Quais os animais que transmitem doenças ao ser humano?

Perguntado por: oreis9 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 19 votos

Animais sinantrópicos: saiba quais são os principais e as doenças que transmitem

  • Mosquito Aedes aegipty. O mosquito Aedes aegypti pode transmitir dengue, zika, chikungunya e febre amarela para o homem. ...
  • Baratas. ...
  • Escorpiões. ...
  • Morcegos. ...
  • Pombos. ...
  • Ratos. ...
  • Carrapatos.

A larva migrans cutânea, conhecida popularmente por bicho geográfico, é uma infecção de distribuição mundial causada pelas larvas de parasitas que vivem nos intestinos de cães e gatos, como os helmintos Ancylostoma braziliense ou Ancylostoma caninum.

Por diferirem na aparência e no comportamento, muitos acreditam que os cães e gatos não são acometidos pelas mesmas doenças e não transmitem entre si, porém, a realidade é a contrária, cães e gatos podem, sim, compartilhar das mesmas enfermidades.

Pesquisa alerta para os riscos do ser humano contrair doenças mediante ingestão de pelo de cães que contenham ovos larvados do parasito Toxocara canis, transmissor da toxocaríase, doença que pode resultar em distúrbios pulmonares, hepáticos, cardíacos e dermatológicos, dentre outros.

As principais doenças que podem ser transmitidas pelo cachorro infectado são:

  1. Micose. ...
  2. Leptospirose. ...
  3. Doença de Lyme. ...
  4. Larva migrans. ...
  5. Raiva. ...
  6. Infecção por Capnocytophaga canimorsus.

salmonela

Assim como qualquer réptil, ela pode transmitir salmonela e a doença da lagartixa, também conhecida como platinosomose. Entre os principais sintomas, estão: falta de apetite, diarreia, vômito e perda de peso repentina.

Bactérias como algumas das espécies de Salmonellas e a Escherichia coli podem ser transmitidas pelas aves através de suas fezes. Ao contaminar o humano, irá causar problemas intestinais e diarreias. Por isso, depois de mexer com sua ave ou na gaiola é importante sempre lavar as mãos!

Zoonoses são doenças infecciosas transmitidas entre animais e pessoas.

Doenças transmitidas pelo gato: saiba quais são

  • Toxoplasmose. ...
  • Alergia respiratória. ...
  • Infecção por Bartonella Henselae. ...
  • Doenças transmitidas pelo gato comum: micose de pele. ...
  • Síndrome da larva migrans visceral. ...
  • Esporotricose.

Mito. A gripe dos nossos animaizinhos de forma geral não nos afeta, assim como a nossa gripe também não representa risco de contaminação para eles. A bactéria e os vírus que afetam os cães e gatos não contaminam os tutores. Assim, você não é capaz de transmitir gripe ou ser infectado com a doença do seu pet.

Dormir com bichinho faz muito bem para os tutores
Segundo estudo da University of Missouri-Columbia, nos Estados Unidos, interagir com um bichinho faz com que o cérebro libere oxitocina, o hormônio do bem-estar. E isso pode ser vantajoso na hora do sono, ajudando o tutor a dormir melhor.

Algumas doenças como a toxoplasmose, esporotricose e doença da arranhadura do gato podem ser transmitidas do gato para os humanos e a seguir falaremos um pouco sobre cada uma com o intuito de desmistificar e ajudar na prevenção.

parvovirose

A parvovirose é uma doença canina de alta letalidade que pode comprometer a chegada dos próximos cachorros que você levar para casa, já que o vírus fica no ambiente. Apesar de alguns cães conseguirem sobreviver à doença que destrói sua mucosa intestinal, o vírus pode permanecer no local por um longo tempo.

Como vimos, beijar o seu animal não traz risco algum, desde que ele esteja saudável e livre de doenças que podem ser transmitidas aos tutores.

A melhor maneira de prevenir a formação de nós e que seu animal sofra para retirá-los é com a prática diária da escovação. Faça desse procedimento uma rotina. Uma boa dica é escová-lo após o passeio do dia. Certamente, ele estará menos agitado.

Outra opção é aumentar a ingestão de ômega-3 dando a ele salmão, atum ou qualquer outro tipo de peixe rico nesses tipos de ácidos graxos. Outra boa alternativa é a pele de peixe, mas nunca dê os espinhos do animal aquático, pois eles podem quebrar e fazer com que o cão engasgue.

A princípio, o cachorro pode dormir no quarto normalmente. Inclusive, existem pesquisas que provam que a presença do pet pode até mesmo colaborar para uma boa noite de sono dos tutores. Não há absolutamente nenhum problema em colocar a caminha dele dentro do quarto, se você quiser.

Isso depende de como e para quem. Uma vez que não costumam se aproximar de nós com facilidade, as lagartixas são bastante inofensivas para os seres humanos. Porém, assim como outros animais, elas também podem carregar micro-organismos potencialmente perigosos.

Os répteis são portadores comuns da salmonella e isso não é diferente em relação às lagartixas. Portanto é sempre importante lavar bem as mãos se for manusear uma delas, e também lavar bem todas as frutas e verduras que forem comer, caso alguma lagartixa tenha passeado pelos alimentos.