Quais os benefícios da convivência social?

Perguntado por: dteixeira . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 17 votos

O convívio social traz muitas vantagens para a saúde mental e física dos indivíduos. O risco reduzido de depressão, demência e o alívio do estresse promovidos pela interação com outras pessoas melhora o estado de bem-estar e ajuda a prevenir doenças de modo geral, especialmente em pessoas com mais idade.

Além de tornar o ambiente leve, menos estressante e, consequentemente, mais produtivo, o convívio social no trabalho permite conhecer desejos e anseios e criar grupos de apoio em prol de uma causa.

Seja gentil. A gentileza é indispensável para se ter uma boa convivência com alguém. Ela pode ser colocada em prática por meio de atos simples, como desejar um “bom dia”, dizer “obrigado” e discorrendo elogios às pessoas. Agindo de forma sincera e afetuosa, mostrando que você se importa com os outros.

A socialização (efeito de ser tornar social) está relacionada com a assimilação de hábitos culturais, bem como ao aprendizado social dos sujeitos. Isso porque é por meio dela que os indivíduos aprendem e interiorizam as regras e valores de determinada sociedade.

Por isso, a convivência é considerada a melhor forma de adquirir e pôr em prática os valores fundamentais que regem nossa vida em comunidade. Respeitar os demais, ter paciência, ser responsável e persistente são alguns dos valores que os pais podem transmitir a seus filhos para que eles cresçam livres e felizes.

Os mais evidentes são os transtornos de humor, estresse excessivo, ansiedade patológica, irritabilidade, medo e insônia.

Convivência é a acção de conviver (viver em companhia de outro ou outros). No seu sentido lato, trata-se de um conceito relacionado com a coexistência pacífica e harmoniosa de grupos humanos num mesmo espaço.

Socializar é compartilhar, é se fazer presente e ser lembrando. Trata-se de criar confiança e ajudar uns aos outros com seus objetivos. Relacionar-se regularmente com seus contatos e encontrar oportunidades para ajudá-los irá fortalecer suas relações.

É através da socialização que o indivíduo pode desenvolver a sua personalidade e ser admitido na sociedade. Em outras palavras, a Socialização é o processo de adquirir conhecimento social, é o processo que transforma o ser humano, de um ser biológico para um ser social.

Esse processo é responsável por garantir que o novo sujeito social aprenda como se guiar em meio ao mundo de significados que a sua realidade possui, e exercerá grande influência sobre seu comportamento.

Esses conceitos são pilares fundamentais para a convivência, como a igualdade, a fraternidade,a justiça, a empatia, e a dignidade.

Ter amigos e conviver diariamente com as pessoas de quem gostamos faz bem à saúde. Apesar de parecer óbvio, já existem estudos científicos que comprovam a importância do convívio social: a nossa saúde mental (e até física) melhora conforme investimos em tempo de qualidade com pessoas que nos são queridas.

Os valores morais são importantes para que possamos ter uma vida social harmoniosa, pacífica e respeitosa entre as pessoas. Os valores morais determinam como devem ser os comportamentos, funcionando como uma espécie de orientação sobre a forma de agir, e de certa forma garantem a ordem social.

A presença do cortisol eleva a pressão arterial, reduz o sistema imunológico e pode, entre outros fatores, contribuir para o declínio da performance do sistema cognitivo. A falta de interação com amigos e familiares também colabora com o aparecimento da depressão, da demência precoce e de problemas cardíacos.

Isso pode estar relacionado a traumas, medos, fobias ou vergonha. A fobia social ocorre quando o indivíduo sente um intenso desconforto que deriva do medo da avaliação alheia.

O aspecto mais importante da interação social é que ela provoca uma modificação de comportamento importante nos indivíduos envolvidos, como resultado do contato e da comunicação que se estabelece entre eles. Desse modo, fica claro que o simples contato físico não é suficiente para que haja interação social.

Na realidade, a socialização representa uma etapa particularmente importante para moldar um bom relacionamento no longo prazo entre o indivíduo e a organização. Reduz o tempo de adaptação do novo funcionário ao seu novo ambiente de trabalho e acelera a produtividade.

Em geral, há dois tipos principais de socialização, a socialização primária e a socialização secundária. A primeira diz respeito à socialização que ocorre através da família, quando a criança entrará em contato com a linguagem e estabelecerá suas primeiras ralações sociais.

Tipos de socialização: primária, secundária, terciária. A socialização é um processo que permite aos indivíduos, desde os primeiros anos de vida e de geração em geração, a transmissão de cultura, valores e comportamentos sociais, em contextos específicos.

5 dicas de socialização para fazer mais amigos

  1. Participar de atividades em grupo. O ser humano não foi feito para viver isolado. ...
  2. Cumprimentar as pessoas. ...
  3. Sorrir com frequência. ...
  4. Tornar-se desprendido. ...
  5. Frequentar uma escola de dança.