Quais os benefícios da mandioquinha cozida?

Perguntado por: ioliveira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

*Vitaminas: a raiz é rica em vitaminas A, B (B1) e C. - A vitamina A é aliada na saúde dos olhos. - A vitamina C ajuda a manter o sistema imunológico forte, é antioxidante e participa também da cicatrização de feridas e ainda previne o envelhecimento precoce.

Por promover a sensação de saciedade, a mandioquinha ajuda no emagrecimento. Também, contém fibras, as quais promovem a melhora do funcionamento intestinal, assim combatendo o inchaço. Além disso, é uma alternativa mais saudável à batata.

Consumo de sopas à noite ajuda a dormir melhor e emagrecer
Consumida com moderação, a mandioquinha não se torna vilã na dieta e é uma boa opção para variar o cardápio”, afirma.

Podemos observar, através da tabela, que a mandioca cozida possui maior valor energético, mais carboidrato, gordura, cálcio e magnésio. Já a mandioquinha cozida, é menos calórica, possui maior quantidade de proteína, fibra, ferro, fósforo, potássio e vitamina C.

É um bom alimento para pessoas com diabetes
Com isso, ela ajuda a evitar que as taxas de açúcar do sangue aumentam muito rapidamente, sendo assim um bom alimento adequado para pessoas diabéticas.

“Como sua base é uma hortaliça, que tem um tipo diferente de carboidrato, ele até pode ser combinado ao arroz”, informa a nutricionista Liliam Teixeira Francisco, da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso).

Mandioquinha - índice glicêmico: 62 (Médio)

Receita de Mandioquinha cozida, 66,50 calorias por porção - Vitat Receitas.

Benefícios da mandioquinha
*Vitaminas: a raiz é rica em vitaminas A, B (B1) e C. - A vitamina A é aliada na saúde dos olhos. - A vitamina C ajuda a manter o sistema imunológico forte, é antioxidante e participa também da cicatrização de feridas e ainda previne o envelhecimento precoce.

A melhor forma de consumir a mandioquinha é em sua forma in natura, seja cozida ou assada.

E isso não se trata de calorias, a mandioquinha tem 125 calorias em 100 gramas e a batata, 85 calorias. Porém, a primeira tem o índice glicêmico mais baixo.

Para o café da manhã, boas opções são o mamão, o abacate, a banana, as frutas vermelhas, a maçã e a pera, que fornecem bastante energia e nutrientes importantes. E a melhor forma de consumir é in natura, com bagaço e casca, se puder.

7 alimentos que ajudam a dormir melhor

  1. Leite e derivados. Afinal, parece que é mesmo verdade: beber um copo de leite antes de se deitar pode ajudá-lo a dormir melhor. ...
  2. Ovos. ...
  3. Espinafres. ...
  4. Peru. ...
  5. Banana. ...
  6. Frutos secos. ...
  7. Peixe.

Confira a lista de alimentos perfeitos para comer antes de dormir:

  • Banana;
  • Frutas secas;
  • Leite morno;
  • Iogurte natural com aveia;
  • Chás calmantes, como o de camomila, erva-doce e passiflora;
  • Abacate;
  • Castanhas;
  • Cereja.