Quais os benefícios da uva roxa para a saúde?

Perguntado por: avilela . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 9 votos

A fruta é rica em vitamina A, B, C e K, além de minerais como cálcio, fósforo, ferro, potássio e zinco. Sendo um alimento com uma grande quantidade de fibras que possuem um alto teor nutritivo e isento de colesterol.

Quais são os benefícios da uva? Nas uvas é possível encontrar vitaminas em abundância, como E, C, K e A. Além disso, a fruta contém diversos minerais como ferro, cálcio e potássio e uma quantidade significativa de fibras que podem garantir a você uma alimentação com alto teor nutritivo e isento de colesterol.

doenças cardiovasculares

Previne doenças cardiovasculares e reduz a pressão arterial
A uva atua na prevenção de infartos por conter substâncias protetoras do coração, como flavonoides e resveratrol, que são vasodilatadoras e diminuem o risco de hemorragias. Por serem compostos antioxidantes, favorecem a circulação do sangue no organismo.

A uva pode ser efetivamente usada para melhorar o sono, jeg lag e até pode ajudar na insônia. Se optar em comer frutas que contém melatonina antes de dormir, mesmo em grandes quantidades, isso pode ajudá-lo a ter um sono profundo sem interrupções.

As uvas vermelhas, roxas ou pretas, de preferência consumidas com casca, são ótimas para a sua saúde. Seu consumo aumenta o colesterol bom, HDL. Além disso, a casca da uva verde tem muito resveratrol, um antioxidante que ajuda a diminuir o colesterol ruim, o LDL. Dessa forma, evita o acúmulo de gordura nas artérias.

Para que o efeito do suco seja maior, o ideal e tomá-lo entre as refeições ou antes de dormir, pois quando consumido junto com a comida pode gerar gases. Adotar essa prática alimentar aumenta a sensação de saciedade e diminui a quantidade de ácido úrico, o qual produz um certo cansaço.

Mais fáceis de produzir, as uvas verdes ajudam a melhorar a circulação. Além disso, possuem grande quantidade de vitaminas K e B1, que ajudar na fixação do cálcio e, assim, garantem a saúde dos ossos. Possuem menos açúcar que as uvas roxas, o que beneficia na dieta, e também contribuem na prevenção do câncer.

O ideal é consumir com a casca, porque as substâncias estão presentes na casca, principalmente o resveratrol. Então tem que mastigar bem a casca”. A uva é também uma aliada do verão. Ela é refrescante e possui substâncias que protegem contra os raios ultravioletas.

A fruta é rica em vitamina A, B, C e K, além de minerais como cálcio, fósforo, ferro, potássio e zinco.

Sim. Uva e mamão podem fazer parte da dieta do diabético. O nutricionista quem vai determinar em que quantidade. Pessoas com diabetes podem comer fruta como parte de um plano alimentar saudável.

Os benefícios da vitamina K são sentidos principalmente pelo seu papel na coagulação sanguínea ao estimular o processamento de importantes proteínas para o nosso corpo. Por esse motivo, também se acredita que a vitamina K auxilia no processo de cicatrização.

Tannat

As uvas tannat, originárias da França, são as que mais fazem bem ao coração. É o que revela a revista Nature. Após analisar diversos compostos de vinho tinto, cientistas ingleses descobriram que a substância procianidina inibe a formação de vasoconstritores nas artérias coronárias.

Além de uma fruta muito saborosa, a uva é altamente recomendada para aumentar o colesterol HDL. A casca da uva tem o poder de aumentar este tipo de colesterol, conhecido como colesterol bom. A uva que você precisa consumir para aumentar o colesterol bom é a uva vermelha.

De acordo com Filipe Oliveira, a casca concentra a maior quantidade de compostos bioativos, com efeito antioxidante. E estes antioxidantes vêm auxiliar no controle de doenças crônicas, como hipertensão, colesterol alto, diabetes, promovendo um envelhecimento saudável.

Frutas que ajudam no sono

  • Maracujá Além de ser rico em vitaminas do complexo B, o suco de maracujá tem efeito calmante, ajuda o sistema nervoso a relaxar, combate a ansiedade, irritabilidade e insônia. ...
  • Banana. ...
  • Amêndoas. ...
  • Cereja. ...
  • Nozes. ...
  • Uvas. ...
  • Goji Berry. ...
  • Tomate.

Melhora a digestão. Por ser uma fruta bastante fibrosa, quando consumida ao natural, com casca e sementes, atua como um laxante natural, combatendo a prisão de ventre. Dessa forma, a uva é uma poderosa aliada na limpeza do trato intestinal, ajudando a acalmar o estômago irritado.

A uva é fonte de carboidratos, importantes para o fornecimento de energia para o corpo. Também contém vitamina C, vitaminas do complexo B e sais minerais como ferro, cálcio e potássio. A uva, principalmente as escuras, possui ação antioxidante, ou seja, combate os radicais livres e também é anticancerígena.

Se o intestino delgado não absorver todo o açúcar de frutas doces como as uvas, essa responsabilidade ficará por conta do intestino grosso, em um processo que resulta em gases e inchaço.

Ricas em fibras, elas possuem a capacidade de estimular nosso intestino e "acalmar" a mucosa do estômago, o que a torna um ótimo alimento para pessoas com gastrite.