Quais os antidepressivos que causam constipação intestinal?

Perguntado por: lmarinho3 . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

Antidepressivos tricíclicos e antiácidos em excesso também podem ser outras causas medicamentosas para a constipação intestinal.

Os antidepressivos recomendados pelas guidelines para o tratamento da SII são os ADT e os SSRI, embora os primeiros tenham uma recomendação mais forte.

Estudos apontam que cerca de um terço das pessoas diagnosticadas com depressão vão apresentar quadro de constipação intestinal, o que consequentemente piora ainda mais o sofrimento.

Antes de mais nada, é preciso saber que alimentos ricos em fibras como ameixa, abóbora, aveia, chia, laranja e mamão contribuem para a formação do bolo fecal servindo como laxante.

Já os antidepressivos com baixa probabilidade de causarem efeitos colaterais sexuais são: Bupropiona. Mirtazapina. Trazodona.

Reação comum (> 1/100 e < 1/10): constipação (intestino preso), náuseas com vômitos, dores musculares, perda de peso, ganho de peso, aumento do apetite, dor no peito, palpitações, dor abdominal, comportamento hiperativo, formigamentos, zumbido, agressividade, agitação, incontinência urinária, infecção urinária, ...

Já os menos eficazes são: fluoxetina, fluvoxamina, reboxetina e trazodona.

Alimentos açucarados são muito conhecidos por causar constipação intestinal, consequentemente o ressecamento nas fezes. Isso porque o açúcar e a gordura, dois ingredientes muito presentes em doces, são de difícil digestão, o que pode impactar diretamente o trânsito intestinal, tornando-o mais lento.

Beber muita água ajuda a amenizar o problema. Enquanto as fibras auxiliam na formação do bolo fecal, a água é fundamental para hidratá-lo, evitando seu ressecamento e garantindo um melhor trânsito intestinal. Exercite-se regularmente.

O Buscopan pode te ajudar as dores e cólicas na região da barriga. Pois o controle da constipação intestinal só ocorre quando mudanças nos hábitos alimentares e de vida acontecem de forma integrada. Seja qual for sua dor na barriga, vai de Buscopan.

Tratamentos para síndrome do intestino irritável

  1. 1 – Cortar alimentos que possam desencadear uma crise. ...
  2. 2 – Enriquecer a alimentação com os alimentos que ajudam a diminuir os sintomas. ...
  3. 3 – Ter hábitos alimentares controlados. ...
  4. 4 – Tomar muita água. ...
  5. 5 – Reduzir o estresse. ...
  6. 6 – Usar os medicamentos adequados.

Alguns pacientes respondem bem ao uso de antidepressivos (tricíclicos: imipramina, amitriptilina/ serotoninérgicos: paroxetina, sertralina, citalopram) que atuam como neuromoduladores, ou seja, reduzem a percepção da dor agindo como analgésicos.

Os medicamentos mais usados para o tratamento da síndrome do intestino irritável são: Brometo de Pinavério 100mg.

Nervosismo, ansiedade e estresse afetam o corpo de diversas formas. O paciente pode sentir tremor pelo corpo, taquicardia, náusea, sudorese nas mãos e também a diarreia. Nesta ocasião, a evacuação com fezes mais pastosas ou líquidas tende a passar quando a situação de "muito estresse" acaba.

Diarreia; Sensação de queimação; Indigestão; Intestino preso (dificuldade para evacuar);