Quais os benefícios da pimenta cumari?

Perguntado por: dfernandes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 14 votos

Além de ser fonte de capsaicina, piperina e diferentes vitaminas, a pimenta cumari fornece fibras alimentares e minerais importantes para a saúde. Por ser rica em potássio e fósforo, por exemplo, essa especiaria ajuda na saúde dos sistemas ósseo e muscular.

1. BOTÂNICA (Capsicum frutescens) pequeno arbusto, da família das Solanáceas, nativo das regiões tropicais americanas, tem folhas ovoides, flores brancas e frutos fusiformes vermelhos, sendo também conhecido como cumarim, pimentinha, etc.

Atinge o grau de ardência de 50.000 Scoville. A Pimenta Cumari-do-Pará é bastante picante e de aroma forte, sendo utilizada principalmente em conservas. Possui um aroma frutado, um pouco cítrico, único.

Alimentos ricos em sódio que devem ser evitados
Segundo a Dra. Ana Catarina Periotto, também cardiologista, cafeína, gengibre e pimenta também contribuem para o aumento da pressão.

Agora, uma ressalva bem importante: aqueles que JÁ possuem gastrite, úlceras, hemorroidas e diverticulites devem evitar o consumo de pimenta e/ou pratos apimentados.

É bastante comum as pessoas acharem que pimenta causa hemorroida, mas isso é um mito. O que a pimenta faz é irritar o problema que já existe, portanto, se o indivíduo tem hemorroida ou uma fissura na região anal, quando a pimenta passar por ali vai arder. Porém, se a pessoa não tiver nada, não vai sentir esse efeito.

A confusão existe porque a pimenta irrita as fissuras de quem já sofre com o problema. Isso acontece porque a capsaicina não é digerida no organismo, o que faz com que a sensação de ardência aconteça também na evacuação. Portanto, é recomendado que pacientes com hemorróidas não consumam alimentos apimentados.

Encontrada em versões de cor amarela ou vermelha, pequena e de formato ovalado, essa pimenta é bem ardida, pouco aromática e tem um sabor mais amargo. Utilizá-la no preparo de molhos ou feijoadas, por exemplo, é uma ótima forma de incrementar a dieta e acrescentar mais sabor aos diferentes pratos.

A pimenta dedo-de-moça ajuda a prevenir o câncer, a diabetes e a controlar o colesterol. E mais uma vez, a capsaicina: ela possui propriedades que ajudam a prevenir o câncer e a diabetes, pois causa redução de glicose sanguína aumentando o nível de insulina.

Verão

Época da Semeadura: Verão.

Pimenta Cumarí amarela e vermelha. Temos pimenta de cheiro tbm. Faça seu Pedido. 99112-7759 Pimenta Queimosa Cumarí amarela e vermelha 25 reais o kilo.

Entre as pimentas comumente consumidas no Brasil e em Portugal, a pimenta malagueta (ou piri-piri) é a mais ardida/quente, com SHU entre 50.000 e 175.000 unidades.

Carolina Reaper

A pimenta Carolina Reaper é considerada pelo Guinness World Records a pimenta mais ardida do mundo. Originária de Carolina do Sul, nos Estados Unidos, é uma variedade da espécie Capsicum chinense, resultado de um cruzamento entre a Habanero e Bhut Jolokia que também estão no topo da lista das mais ardidas.

Pacientes com diverticulite não podem comer alimentos apimentados.

A pimenta atua de formas específicas que fazem com que ela seja uma aliada das dietas: acelerando o metabolismo por meio do aumento da temperatura corporal, o que faz com que você gaste mais calorias, e estimulando sistema nervoso, o que libera algumas substâncias que auxiliam na diminuição de apetite.

Por possuir baixo índice glicêmico, ela é uma aliada na prevenção e no controle da diabetes.

Dentre os sintomas de doenças no estômago e intestino observados pelos estudiosos, foi possível notar que ao administrar o óleo de cominho preto com outros ingredientes, como o mel, pode-se obter uma diminuição na taxa de infecções como a causada pela bactéria H. pylori.

Não existe base científica que permita dizermos que a pimenta faz mal à saúde. No entanto, a exemplo de tantos outros alimentos, ela traz alguns riscos para o corpo. Pimentas mais ardidas e fortes podem causar inflamações. De acordo com o tipo e com a quantidade ingerida, pode haver uma agressão ao aparelho digestivo.

A dieta para o tratamento para H. pylori é preferencialmente evitando alimentos que estimulem a secreção de suco gástrico, como café, chá preto e refrigerantes, pimenta, condimentos fortes, temperos prontos, carnes processadas e gordurosas, como bacon e linguiça.

Comer pimenta não causa hemorroida, apenas pode, dependendo da sensibilidade do paciente, gerar sintomas de ardência e incômodo na região anal. Desse fato, surgiu o mito.