Quais são autores da literatura indígena que você conhece?

Perguntado por: dborges . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 11 votos

Literatura Indígena: 12 Escritores Para Ler

  • Daniel Munduruku.
  • Olívio Jekupé
  • Ailton Krenak.
  • Graça Graúna.
  • CARLOS TIAGO HAKIY.
  • ELIANE POTIGUAR.
  • ELY MACUXI.
  • CRISTINO WAPIXANA.

"A literatura e as obras produzidas pelos povos indígenas traz conhecimento e informação para a sociedade sobre o que nós somos. Tudo isso ajuda no processo de nos respeitar e entender nossa pautas", expõe. A escritora fala sobre como o processo de escrita também é um ato de resistência dos povos.

As principais características que marcam o texto produzido pelos autores indígenas são as narrativas cosmológicas e de visões de mundo das etnias, a integração entre o ser humano e a Natureza como algo uno, a ancestralidade e as suas simbologias.

Conheça alguns deles:

  • Ademilson Umutina. É um cantor e compositor indígena que vive na aldeia Bacalana, localizada no município de Barra do Bugres (MT). ...
  • Kunumí MC. Aos 19 anos, Kunumí MC é considerado o primeiro indígena artista de rap solo no país. ...
  • KATÚ ...
  • Jaider Esbell. ...
  • Uýra Sodoma.

A produção literária indígena na forma escrita iniciou-se na década de 1980 pela demanda de materiais didáticos utilizados nas escolas indígenas que refletissem a cultura e a realidade de cada povo.

A origem do Indianismo
Outros estudiosos sugerem que poetas árcades, no século XVIII, tenham sido os primeiros a trazerem à cena literária os povos nativos e as belezas naturais do Brasil, assim como fez o poeta mineiro Basílio da Gama (1741-1795), com a publicação de O Uraguai, em 1769.

Olívio Jekupé
Aos 55 anos de idade, Olívio Jekupé se estabeleceu como um dos principais nomes da literatura indígena no Brasil.

O indígena aparece na literatura brasileira desde as primeiras ma- nifestações literárias; desde a carta de Pero Vaz Caminha aos cronistas dos séculos XVII e XVIII. Nessas obras, contudo, o índio aparece apenas como registro, equivalente às referências encontradas nas obras dos via- jantes.

“O termo literatura indígena foi criado estrategicamente como uma forma de valorizar a cultura indígena, as histórias, as lendas, a ancestralidade. Foi uma forma que nós encontramos, de luta e de resistência, para tirar da invisibilidade não apenas os povos indígenas, mas toda a sua produção cultural”, contextualizou.

O Romance Indianista marca a busca na literatura por um herói nacional. O índio foi eleito como a figura de maior representatividade, considerando que o branco era tido como o colonizador europeu, e o negro, como escravo africano. Assim, o índio foi considerado como único e legítimo representante da América.

A importância da literatura na sala de aula é essencial para a formação do leitor em seus aspectos cognitivo, cultural e social. Com isso, ao se trabalhar a cultura indígena dentro da literatura, outras questões serão abordadas, como os valores e a identidade.

Os temas abordados na literatura indígena são variados, abrangendo desde questões históricas, culturais e sociais até questões relacionadas às relações entre os povos indígenas e a sociedade em geral. Alguns temas recorrentes incluem o direito à terra, o racismo, a luta pela autonomia e a resistência à violência.

Arte Plumária Indígena
Assim como a pintura corporal, a arte plumária serve também para indicar os grupos sociais. Na maior parte são os homens que desenvolvem a arte plumária.

Sua principal arte era a cerâmica, que podia ser de uso doméstico (para guardar mantimentos, simples e não apresentavam a superfície decorada), cerimonial (uso festivo ou homenagens fúnebres, eram bem decorados, caracterizados por apresentar desenhos, cortes na cerâmica ou em alto relevo), ou funeral (decoradas com ...

pintura corporal

A pintura corporal é, sem dúvidas, a arte indígena brasileira mais representativa dos índios. Isso porque ela não busca apenas um valor estético, mas a sim a transmissão de valores culturais de cada tribo.