Quais os benefícios da cenoura para os rins?

Perguntado por: eparis7 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 12 votos

Por outro, defende-se que “a cenoura é riquíssima em vitamina A e em minerais, como potássio, fósforo, iodo e cálcio”, o que ajuda “na regeneração celular do fígado e na melhora da função renal”.

Entre suas propriedades, o pepino é um diurético natural e ajuda a dissolver as pedras que se formam nos rins, além de ajudar a controlar a pressão arterial, manter o organismo hidratado e o funcionamento do intestino regulado, assim como diminuir os níveis de açúcar no sangue, além de ser anticancerígeno, anti- ...

vegetais crucíferos – couve-de-bruxelas, couve, couve-flor, brócolis e repolho possuem fitoquímicos que ajudam na proteção contra inflamações; própolis – é antioxidante, anti-inflamatório e contribui para a melhora do sistema imune; alho – possui alicina, que tem ação anti-inflamatória e antioxidante.

Para melhorar e cuidar da saúde dos rins, é melhor beber melancia, graças à sua grande quantidade de água. Mas mirtilos também são muito eficazes graças ao fato de ser uma fruta da floresta com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antibacterianas.

Os alimentos ricos em gordura animal, incluindo óleo de coco, oleo de palma, frituras, ultraprocessados, banha, queijos amarelos, carnes gordurosas, entre outros, são ricos em gordura saturada que, em excesso, também interfere negativamente na saúde dos rins.

Cranberries são bem conhecidos por suas propriedades de limpeza, enquanto maçãs, melancias, frutas cítricas, alho e cebola são excelentes fontes de vitaminas e minerais que ajudam a manter seus rins em forma de ponta.

Modo de preparo

  1. Lave bem o chuchu e descasque a fruta;
  2. Corte em pedaços médios;
  3. Acrescente no liquidificador os pedaços de chuchu, o suco do limão e a água;
  4. Bata todos os ingredientes até formar um líquido homogêneo;
  5. Beba em seguida.

Juntas, elas acumulam diversos nutrientes e vitaminas A, C, K, B8, complexo B, ácido pantatênico, ácido fólico, potássio, fósforo, zinco, ferro, cobre e manganês. Por essa razão, segundo nutricionistas, comer ou tomar o suco desta dupla ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Benefícios do suco de cenoura em jejum
Devido ao seu poder antioxidante, beber este suco logo pela manhã ajuda a preparar o corpo para enfrentar o dia seguinte e melhorar a condição da pele. Da mesma forma, com o estômago vazio, este suco favorece a perda de peso e melhora a saúde visual, principalmente.

Não beba mais do que 5 copos de suco de cenoura por semana, porque em excesso ele pode deixar a pele com um tom alaranjado. 3 copos por semana (1 copo por dia) são suficientes para usufruir de todos os seus benefícios.

Riscos e contraindicações
Além disso, pessoas com diabetes devem consumir cenouras com moderação, por seu alto teor de açúcar. Pela quantidade de fibras, o alimento também pode causar flatulência e até diarreia se consumido em excesso.

Aposte na alimentação natural. A prevenção de doenças renais pode estar mais perto do que você imagina — no seu prato, mais precisamente. De acordo com a Fundação Pró-Rim, verduras, legumes, grãos integrais, carne, peixe, frango e ovos estão na lista dos alimentos que ajudam a preservar os rins.

Confira também, nosso vídeo sobre o tema: É válido ressaltar que o tratamento da insuficiência renal crônica tem por objetivo evitar a progressão da doença, mas não recupera a função renal. Quando ela é completamente perdida, a única maneira de ter um rim funcionando no corpo é por meio de transplante.

Consuma bastante água
Tomar muita água é fundamental para auxiliar a purificação dos rins. Um adulto deve ingerir em média dois litros de água por dia, fora outros líquidos saudáveis como sucos e chás. A ingestão de pouco líquido resulta em rins sobrecarregados e sem condições de realizar o processo de filtração.

Além da carne animal e dos laticínios, o consumo de frutas como o abacate e a banana e legumes como a batata doce e a beterraba, por exemplo, também devem ser evitados por conter níveis mais altos de potássio.

Reduzir o consumo de proteínas animais, como carne vermelha, frango e peixe diminui os níveis de creatinina no corpo.

# Vegetais, frutas e leguminosas são importantes fontes de vitaminas e minerais, dentre eles o potássio, que no caso de pacientes com insuficiência renal deve ser controlado.

A maneira mais eficaz de identificar alguma doença nos rins é por meio de exames de sangue e urina. A dosagem de creatinina sanguínea é capaz de calcular a taxa de filtração sanguínea no órgão. O exame de creatinina é laboratorial e pode ser feito por dois métodos diferentes.

Para desintoxicar o fígado é importante apostar no consumo de alimentos saudáveis, como frutas, vegetais e leguminosas. Além disso, alguns chás também ajudam a limpar o fígado, como é o caso do chá verde ou o chá de boldo.

Os pacientes podem comer tomate sem medo. A fruta só é contraindicada quando o nível de potássio está muito alto no sangue do paciente. Comer tomates e vegetais com sementes em quantidades normais não tem nenhum papel em causar cálculos renais.

O especialista aponta que o consumo excessivo de ovo deve ser evitado principalmente para pessoas com histórico de doenças renais na família, visto que a proteína que não é usada pelo corpo é eliminada por meio do órgão, sobrecarregando suas funções.