Quais os bairros mais violentos de Natal?

Perguntado por: osilveira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

Em 2020, observa-se que os homicídios se concentraram em Igapó, Nossa Senhora da Apresentação, Redinha, Pajuçara, Potengi, Lagoa Azul, Quintas, Nordeste, Bom Pastor e Felipe Camarão. As zonas Norte e Oeste somaram 237 dos 296 homicídios em 2020.

A Região Administrativa Leste, criada pela Lei Ordinária nº 3.878/89, é composta por 12 bairros: Santos Reis, Rocas, Ribeira, Praia do Meio, Cidade Alta, Petrópolis, Areia Preta, Mãe Luiza, Alecrim, Barro Vermelho, Ti rol e Lagoa Seca.

O Passo da Pátria, maior comunidade ribeirinha da nossa capital, vista por muitos como a zona marginal da região, está localizado entre o conjunto de casas a partir do qual se desenvolveu o bairro da Cidade Alta e o bairro do Alecrim, às margens do Rio Potengi e da linha férrea.

Mas, afinal, qual é a maior favela da capital do Rio Grande do Norte? A maior favela de Natal é a África, que fica no bairro da Redinha, zona Norte da capital potiguar e tem 1024 domicílios em ocupação. O local fica literalmente embaixo da Ponte Newton Navarro, que liga a ZN com os bairros da Zona Leste.

Ponta Negra

Ponta Negra: Com vida noturna badalada e rede de serviços completa, a região é uma das mais badaladas da cidade e atrai tanto os turistas quanto moradores que queiram desfrutar das benesses da praia mais famosa de Natal. Tirol: Dos mais nobres da cidade, o local possui apartamentos e casas de alto padrão.

Tirol

Tirol. Um dos bairros mais nobres de Natal, possui apartamentos e casas de alto padrão. É uma região bem localizada, com farmácias, padarias, supermercados e escolas à disposição.

Capim Macio

Capim Macio
O bairro, que dá acesso à Praia de Ponta Negra, é um dos um dos mais valorizados de Natal. Com perfil residencial, apesar da tranquilidade o Capim Macio está próximo a restaurantes, supermercados, bancos, shoppings, como o Orla Sul e Sea Way, e de três faculdades.

O bairro de Mãe Luíza lidera o ranking entre os quatro bairros na lista desta zona, com um total de 23 assassinatos registrados. Ele credita ao tráfico de drogas as altas constatações do crime.

A região mais violenta da cidade em 2022, segundo os dados do ISP, foi a formada pelos bairros de Bangu, Gericinó, Padre Miguel e Senador Camará. As referidas áreas foram as que mais registraram homicídios no Rio.

Geografia. Na divisão territorial do Brasil feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2017, Parnamirim pertence às regiões geográficas intermediária e imediata de Natal.

Um dos bairros com o metro quadrado mais valorizado da Zona Leste de São Paulo, o Jardim Anália Franco é conhecido por seus imóveis de alto padrão, além de fazer divisa com os bairros do Tatuapé e Vila Carrão.

A Região Administrativa Norte criada pela Lei Ordinária nº 3.878/89corresponde à maior das quatro regiões de Natal, composta por 07 bairros: Igapó, Salinas, Potengí, Nossa Senhora da Apresentação, Lagoa Azul, Pajuçara e Redinha.

Qualidade de vida
Além da segurança e infraestrutura, a capital potiguar tem praticidade e comodidade para facilitar a vida de quem tem muitos compromissos. Tranquilidade, trânsito mais livre e inúmeras possibilidades de lazer e diversão tornam Natal um lugar leve, dinâmico e uma das melhores cidades do Brasil.

Das sete cidades com favelas, seis estão nessa área. Só em Natal, a quantidade de moradias subnormais cresceu 47%, passando de 22.561 unidades para 33.372.

De acordo com o Instituto, em Natal são 41 favelas natalenses chamadas de África, Alemão, Aliança, Alta Tensão, Alto do Guarapes, Aparecida, Areado, Barreiros, Barro Duro, Beira Rio, Boa Soarte, Brasília, Camboim, Coqueiros, Cruzeiro, Curtume, Fio, Formigueiro, Gramoré, José Sarney, Lagoinha, Lavadeiras, Mãe Luíza, ...

Consideradas zonas de proteção ambiental, as áreas do Mosquito e Beira-Rio estão localizados na ZPA 8, que tem como objetivo a proteção do ecossistema de manguezal e estuário do Potengi/Jundiaí. São áreas de mangue e domínio de ferrovias, ou seja, as construções deveriam ter 15 metros de distância da linha do trem.

Mossoró, capital do Semiárido Nordestino, é a maior cidade do interior e a segunda maior do Rio Grande do Norte. Parnamirim, situada na Região Metropolitana de Natal, ao sul da capital, é a terceira cidade mais populosa do Rio Grande do Norte.

Seu território está politicamente dividido em 36 bairros, que compõem quatro regiões administrativas (Norte, Sul, Leste e Oeste).