Quais os alimentos que podem substituir o leite?

Perguntado por: rribeiro . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 15 votos

Quais são os 5 principais substitutos do leite?

  • Leite de amêndoas. Esse leite é feito com amêndoas inteiras ou a partir da manteiga de amêndoa e água. ...
  • Leite de coco. Esse ótimo substituto do leite é feito com água e com a polpa branca de coco marrom. ...
  • Leite de soja. ...
  • Leite de arroz. ...
  • Leite de aveia.

O leite de coco pronto para beber é a opção perfeita para quem precisa ou mesmo quer retirar o leite de vaca ou outros leites vegetais da sua dieta. Rico em gorduras boas, sem lactose, de origem vegetal e muito prático, o leite de coco pronto para beber da Ducoco pode ser consumido a qualquer momento do seu dia.

A lactose não é digerida e é metabolizada por bactérias da microbiota intestinal, gerando sintomas como gases, distensão abdominal, cólicas, diarreia, assaduras, que passam rápido com sua eliminação da alimentação.

Quais são os 5 principais substitutos do leite?

  1. Leite de amêndoas. Esse leite é feito com amêndoas inteiras ou a partir da manteiga de amêndoa e água. ...
  2. Leite de coco. Esse ótimo substituto do leite é feito com água e com a polpa branca de coco marrom. ...
  3. Leite de soja. ...
  4. Leite de arroz. ...
  5. Leite de aveia.

Mais de 50 milhões nunca bebem leite porque não gostam do sabor e não estão acostumados a beber, segundo o relatório, que apontou também que a maioria consome leite e iogurte, com pouquíssimos consumidores de queijos e manteiga.

A versão integral é ruim para a saúde
O leite integral contém as gorduras originais do alimento, portanto é mais calórico em relação ao semidesnatado e o desnatado. Mas isso não quer dizer que ele faz mal ou engorda.

A embalagem mais comum dos leites são as embalagens cartonadas. Atualmente alguns estudos apontam que elas são ricas em bisfenol, um composto químico que, quando absorvido pelo corpo, pode causar prejuízos como aumento de inflamação.

1. Verduras de folhas escuras. Vegetais como brócolis, espinafre e couve contêm boas quantidades do mineral. Cada 100 gramas de brócolis, por exemplo, fornece 86 miligramas de cálcio — e ainda tem a vantagem de ser melhor absorvido do que o cálcio do leite de vaca.

Conheça 5 opções para substituir o leite de vaca

  1. Leite” de Soja. O “leite” de soja é a mais popular entre as alternativas, e ela se destaca por ter vitamina B, antioxidantes, proteínas e poucas gorduras. ...
  2. Leite” de Amêndoas. ...
  3. Leite” de Gergelim. ...
  4. 4. “ ...
  5. Leite” de Inhame.

1. Semente de gergelim acelera o metabolismo e ajuda a emagrecer. A semente de gergelim possui 82,5 miligramas de cálcio a cada 10 gramas e é o alimento com maior concentração do mineral em sua composição.

O pão integral tem menos calorias
Mas você deve ter atenção: comer a mesma quantidade de pão integral pode acabar ajudando a engordar, então recomenda-se comer 2 fatias por dia.

Não é preciso ser um chef de culinária para saber que misturar o achocolatado em pó no leite integral dá outra vida à bebida, quando comparado ao leite desnatado.

Caso você sinta desconfortos após o consumo de leite e derivados, existe uma alternativa: a suplementação através da enzima lactase. A enzima lactase, como já foi dito, é responsável pela quebra da lactose, facilitando assim a absorção desse açúcar pelo nosso intestino e auxiliando a digestão.

ameixa

Rica em fibras solúveis (polpa) e insolúveis (casca), a ameixa melhora o trânsito das fezes porque aumenta a absorção de água durante a formação do bolo fecal. Além das fibras, a fruta ainda é rica em sorbitol, que também ajuda a amolecer as fezes e facilita no processo da evacuação.

Para a sobremesa, ou até mesmo durante a refeição, as frutas laxativas são uma excelente pedida para quem sofre de gases. A laranja, a ameixa seca, o abacaxi e o mamão, são exemplos de frutas que ajudam muito a saúde intestinal.

Por isso, a dieta se baseia no consumo de vegetais cozidos, carnes magras, frutas sem casca e cozidas, de preferência, e cereais sem glúten, como flocos de milho e aveia, por exemplo, pois são mais fáceis de digerir e ajudam a aliviar a inflamação do intestino.

Tanto os laticínios com baixo teor de gordura quanto os integrais, bem como os alimentos lácteos fermentados, exibiram atividade anti-inflamatória.