Quais os benefícios da betaistina?

Perguntado por: omoura . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.3 / 5 6 votos

Betaistina é indicada para Doença de Ménière, definida pela tríade de sintomas de vertigem, perda auditiva, zumbido, e para o tratamento sintomático de vertigem vestibular.

· O dicloridrato de betaistina 24 mg: um comprimido duas vezes ao dia. Se você tiver que tomar mais de um comprimido por dia, distribua a tomada dos comprimidos ao longo do dia. Por exemplo, tome um comprimido pela manhã e um a noite. Tente tomar seu comprimido no mesmo horário todos os dias.

O dicloridrato de betaistina 24 mg
Tente tomar seu comprimido no mesmo horário todos os dias. Esse hábito manterá uma quantidade constante do medicamento no seu corpo.

O dicloridrato de betaistina melhora os sintomas de vertigem (acompanhada de náuseas e vômitos) e zumbido no ouvido. A melhora, algumas vezes, só pode ser observada após algumas semanas de tratamento. Os melhores resultados são obtidos às vezes depois de alguns meses.

CONCLUSÃO: A dose de 48 mg/dia de betaistina durante 120 dias consecutivos é útil na redução ou eliminação do zumbido de pacientes com distúrbios vestibulares.

Reações alérgicas

  • Erupção na pele (rash) vermelha e irregular, ou pele inflamada com coceira;
  • Inchaço do rosto, lábios, língua ou pescoço;
  • Queda da pressão sanguínea;
  • Perda de consciência;
  • Dificuldade de respirar.

Betaxetin 24mg, caixa com 10 comprimidos.

A causa da síndrome de Ménière
É uma espécie de retenção líquida dentro do labirinto, onde o excesso de endolinfa entope esse canal causando tontura.

COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA? Este medicamento contém betaistina, é um tipo de medicamento chamado “análogo-histamínico” e age melhorando o fluxo sanguíneo no seu ouvido interno. Isso diminui o acúmulo da pressão. Este medicamento melhora os sintomas de vertigem (acompanhada de náuseas e vômitos) e zumbido no ouvido.

Não tome dicloridrato de betaistina se: · Você é alérgico (hipersensibilidade) à betaistina ou a qualquer um dos componentes do produto (veja COMPOSIÇÃO); · Seu médico lhe informar que você possui tumor da glândula adrenal (chamado feocromocitoma).

A cura da Labirintite, de fato, cuja maioria dos casos estão ligados a uma infecção viral, é obtida por meio do tratamento, que consiste em repouso, hidratação e bons hábitos alimentares, além de medicamentos para aliviar os sintomas.

Um comprimido duas vezes ao dia. A dosagem deve ser individualmente adaptada de acordo com a resposta terapêutica. A melhora, algumas vezes, só pode ser observada após algumas semanas de tratamento. Em alguns casos os melhores resultados são obtidos após alguns meses.

A vertigem do sistema vestibular é responsável pela sensação de tontura rotatória, oscilopsia (ilusão de que o ambiente está se movendo), náuseas, nistagmo (oscilações rítmicas, repetidas e involuntárias de um ou ambos os olhos) e vômitos.

Quem toma dicloridrato de betaistina pode tomar cerveja? O álcool pode atrapalhar o efeito esperado desta medicação.

Flunarizina e Cinarizina
Se bloqueia o canal de cálcio, inibe a ativação de neurônios e até mesmo em relação aos vasos, e isso acaba melhorando a tontura do labirinto, porque melhora também a circulação, como se desse uma anestesiada no labirinto.

Os sintomas de uma crise de labirintite emocional são semelhantes aos de uma labirintite comum, sendo os principais:

  • Náuseas e tonturas;
  • Zumbido constante no ouvido;
  • Dificuldade para ouvir ou perda momentânea da audição;
  • Sensação de ouvido entupido;
  • Desequilíbrio.