Quais os benefícios da Xanana?

Perguntado por: asantana . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 8 votos

Devido às suas propriedades anti-inflamatórias, a Chanana tem uso para aliviar dores articulares e musculares, além de ser útil no tratamento de problemas respiratórios, como tosse e bronquite.

Como toda planta que contém propriedades de uso medicinal, é fundamental o acompanhamento médico, já que pode ser prejudicial usá-la indevidamente, principalmente durante gravidez, a lactação, em crianças e pessoas com hipoglicemia ou refluxo.

Para que serve damiana? A Damiana é uma planta medicinal com ação afrodisíaca – motivo pelo qual é considerada um estimulante sexual natural. Além disso, ela também auxilia no combate de gripes, tosses e alergias respiratórias, como é o caso da rinite, bronquite, cistite ou asma.

O chá é uma bebida que traz inúmeros benefícios para a saúde porque contém água e ervas com propriedades medicinais que podem ser úteis para prevenir e ajudar a tratar diversas doenças como gripe, por exemplo. Os chás podem ter propriedades calmantes, estimulantes, diuréticas ou expectorantes, por exemplo.

Turnera subulata, popularmente conhecida como Boa noite, Chanana ou Flor-do-Guarujá é uma planta nativa do Brasil sendo encontrada da América Central e do Sul, do Panamá ao sul do Brasil.

De origem asiática a espécie possui propriedades nas folhas e nos frutos e pode ser utilizada como um remédio natural para tratar diabetes e colesterol. Popularmente conhecido também como melãozinho, é considerado ainda anti-viral e fonte de substâncias antioxidantes capazes de evitar o envelhecimento.

Os efeitos colaterais da Damiana estão relacionados com o consumo excessivo dessa planta, podendo causar problemas no fígado e nos rins, além de poder ter efeito laxativo e diurético. O uso em grandes quantidades dessa planta medicinal também pode causar insônia, dor de cabeça, náuseas e vômito, por exemplo.

Consuma-o à noite de 1 a 2 copos antes da relação sexual. Outra forma de consumo é misturar 1 colher de chá de pó de damiana em água ou suco, bebendo logo em seguida.

Diluir 20 gotas em água e tomar 2x ao dia.

A Catuaba é uma planta medicinal também conhecida como Alecrim-do-campo. Possui ação afrodisíaca, estimulante, anti-inflamatória, antimicrobiana, antioxidante e tônica.

tomentosa é usada para ácido úrico, como afrodisíaca, em debilidades nervosas, como depurativa, anti-desintérica, doenças venéreas, males oftálmicos (catarata e conjuntivite), males uterinos, tônica, fortalecimento muscular e eczemas na pele (Pott & Pott, 1994; Guarim Neto, 1996).

Como preparar o chá da Sofre dos rins quem quer
Colocaram oito folhas da erva na água fervendo. Esperaram cinco minutos e, como viram que estava com muita dor, jogaram umas pedras de gelo e parte do chá para eu conseguir tomar logo.

6 CHÁS BONS PARA COMBATER A GORDURA NO FÍGADO

  1. Chá verde. O chá verde, também chamado de Camellia sinensis, ajuda no combate à gordura no fígado diante de suas propriedades antioxidantes. ...
  2. Chá de gengibre, cacau e canela. ...
  3. Chá de alcachofra. ...
  4. Chá de alho com limão. ...
  5. Chá de manjericão com alecrim. ...
  6. Chá de cardo-mariano.

No entanto, abaixo estão alguns chás que podem ajudar a complementar o seu tratamento:

  • Folha de uva-ursina.
  • Pó de raiz de hidraste.
  • Cabelo de milho.
  • Folha e raiz de dente-de-leão.
  • Folha seca de bucho.
  • Cavalinha.

Não há um prazo certo para notar o impacto do chá no organismo. Até porque isso depende do tipo de planta usado. No caso da erva-mate, a nutricionista Brunna Boaventura viu uma melhora no perfil antioxidante apenas uma hora após o consumo. Mas o colesterolsó caiu depois de 20 dias.

É bom evitar o uso contínuo do melão de São Caetano por mais de 3 meses, pois ele pode prejudicar a flora bacteriana fisiológica, levando ao crescimento de certas leveduras oportunistas, como a cândida.

Previne inflamações e fortalece a imunidade
Rico em antioxidantes e vitamina C, o chá de melão-de-são-caetano pode combater e prevenir inflamações diversas no organismo, de forma que a imunidade do corpo é, então, fortalecida. Ainda, sua ação anti-inflamatória ajuda a combater os radicais livres.

Estudos demonstram que as folhas e o fruto do melão de são caetano têm grandes propriedades antioxidantes, que retardam o envelhecimento da pele e previnem doenças como câncer, diabetes e hipertensão.

O Chá de Cavalinha pode ajudar na redução da retenção de líquido e na eliminação de toxinas, ou seja, o extrato em si não promove a perda de gordura ou a aceleração do metabolismo, mas possui efeitos diuréticos e antioxidantes que influenciam positivamente o processo de emagrecimento.

Este medicamento é indicado para distúrbios das funções do Sistema Nervoso Central (SNC) Vertigens e zumbidos (tinidos) resultantes de distúrbios circulatórios, distúrbios circulatórios periféricos (claudicação intermitente) e insuficiência vascular cerebral (MILLS & BONES, 2000; 2005).

As principais indicações terapêuticas para os extratos de G. biloba são o tratamento de deficiências na cognição (em particular falhas de memória e dificuldade de concentração), depressão, vertigens, zumbidos no ouvido, dor de cabeça e síndromes de demência.