Quais os aparelhos que emitem radiação?

Perguntado por: aguimaraes . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.4 / 5 12 votos

Os aparelhos de Raios X, Tomografia Computadorizada, Densitometria Óssea e Mamografia utilizam um tipo especial de radiação ionizante, chamada de raios X, que tem a capacidade de atravessar corpos que a luz habitual não atravessa. Os aparelhos de Ultrassonografia e Ressonância Magnética não utilizam radiação ionizante.

Mas e as fontes artificiais de radiações, como os smartphones, os satélites e outros equipamentos imersos em nosso cotidiano? Esses dispositivos se comunicam via ondas de rádio.

O celular emite uma radiação eletromagnética a partir da antena acoplada ao aparelho (que atualmente não é visível, mas faz parte de seu mecanismo interno).

O uso dos celulares pode fazer mal à saúde? Não, já que a radiação dos celulares é emitida em níveis seguros. Apesar disso, não conhecemos os efeitos da exposição à radiação emitida por esses aparelhos ao longo dos anos.

Aparelho mais radioativo
O Motorola Edge (1,79 w/kg) lidera a lista de celulares do Escritório Federal de Radiação da Alemanha, com índice acima dos 1,6 watts/kg determinados pela lei.

Ele apresenta sete tipos de radiação que interagem de formas diferentes com a matéria e estão presentes em nosso cotidiano, em aplicações tecnológicas, são elas: ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho, luz visível, radiação ultravioleta, raios x e raios gama.

As fontes naturais da radiação ionizante são os raios cósmicos e os radionuclídeos provenientes da crosta terrestre, encontrados em locais como no solo, nas rochas, nos materiais de construção, na água potável e no próprio corpo humano.

O corpo humano emite radiação no domínio do infravermelho, ao qual os nossos olhos não são sensíveis, mas que pode ser detectada com sensores apropriados. Os óculos de visão nocturna usados pelos soldados americanos no Golfo são um uso deste princípio.

Os principais exemplos, são: as ondas de rádio, as ondas emitidas pelos celulares e radares, transmissão de TVs, redes Wi-Fi etc.

As ondas de radiofrequência dos celulares são de baixa potência, mas seu impacto na saúde preocupa os cientistas. Mas também há pesquisas que associam o uso do telefone celular com câncer de pele e câncer de testículo.

No entanto, caso carregue o seu smartphone no quatro, este hábito poderá afetar a secreção de melatonina no corpo, o que pode então levar a algumas consequências, como obesidade e diabetes. O estudo indica que, no estado de standby, o valor da radiação eletromagnética do smartphone é de 2,3 miligauss.

Saiba como os aparelhos eletrônicos atrapalham o sono
A combinação sono e aparelhos eletrônicos, como celular, tablet e notebook, é extremamente perigosa. A luz emitida pelas telas dos dispositivos bloqueia a liberação da melatonina – que é o hormônio responsável por avisar ao corpo que está na hora de dormir.

Você é o tipo de pessoa que costuma colocar o celular embaixo do travesseiro ou ao lado da cama na hora de dormir? Saiba que esse hábito é um tanto quanto perigoso. Isso porque qualquer aparelho ligado – mesmo em modo avião – gasta energia e, consequentemente, aquece.

raios gama

Os raios gama são os mais perigosos porque atravessam o corpo e deformam as células, podendo levar a vários tipos de câncer.

A prática pode parecer inofensiva, mas – acredite – pode ser danosa; principalmente para o aparelho. Algumas pessoas já relataram ter sofrido queimaduras leves ao deixar o aparelho por muito tempo junto ao corpo.

A castanha-do-pará é o alimento com maior quantidade de radioatividade no mundo. Ela contém altos níveis de radônio-226 e potássio-40.