Quais os atores da novela Tieta que já faleceram?

Perguntado por: lcamilo . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

Confira a lista dos artistas de Tieta, novela produzida em 1989 pela Rede Globo, que infelizmente nos deixaram.

  • Armando Bógus. O elenco de Tieta realmente tinha estrelas do mais alto quilate. ...
  • Yoná Magalhães. Leia mais. ...
  • Marcos Paulo. ...
  • Sebastião Vasconcelos. ...
  • Miriam Pires. ...
  • Cláudio Corrêa e Castro. ...
  • Cláudia Magno. ...
  • Elias Gleizer.

Paulo Nigri estreou no teatro e fez várias peças de sucesso nos anos 1980: Blue Jeans, Capitães de Areia e o Alienista com o Grupo Tapa. Se destacou na novela Tieta, interpretando o seminarista Cosme. Logo após esteve no elenco de Salomé. Já é falecido.

Mangue Seco é um paraíso singular que fica na divisa da Bahia com Sergipe. Após ganhar fama na década de 90 quando serviu de locação para algumas cenas da novela Tieta, baseada na obra de Jorge Amado, o povoado baiano de apenas 200 habitantes atraiu turistas de todas as partes do país.

Cláudia Ohana, finalmente, interpretou Tieta na primeira fase da novela. Em 1996 Cacá Diegues levou Tieta do Agreste para o cinema, desta vez interpretada pela atriz Sônia Braga.

Osnar e Carol reatam. Filó e o coronel se casam. Dário escreve para Carmosina, falando de uma dupla gravidez. Carmosina tem uma menina, Gladstone pede para ela ser a última mulher de sua vida e eles ficam juntos.

Perpétua e Inácio
O casal, finalmente, pode viver seu amor. No final da história, Perpétua dá à luz uma menina, a quem chama de Tereza.

Tieta (1989)
Vinte e cinco anos depois, ela volta para a cidade com um único objetivo: se vingar da família que a deserdou. Enquanto todos achavam que ela estava morta, Tieta interrompe uma missa que estava sendo rezada em sua homenagem, chocando toda a cidade.

Claudia Ohana/Betty Faria (Tieta)
Betty tinha 48 anos quando viveu essa mulher de personalidade forte e passional, que exalava sensualidade e sabia disso. Antes de se tornar muito rica, supostamente, graças à ajuda de um comendador, enfrentou muita dificuldade. Foi expulsa de Santana do Agreste aos 18 anos.

Na novela Tieta o que tinha na caixa da personagem Perpétua era o órgão sexual do falecido marido dela, um militar com quem ela teve dois filhos, Ricardo (Cássio Gabus Mendes) e Peto (Danton Mello).

Bemvindo Sequeira

Além de ator, Bemvindo Sequeira é humorista, autor e diretor de teatro, cinema e televisão. Ele atuou em mais de quarenta peças teatrais e, na televisão, ficou famoso por suas interpretações como o Bafo de Bode, na novela “Tieta” e como “Zebedeu”, em “Mandacaru”.

Morreu na noite de segunda-feira (15), aos 86 anos, o ator Sebastião Vasconcelos. Ele estava internado no Hospital Albert Sabin, no Rio de Janeiro, desde 30 de junho por conta de uma pneumonia.

Tonha descobre que ela e seu irmão são os verdadeiros donos do Mangue Seco.

A fictícia cidade de Santana do Agreste, onde se passa a trama, foi na verdade representada por Mangue Seco, uma vila de pescadores localizada no litoral norte da Bahia.

Mangue Seco fica em território baiano, no município de Jandaíra. Mas a melhor forma de aportar por lá exige cruzar por terra a fronteira com o estado vizinho, Sergipe, até o povoado de Pontal, de onde se pega uma embarcação. Partindo de Salvador, são 220 km pela Linha Verde, BA-099 e SE-100.

Composição: Boni / Paulo De Sousa.

Mangue Seco

Já faz 20 anos que a novela Tieta, inspirada no livro de Jorge Amado, foi exibida. Mas a fama que as cenas gravadas entre dunas e coqueiros trouxeram para Mangue Seco, na Bahia, se mantém. Assim como a beleza do lugar.

ZÉ ESTEVES (Sebastião Vasconcellos) — Pai de Tieta (Claudia Ohana/Betty Faria) e Perpétua (Adriana Canabrava/ Joana Fomm).

Tieta: Significa "valiosa", "de valor inestimável", "sem preço". Esse nome, que na realidade se tornou popular no Brasil por causa da personagem "Tieta do Agreste", do escritor Jorge Amado, é um apelido para o nome Antonieta.

Diante da guerra de egos, restou aos autores converterem o bêbado em um evangélico fervoroso na reta final da história. "Foi a forma que encontraram para acabar com o mito e o ícone que era o Bafo de Bode. Foi a forma de tirar a graça do personagem", avaliou.