideal é dormir de lado com o travesseiro apoiado na cabeça de modo que quem observa a pessoa deitada vê a cabeça alinhada com o resto da coluna. Não pode ser muito alto e nem muito baixo. De preferência com um travesseiro entre os joelhos”, recomenda o ortopedista do HCor Dr. Raphael Marcon, especialista em coluna.

Um colchão de inflar é uma excelente alternativa, pois quando não está sendo utilizado não ocupa muito espaço e quando cheio fica bem confortável. Por fim, um colchonete ou saco de dormir também podem ajudar, basta ter cuidado para que fique mais fofinho com a ajuda de um edredom e um bom travesseiro.

A origem da cama
Na pré-história, o ser humano pensava em como dormir melhor. Dessa forma, dormir melhor era sinônimo de segurança, onde dormir com um pouco mais de conforto, mesmo que naquela época a cama ainda não fosse uma ideia.

– Voltar a dormir no sofá diariamente pode acabar por afetar o nosso sistema imunitário, que acaba por afetar o aparecimento de doenças, constipações, vírus ou gripes. – Está a cair no erro de não dar importância à rotina do sono.

Se a utilizar, ao dormir no chão, pode colocar uma almofada entre os dois joelhos, para assim evitar que se toquem. Este conselho pode dar-nos melhor apoio e conforto extra, para que possa dormir toda a noite sem interrupções.

Deitar de costas alinha a sua coluna no chão, mantendo as suas costas, pescoço e ombros alinhados. Por causa disso, geralmente é a posição mais fácil de conseguir algum conforto. A única desvantagem é que o chão coloca mais pressão nas suas articulações, o que às vezes pode gerar alguma dor.

O motivo dos coreanos ainda dormirem no chão, é porque na Coreia ainda há muitas casas antigas, ainda com este método. Hoje em dia, o aquecimento foi adaptado com o sistema à gás, mas isso na maioria, em apartamentos e isso acabou se tornando um costume.

Exposição do colchão ao sol, ameniza e diminui a quantidade destes ácaros , mas mata totalmente. Sugiro que deixe o colchão no sol e passe uma mistura de 500 ml de álcool com 500 ml de vinagre branco e deixe ao sol por 2 horas. Após passe aspirador de pó no colchão para retirar ácaros mortos.

Existe um mito de que o hábito de dormir de rede pode prejudicar a coluna. Os resultados de pesquisa realizada pela residência de ortopedia da Universidade do Estado do Pará (Uepa) mostraram o contrário.

Podemos colocar placas de borracha para isolar a cama do frio do chão, e até podemos colocar uma ao lado da cama para proteger crianças de menos de um ano de idade de quedas.

Dormir para o lado direito agrava o refluxo gastroesofágico; pessoas com insuficiência cardíaca devem evitar deitar-se para o lado esquerdo. É a posição para dormir mais habitual, facilita a respiração, evita o ressonar (ou suaviza, pelo menos), mas não serve a todos.

Melhora a dor ciática: dor no nervo ciático é um problema que afeta muitas pessoas, mas o que não sabem, é que dormir sem o travesseiro entre as pernas, pode comprimir o nervo, causando ainda mais dor.

Dormindo na defensiva Se você costuma dormir com os braços cruzados e barriga para cima, representa ser alguém sempre na defensiva.

Além disso, para as pessoas que sofrem com refluxo gastroesofágico é importante dormir virado para o lado esquerdo e evitar o direito, uma vez que essa última posição retarda o esvaziamento do estômago, agravando o quadro”, explica Partata.

Apesar de parecer uma posição confortável, dormir de bruços pode causar problemas nas regiões cervical e lombar, podendo causar dores e piorar problemas ortopédicos. Isso porque quando dormimos com a barriga sobre a cama, a nossa coluna perde sua curvatura natural, sendo pressionada a ficar reta.