Quais os benefícios da água tônica?

Perguntado por: aferreira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 4 votos

Conheça 3 benefícios de beber água tônica

  • 1 – Promove a desintoxicação. A água tônica é ótima para fazer aquela limpeza no organismo e se livrar de toxinas prejudiciais para a nossa saúde. ...
  • 2 – Ajuda na digestão. A quinina presente na água tônica também torna a bebida benéfica para a digestão. ...
  • 3 – Tem efeito antioxidante.

O que acontece mesmo é que tudo que é consumido em excesso pode ser prejudicial. Por isso, não tem nenhum problema que você goste de beber água tônica – seja ela pura ou misturada em um coquetel de gin. O importante mesmo é que você consuma a bebida de maneira equilibrada, sem exageros.

Além disso, como tem quinino, o ideal é beber com moderação, hein! E no caso de pessoas com hipoglicemia, que é o baixo nível de açúcar no sangue, e pessoas com doenças renal ou hepática e mulheres grávidas, o indicado é evitar a bebida!

A diferença no sabor e ingredientes
A água tônica também tem menos açúcar do que um refrigerante. Mas como é só um pouquinho mesmo, quem tem diabetes ou tá de dieta pode escolher a versão diet, light ou zero, combinado? Elas têm adoçantes e, por isso, contam com poucas calorias!

Água tônica faz bem para a digestão
A água tônica também contém ingredientes químicos que atuam de forma semelhante ao ácido gástrico - ou seja, ajuda a reduzir aquela sensação de estufamento depois de comer. Por isso, uma boa dica é tomar um copo de água tônica bem gelado depois da refeição principal.

Benefícios da água tônica: Será que faz bem? De acordo com especialistas em saúde, o único benefício da água tônica é que, por ser um líquido, pode ser hidratante. Mas, por geralmente ser tão rica em açúcar, os contras nutricionais superam.

O quinino é comumente utilizado para o tratamento de câimbras musculares idiopáticas.

Distúrbios visuais, incluindo visão borrada, escotomas, sonolência, fotofobia, diplopia, cegueira, redução no campo visual, mudanças na visão das cores, vertigens, dores de cabeça, síncope, apreensão, nervosismo e confusão; Angina; Náuses, vômitos e dores epigástricas; Nefrotoxicidade, hepatotoxicidade e ototoxicidade.

A água tônica zero pode ser uma opção melhor para quem quer ou precisa ingerir menos calorias e açúcares.

A água tônica pode ser tomada pura, mas algumas pessoas podem não gostam do sabor mais amargo causado pelo quinino, preferindo misturar a bebida em coquetéis com ou sem álcool. Além da clássica Gin Tônica, a água tônica pode ser misturada com outras bebidas como Vodka, Espumante e Rum, por exemplo.

A água tônica ainda favorece as glândulas gástricas, o que corresponde a alívios de queimações, náuseas e sensações incômodas no estômago.

Todos sabem que a ordem nos dias quentes é a hidratação. Porém é preciso escolher bem a bebida que vai repor os nutrientes perdidos com o calor. Pessoas com diabetes e pressão alta devem evitar sucos industrializados e bebidas isotônicas, pois eles têm restrições quanto às quantidades de açúcar e sódio ingeridas.

A água com gás nada mais é que a água acrescida do gás carbônico em sua composição, o mesmo que é adicionado em refrigerantes no geral. Já na água tônica tem na sua composição a água com gás, açúcar e uma substância chamada hidrocloreto de quinino que fornece o sabor amargo à bebida.

Água tónica é um refrigerante que contém soda, açúcar e quinina. A água tónica é feita com um pó branco extraído da casca da árvore de cinchona (hidroclorato de quinina) que dá o gosto amargo ao produto.

Usos da água com gás na gastronomia
A água com gás é capaz de deixar as papilas gustativas mais sensíveis ao sabor dos alimentos. Por isso, ela pode ser ingerida entre um prato e outro como forma de preparar o paladar para a degustação.

Ele é a perfeita fusão entre os sucos de laranja, maçã e grapefruit com água gaseificada e um toque de açúcar. Além de ser uma boa opção para acompanhar os mais diversos tipos de refeições, também pode servir de complemento em drinks para proporcionar um toque cítrico.