Quais os benefícios de comer batata doce crua?

Perguntado por: lcunha3 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

A batata-doce é considerada uma fonte de carboidrato bastante saudável, rica em fibras, proteínas, vitaminas do complexo B, vitamina A, C e diferentes sais minerais. A presença de tantas vitaminas fortalece o sistema imunológico, enquanto os sais minerais ajudam a controlar a pressão arterial.

A batata crua, esse tubérculo nativo da América, pode ser usada para curar problemas de saúde, hipertensão, e também para realçar a beleza da pele. Além disso, é deliciosa. A batata pode ser usada para fazer um chá, para tratar a hipertensão arterial e melhorar a circulação.

Colabora com a sua imunidade
Mais uma vez o betacaroteno presente no alimento proporciona benefícios para o organismo. O combo das vitaminas A e C também contribuem para reforçar o sistema imunológico, que combate infecções e outras doenças.

Ajuda a tratar gastrite e refluxo
O grande diferencial desse suco é que ele ajuda diretamente a tratar gastrite, diferentes inflamações no estômago e até sintomas de refluxo. Isso porque a bebida é bem alcalina (não agride o sistema digestivo) e tem um alto teor de fibras.

O suco de batata pode ser preparado diariamente, com a batata crua, sem casca e bem lavada. É importante evitar usar batatas com manchas escuras, coloração esverdeada ou que tenha brotinhos.

Cuidados com o suco de batata doce – Será que a bebida faz mal? Vale alertar que o suco não deve ser preparado com a batata doce crua. O vegetal (cru) possui substâncias tóxicas para o organismo humano, especialmente as chamadas solanina e chaconina.

A batata doce regula o açúcar
Esse alimento contém amido em sua composição e isso, posteriormente, se transforma em açúcar, por isso precisa ser consumido com atenção pelo diabéticos.

Entre os alimentos bons para o fígado e de fácil acesso, temos a batata doce, pois é rica em betacaroteno, um poderoso anti-inflamatório natural e muito importante para a saúde do corpo humano.

Suco de batata crua
Uma ótima opção natural para equilibrar a acidez do estômago e aliviar as náuseas e dores de estômago é o suco de batata. Para retirar seu suco, coloque uma batata crua no processador e esprema em um pano limpo.

Para tirar todas as dúvidas sobre o consumo da batata, o Universo Jatobá conversou com a nutricionista Samantha Rhein, do Centro Universitário São Camilo, que diz que consumir a batata crua não faz bem. Segundo ela, várias pesquisas verificaram a presença de solanina e chaconina na batata, principalmente na casca.

A batata-doce junto com 600 ml de água filtrada são capazes de curar estes distúrbios. 1-Comece descascando a batata, coloque-a com um pouco de água numa tigela: desse jeito a batata não vai escurecer. 2-Depois, coloque a batata e os 600 ml de água num liquidificador e com um pano, coe a mistura.

Além de poder ser consumida antes do treino para dar energia, ela também pode ser utilizada na refeição pós treino, que deve ser rica em proteínas para recuperar o músculo e estimular a hipertrofia. Para isso, deve-se consumir a batata doce com fontes magras de proteínas, como frango grelhado e claras de ovo.

Por conter substâncias goitrogênicas, que atrapalham a absorção de iodo, a batata-doce na dieta está associada à incidência de disturbios da tireóide, como o hipotireoidismo, gipertireoidismo, tireoidite de Hashimoto, doença de Graves e câncer de tireoide.

Ingerir batata doce antes de dormir, ou qualquer outro carboidrato complexo, amplifica a produção do hormônio melatonina e inibi a produção do hormônio cortisol.

Chá de gengibre
Ele também é um ótimo chá para dor de estômago, sendo o mais indicado para “queimação” e refluxo, pois extingue esses desconfortos e ainda alivia náuseas. Seu preparo também é simples, basta cozinhar cerca de 1 colher de chá de gengibre sem casca em 1 xícara de água.

Quem tem refluxo também pode comer a batata inglesa e a batata doce. Os tubérculos ajudam a reduzir a acidez do estômago, auxiliam na digestão, além de serem fontes de vitaminas do complexo B e C, fósforo, potássio e cálcio.

1 – Coma maçã: A maçã ameniza a produção de ácidos no estômago e também é capaz de reduzir a sensação de queimação. Em poucos minutos ela pode neutralizar os ácidos estomacais. 2 – Beba água: o mais simples e um dos mais eficazes remédios naturais.

1 - Ajuda a controlar o colesterol: A batata doce é uma boa fonte de fibras solúveis, principalmente a pectina, que ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue, prevenindo assim as doenças cardiovasculares, como infartos, derrames e outras complicações.

Um ótimo remédio caseiro para gastrite é tomar o suco puro da batata em jejum porque ela diminui a acidez do estômago, diminuindo a sensação de dor, queimação e a azia, sendo eficaz contra a gastrite nervosa, aguda ou crônica.

1. Batata-doce. É rica em carboidratos complexos e fibras solúveis, que podem ajudar a reduzir a acidez estomacal e a inflamação do revestimento do estômago.

Por outro lado, foi possível concluir que ela ajuda no controle do colesterol e dos hormônios da fome e a evitar o acúmulo de gordura no fígado. Além disso, a água é uma fonte de outros nutrientes, como, por exemplo: Vitamina A – ajuda na queima de gordura, além de promover ação antioxidante e anti-inflamatória.