Quais os benefícios da carne de soja para nossa saúde?

Perguntado por: cvasconcelos . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.3 / 5 12 votos

Ela contém ácidos graxos essenciais, como o ômega 6 e o ômega 3, vitaminas e compostos fitoquímicos, como a isoflavona. São diversos os benefícios do consumo habitual de carne de soja: ela pode ajudar a controlar os níveis de colesterol no sangue, além de prevenir o câncer de mama e a osteoporose.

A resposta é simples: qualquer pessoa pode comer proteína texturizada de soja! Basta diferenciar a quantidade e frequência, para que seja coerente a cada tipo de dieta. Aliás, o consumo regular da soja pode até ser benéfico para alguns grupos de pessoas.

Esta proteína vegetal é altamente rica em nutrientes e pode ser uma opção perfeita para quem deseja ter uma alimentação mais saudável.

RIO - A proteína de soja ou de leite é um ótimo remédio para ajudar a reduzir a pressão arterial, segundo autores de um estudo publicado na revista científica "Circulation".

“No caso específico do diabetes, a inclusão da soja na dieta ajuda a controlar o índice glicêmico das refeições, além da elevação da qualidade nutricional e dos benefícios advindos de seus compostos funcionais”, explica a autora.

Soja é saudável? A resposta é sim, mas o segredo é priorizar sempre a versão orgânica do grão. “A soja faz parte do grupo das leguminosas, como o grão-de-bico e o feijão. O problema é que a soja transgênica contém fertilizantes e agrotóxicos.

Em um estudo realizado com modelos animais, pesquisadores da Universidade de Illinois, nos EUA, mostram que a proteína da soja – encontrada no leite, iogurte ou no tofu – ajuda a diminuir o acúmulo gordura e triglicerides no fígado de pessoas obesas.

Qual a melhor forma de consumo? A soja pode ser consumida de diversas maneiras na nossa alimentação. Jobst acredita que as melhores são em forma de tofu ou missô e, por último, em grão. “O ideal é consumir a soja fermentada.

Por isso, difundiu-se a ideia errônea de que a soja, nos homens, seria responsável pelo surgimento de características femininas, como seios e diminuição da testosterona. A ciência prova o contrário. “Vários estudos científicos demonstram que homens podem consumir a soja ou derivados sem receio.

Riscos do consumo regular
Ela contém ácido fítico (fitato), que causa deficiência de Cálcio, Magnésio, Ferro, Cromo e Zinco. Também inibe a digestão de proteínas, o que gera problemas no pâncreas, além de inibir a transformação de T4 e T3, causando hipotireoidismo a longo prazo”.

Não encontramos nenhuma associação significativa entre qualquer produto de soja e o risco de doença cardiovascular em homens ou de câncer total em ambos os sexos”, registraram os responsáveis pelo levantamento.

100 g de soja fornece mais de 30g de proteínas, quase a mesma quantidade que encontramos em 1 filé pequeno de carne bovina. A soja é a base do tofu, que além de proteínas, também é uma ótima fonte de cálcio, ferro e ômega 3.

Então, não se preocupe com isso. A ciência não afirma que a soja diminui ou impacta negativamente nos níveis de testosterona. E esse alimento pode ser um poderoso aliado, já que é uma das melhores fontes de proteína vegetal disponíveis!

Quem tem gastrite pode consumir a soja e o leite de soja sem maiores preocupações.

A profissional indica a escolha por carnes mais magras, como peixe e frango, para prevenção e controle da hipertensão. Até cortes mais magros de carne vermelha, como filé mignon e músculo, são recomendados para os pacientes.