Quais os benefícios da planta crista de galo?

Perguntado por: aoliveira9 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

Ela é usada na medicina popular para alívio de doenças respiratórias tais como tosse e bronquite, além de conter propriedades antissépticas para lavar feridas e doenças da pele. Em forma de chá alivia dores de cabeça, aftas, melhora a saúde do intestino, prisão de ventre e previne a insônia.

Significado de Crista-de-galo
substantivo feminino Angiosperma. Planta de flores vermelhas e amarelas, com o formato de uma crista de galo ou de uma pluma de avestruz. A crista-de-galo é nativa da América tropical e da Ásia. Principalmente no norte e nordeste do Brasil existe uma grande variedade dessa planta.

O condiloma acuminado, conhecido também como verruga genital, crista de galo, figueira ou cavalo de crista, é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pelo Papilomavírus humano (HPV). Atualmente, existem mais de 100 tipos de HPV – alguns deles podendo causar câncer, principalmente no colo do útero e do ânus.

Celosia argentea

A crista de galo, também conhecida por crista de galo plumosa, crista plumosa ou rabo de galo, é o nome popular dado às muitas variedades da Celosia argentea, uma espécie de origem indiana.

A herança do tipo de crista em galinhasEm galinhas podem ser observados quatro tipos de cristas: ervilha, rosa, noz e simples. Vejamos: Como você pode perceber, há dois pares de genes interagindo em cada crista, são eles Rr e Ee.

A crista-de-galo pode florescer por até 10 semanas.

Suas inflorescências possuem a forma de plumas, de espigas ou lembram um arranjo de cristas de galo bastante onduladas (resultando daí um de seus nomes populares, crista-de-galo), com cores vívidas, podendo ser vermelhas, laranjas, amarelas, brancas, ou de vários tons entre o rosa e o violeta.

Forre uma superfície plana e lisa com folhas de jornal, papelão ou outro material absorvente. Espalhe bem as plantas sobre esta superfície, de maneira a garantir boa circulação de ar, especialmente entre as hastes, onde há maior acúmulo de umidade. Deixe secando e evite o excesso de manuseio.

Até agora, a única relação da crista de galo com a saúde, se referia a uma planta medicinal conhecida popularmente com esse nome e cuja denominação botânica é Celosia argentea. As sementes e óleo desta herbácea são usados em fitoterapia, para tratar, sobretudo, as desordens digestivas e intestinais.

Existem três tipos de tratamento que podem ser utilizados: Tratamento tópico, com pomadas e remédios aplicados na verruga, mas que pode demorar muito mais tempo para trazer resultados: os mais comuns são o imiquimode a 5% e o ácido tricloroacético; Remoção através de crioterapia; Remoção através da eletrocauterização.

Na maioria das vezes, a presença do HPV não causa nenhum sintoma, sendo eliminado naturalmente pela imunidade após meses ou anos.

Sintomas das verrugas genitais
De tamanhos variados, elas possuem uma pequena crista e se alojam geralmente em grupos, na maioria das vezes na glande (cabeça do pênis) abaixo do prepúcio e na saída da uretra no homem, e na vulva, vagina e períneo na mulher.

Ela é usada na medicina popular para alívio de doenças respiratórias tais como tosse e bronquite, além de conter propriedades antissépticas para lavar feridas e doenças da pele. Em forma de chá alivia dores de cabeça, aftas, melhora a saúde do intestino, prisão de ventre e previne a insônia.

Crista-de-galo é uma espécie de planta anual, portanto não precisa de muita poda. Você só precisa cortar e limpar as folhas e caules doentes, amarelos ou caules caídos durante seu período de crescimento.

O solo precisa ser drenável, leve, fértil e com muita matéria orgânica. Isso irá gerar todos os nutrientes que a Crista de Galo precisa para crescer e florescer. É possível plantar em vasos também. O material pode ser de várias opções diferentes (plástico, madeira, acrílico, argila, etc.

As mudas desta planta são frágeis e por isso o ideal é que sua propagação seja feita através de sementes, enterrando-as cerca de 0,5 centímetro abaixo do solo, com temperatura próxima a 23ºC. É recomendado manter um espaçamento de pelo menos 15 centímetros entre uma semente e outra.

A casca de barbatimão, uma planta comum no litoral brasileiro, consegue resultados positivos no tratamento de verrugas genitais, um dos sintomas do Vírus do Papiloma Humano, o HPV.