Quais os alimentos que pioram o melasma?

Perguntado por: igil . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 7 votos

Alimentos para evitar

  • alimentos processados, especialmente se apresentarem gorduras trans, como lanches, salgadinhos, salsicha, nuggets etc.;
  • açúcar, por agravar o quadro de inflamação;
  • frituras;
  • álcool, que desidrata as células da pele;
  • carboidratos refinados e ricos em farinha branca (pão, por exemplo);

6 tratamentos indicados para melasma

  1. Fotoproteção. Fotoproteção nada mais é que o uso de protetor solar, com proteção contra os raios ultravioleta A e B (UVA e UVB). ...
  2. Cremes. ...
  3. Microagulhamento. ...
  4. Mesoterapia. ...
  5. Peelings. ...
  6. Lazer e luz intensa pulsada.

Alguns fatores podem desencadear o surgimento do melasma, como a exposição ao sol e ao calor, principalmente sem proteção. Isso porque a luz ultravioleta estimula os melanócitos, células que produzem a melanina, pigmento que dá cor à pele.

Alimentos para evitar
açúcar, por agravar o quadro de inflamação; frituras; álcool, que desidrata as células da pele; carboidratos refinados e ricos em farinha branca (pão, por exemplo);

Patricia indica o uso da fruta para uma receita simples de suco contra melasma que pode ajudar no tratamento dermatológico. Para preparar a bebida, basta misturar 200 ml de chá verde feito da erva com 1 romã, 4 morangos orgânicos e 1 anis estrelado.

Você sabia que quem sofre com melasma muitas vezes acaba evitando ao máximo a exposição solar e, às vezes, acaba ficando com deficiência de vitamina D. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a exposição solar intencional desprotegida para a produção de Vitamina D não é aconselhada.

"O principal pilar do tratamento do melasma é o protetor solar. A radiação ultravioleta, infravermelha e a luz azul são os principais desencadeantes da mancha. Por isso, filtros com proteção à UVA e UVB, de preferência com pigmentação, que vão agir na proteção contra a luz visível, são essenciais.

1 - Fontes de calor - qualquer fonte pode permitir a piora das manchas. Como por exemplo o secador de cabelo, o simples ato de cozinhar, o monitor de um computador e inclusive a sauna. 2 - Alterações hormonais - Sabemos que alguns hormônios, como estrogênio e progesterona, estão diretamente relacionados com o melasma.

A grande maioria dos protetores solares possuem eficácia de proteção apenas por uma ou duas horas, após esse período se não houver a reaplicação, você não estará protegida. A luz visível e a luz azul também podem causar melasma e escurecer as manchas existentes na pele, mesmo que não podemos vê-las e senti-las.

Vitamina C clareia a pele e é eficaz contra o melasma
Diversos estudos científicos têm comprovado sucessivamente a eficácia da vitamina C em clarear a pele e tratar melasmas.

Sol, fontes emissoras de luz visível, como tablet, computador, celular e o próprio calor podem piorar ou desencadear o melasma. Mas, muito além disso, o simples calor, como abrir um forno ligado, já pode estimular o aparecimento das manchas.

Mirtilo, amora, framboesa, morangos, cranberry e outras frutinhas silvestres conhecidas como berries são ricas em antioxidantes que retardam o envelhecimento e cuidam da pele de dentro para fora.

Além disso, o arroz é rico em amido, minerais, niacina (vitamina B3) e antioxidantes. Quando essas substâncias são extraídas para a água, ela passa a ter propriedades hidratantes e antioxidantes, ajudando a prevenir e a clarear manchas causadas pelo sol e melasmas.

Um estudo confirmou a ocorrência de melasma nos antebraços das pessoas que receberam progesterona. O Melasma também pode aparecer durante a gestação, chamado de cloasma gravídico. O aumento nas taxas hormonais é a principal causa.

Tratamento caseiro para melasma no rosto:
Outros ingredientes conhecidos por ajudar quando aplicados topicamente incluem Uva ursi, agrião, ácido mandélico, ácido lático, extrato de casca de limão, vinagre de maçã e vitamina C.

5 remédios naturais para saber como tirar manchas do rosto

  • Máscara de limão e iogurte.
  • Máscara de mel, iogurte e limão.
  • Mistura com leite e farinha.
  • Soluções com água oxigenada, água de coco ou aloe vera.
  • Nutrição anti-manchas.

Máscara antimanchas de melasma: misture duas colheres de leite em pó, 4 colheres de mel de abelha e 2 colheres de suco de limão até formar uma pasta homogênea. Passe no rosto e deixe atuar por 20 minutos. Lave e aplique uma capa de iogurte natural. Deixe atuar por mais 10 minutos e enxágue.

Pure C 20 Sérum é um sérum clareador anti-idade, formulado para o tratamento e clareamento de melasma grau 3, manchas escuras e manchas solares, além de tratar e reduzir as rugas profundas, rejuvenescer, aumentar a firmeza e a elasticidade da pele.