Quais os benefícios da gratidão na Bíblia?

Perguntado por: dtorres . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.4 / 5 14 votos

Na Bíblia, Gratidão é a qualidade de reconhecer e valorizar as dádivas recebidas. A vida, a saúde, a família, os talentos, as capacidades, os amigos, a fé, enfim, tudo que temos e somos, nos foi dado. A Palavra de Deus incentiva-nos sempre a ser agradecidos ao Senhor.

A Bíblia diz que devemos ser gratos em todas as ocasiões, porque essa é a vontade de Deus (1 Tessalonicenses 5:18). A gratidão é uma forma de louvar a Deus e um sinal de uma vida transformada por Jesus. Quem é grato é mais feliz. A gratidão ajuda a valorizar as bênçãos que temos, encontrando mais alegria nelas.

Com o sentimento de gratidão, é possível fortalecer vínculos e ter mais sabedoria para lidar com adversidades. Ele tem a capacidade de reconfigurar o cérebro de uma pessoa para a busca de boas experiências.

Quando você expressa gratidão, isso desencadeia uma resposta biológica no cérebro do destinatário, que inclui uma onda de dopamina química que leva a uma sensação boa, diz o psicólogo.

Orar agradecendo a Deus ajuda a criar o hábito da gratidão. Na oração, centramos nossa atenção em Deus e temos a oportunidade para agradecer pessoalmente por tudo que Ele nos fez. Na Bíblia, os primeiros discípulos agradeciam a Deus por muitas coisas nas suas orações: pela salvação, pela esperança, pelos seus irmãos…

Além disso, estudiosos da PP afirmam que a gratidão proporciona ao indivíduo mais emoções positivas, mais energia e vitalidade. "Quem agradece ganha e quem recebe o agradecimento também. Não existe limite para a gratidão. Quanto mais melhor", afirma a psicopedagoga.

A palavra gratidão é derivada do latim gratus, que pode ser traduzido como agradecido, ou gratia, que tem o mesmo sentido das palavras graça, bênção e dádiva. Sendo assim, gratidão significa o reconhecimento das coisas boas que existem na vida.

Uma prática regular de gratidão ajuda a elevar nossos pensamentos e constrói a autoestima ao longo do tempo. A gratidão é algo que podemos escolher para cultivar em nós mesmos a qualquer momento, tornando-a um componente inestimável do bem-estar mental. Aprender a viver com gratidão!

Além disso, a Bíblia nos ensina a sermos gratos por todas as bênçãos que recebemos e a reconhecer a bondade e a soberania de Deus em todas as coisas. Temos muitas razões para sermos gratos a Deus: ele nos dá a salvação do pecado, seu amor, a garantia de sua presença em nossas vidas e a promessa da vida eterna.

Salmo 75:1
damos-te graças, pois perto está o teu nome; todos falam dos teus feitos maravilhosos.

Uma maneira muito simples de mostrar gratidão é agradecendo! O louvor é uma forma de lembrar tudo que Deus fez por você e agradecer. Quando você louva, você também conta para outras pessoas como Deus é bom, mostrando sua gratidão. Encontre aqui versículos para louvar a Deus.

Se entendermos isso, quando falamos da relação entre nós, homens, quanto mais quando falamos da relação com Deus. Ter um coração agradecido com Deus é o reconhecimento de que somos criaturas e que Ele veio até nós com o melhor dos dons que podemos imaginar: Ele mesmo.

Como podemos tornar-nos mais gratos?

  1. Escreva cartas de agradecimento. Experimente escrever cartas de agradecimento a quem o faz sentir bem ou teve um impacto positivo na sua vida. ...
  2. Mantenha um diário de gratidão. ...
  3. Subtraia mentalmente eventos positivos. ...
  4. Treine a atenção plena ou mindfulness.

Como praticar a gratidão no dia a dia?

  1. Manter um diário da gratidão. ...
  2. Fazer elogios com frequência. ...
  3. Demonstrar carinho pelas pessoas queridas. ...
  4. Valorizar tudo o que possui. ...
  5. Desfrutar de cada momento em plenitude. ...
  6. Sorrir para as pessoas. ...
  7. Realizar pequenos atos de gentileza. ...
  8. Ser voluntário em uma ação social.

A gratidão é um sentimento poderoso e verdadeiramente transformador, pois nos leva a reconhecer e a valorizar o que é bom. Ela nos leva a identificar as coisas boas que acontecem conosco e com as pessoas que estão próximas a nós.

A gratidão abre o nosso entendimento para o fato de que temos recebido muito mais bênçãos do que possam ser os nossos problemas ou dificuldades. O Senhor nos convoca a agradecer por todos os benefícios que Ele tem feito, e, quando fazemos isso, percebemos que esses benefícios são incontáveis.

O sentimento de gratidão é o que se manifesta quando alguém faz algo positivo por nós e quando percebemos a grandiosidade das nossas conquistas. Então, é como uma sensação de reconhecimento pelo trabalho de alguém, seja de outra pessoa, seja de nós mesmos.

Quando falamos de gratidão, podemos identificar 3 tipos: a gratidão teórica, a gratidão passiva e a gratidão ativa.

A etimologia da palavra gratidão vem da expressão latina gratus, que é traduzida como estar agradecido ou ser grato. Além disso, gratidão deriva também de gratia, que em latim quer dizer graça.

Se aprendermos a ser gratos pelo que está em processo, ficaremos menos ansiosos acerca de todas as coisas, acerca de nossas próprias vidas. A neurociência e a psicologia comprovam que a gratidão reprograma nosso cérebro de tal forma que nos tornamos aos poucos mais felizes.