Quais os benefícios de deixar a barba crescer?

Perguntado por: smoreira8 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 13 votos

Uma das mais conhecidas é a sua utilidade como um filtro natural, que ajuda a diminuir a ocorrência de alergias, evitando com que os agentes alérgicos cheguem aos olhos e ao nariz. Asmáticos estão entre os que mais ganham em manter a barba, pois ela colabora na redução das crises.

Remover a barba com muita frequência favorece o aparecimento de pelos encravados. Aqui há uma verdade! Aqueles que se barbeiam com uma maior frequência tendem a apresentar mais pelos encravados e foliculite na barba.

De cara, a resposta é não: raspar a barba não faz crescer os pelos. Não se sabe ao certo como surgiu o mito nem por que ele resiste há tanto tempo.

A barba pode reduzir problemas com alergia
Segundo esse estudo, os pelos do seu rosto funcionam mais ou menos como a proteção dos pelos do seu nariz, aprisionando poluentes que podem prejudicá-lo ao entrar no seu corpo e mantendo a respiração mais fácil durante o dia.

01) BARBA POR FAZER – 39% dos votos
Disparado na primeira colocação, medalha de ouro, nós temos a Barba por Fazer, a Favorita, o Estilo de Barba que mais atrai o público feminino, eita!

Segundo algumas enquetes, homens que usam barbas bem cuidadas têm mais chances de conseguir se destacar no trabalho e estão entre os preferidos por algumas mulheres na hora da paquera. Desde os primórdios dos tempos a barba tem sido sinônimo de masculinidade, poder, honra, independência, poder e elegância.

A sua raça pode ter um efeito sobre o crescimento de pelos faciais. Pessoas de países do Mediterrâneo tendem a ter Barbas mais preenchidas em comparação com pessoas de outras regiões. De acordo com um estudo de 2016, homens Chineses têm, geralmente, menos crescimento de pelos faciais, do que homens Caucasianos.

Tradicionalmente, usar barba é uma prática de muçulmanos devotos que seguem à risca os preceitos do profeta Maomé. Mas, no Egito, país que há muitos anos preza o secularismo, muitos clérigos islâmicos não usam barba.

De acordo com a portaria nº 310, de 1995, do extinto Ministério do Exército, é vedado o uso de barba aos oficiais e praças do Exército. Os motivos são higiene e uniformização. Assim como o uso de fardas iguais, a estética do rosto também é uma forma de uniformização.

Apesar de ser uma tarefa muito comum no dia a dia do homem, o ato de barbear pode causar desconforto na pele. O procedimento é, geralmente, realizado na parte da manhã, logo após o despertar, e o sono pode acabar deixando alguns detalhes passarem despercebidos.

O momento ideal para fazer a barba é durante ou logo após o banho. Caso não seja possível, faça compressas com toalha quente por 30 segundos, pois a água quente, o vapor e o calor abrem os poros e deixam os pelos mais macios. Assim, as lâminas deslizam mais facilmente sobre a pele, o que evita irritações e inflamações.

Não engane-se: o pelo que você cortou é exatamente o mesmo que nascerá depois. Apesar disso, é verdade que o processo de depilação, se for repetido exaustivamente, pode reduzir eventualmente o crescimento de folículos capilares, já que os fios são retirados pela raiz.

O filho transgênero de Gretchen contou que ingere cerca de quatro comprimidos, além de testosterona, vitaminas e um outro para crescer a barba.

Quando o pelo é raspado, não é realizada a retirada integral do fio pela raiz, mas sim um corte em seu maior eixo, que corresponde à parte mais grossa do pelo. Assim, tem-se a falsa impressão de que o pelo, ao crescer, adquire uma espessura maior.

Uma pesquisa revelou que o homem com barba pode parecer até oito anos mais velho.

Ela te envelhece demais
É comum a barba te deixar com um semblante mais sério e até mais velho, mas algumas pessoas realmente envelhecem demais por causa dela. Há quem aparente ser até uma década mais velho graças aos fios brancos, rugas que ganham destaque ou mesmo simples traços faciais que contribuem com isso.