Quais os alimentos que mais causam gases?

Perguntado por: larruda . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.9 / 5 16 votos

Alguns exemplos de alimentos que estão associados a um maior risco de flatulência são:

  • Frutas secas, como passas ou ameixas.
  • Fruta, como pera, maçã ou pêssego.
  • Legumes, como cebola, cenoura, brócolos, beringela, couve e couve-de-bruxelas.

Para a sobremesa, ou até mesmo durante a refeição, as frutas laxativas são uma excelente pedida para quem sofre de gases. A laranja, a ameixa seca, o abacaxi e o mamão, são exemplos de frutas que ajudam muito a saúde intestinal.

Quando falamos em gases, lembramos daquele cheiro forte e característico de enxofre associado ao consumo de ovo. De fato, a proteína presente na clara do ovo possui enxofre em sua composição.

Um exercício simples para eliminar gases intestinais é se deitar de barriga para cima e puxar as pernas contra a barriga com os joelhos completamente flexionados, abraçando e puxando as pernas contra o abdômen. Pode fazer um movimento de balanço, com as pernas abraçadas, para ajudar ainda mais na eliminação dos gases.

Gases, fadiga e desconforto abdominal podem ser sinais de câncer de pâncreas.

Para que possamos estudar os gases, é necessário antes de qualquer coisa definir três tipos de gases: O gás real, o gás ideal e o gás perfeito.

Confira alguns exemplos de chás para eliminar gases:

  1. Chá de erva-doce. A espécie da planta medicinal da erva-doce se chama Pimpinella anisum, capaz de reduzir quantidade de gases intestinais. ...
  2. Chá de boldo. ...
  3. Chá de camomila. ...
  4. Chá de hortelã-pimenta. ...
  5. Chá de erva-cidreira.

Uma prática comum nesses momentos é tomar chá de funcho com erva-cidreira e caminhar durante alguns minutos. Desse modo, é possível estimular o funcionamento do intestino, eliminando os gases de forma natural. Outra opção é realizar massagens abdominais.

“Caso venha a ter os sintomas de gases, os melhores alimentos para auxiliar em seu alívio são tomate e chicória, mamão, abacaxi, iogurte kefir e alguns chás como erva-cidreira, gengibre e erva-doce”, explica Laís.

O arroz é o único amido que não provoca gás. Alguns hidratos de carbono - como fibras, amidos e açúcares - podem também provocar flatulência pela ausência ou insuficiência de determinados tipos de enzimas, não sendo digeridos ou absorvidos pelo intestino delgado.

Além disso, um documento da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, classificou os ovos como alimentos que causam uma quantidade normal de gases, não fazendo parte do grupo dos alimentos considerados como os maiores produtores de gases.

10. O café pode provocar problemas digestivos, de gases a acidez e úlceras, além de contribuir para a síndrome do colón irritável.

As frutas para preparar um bom suco para eliminar gases são laranja, limão, pera, maçã, abacaxi, mamão, melancia, abacate, ameixa e manga, por exemplo. Usar gengibre, erva-cidreira, hortelã, cereais (como aveia) e sementes (como linhaça) também é recomendável.

O gases intestinais são produzidos principalmente após metabolização de carboidratos, gorduras e proteínas ingeridas nos alimentos. No caso dos gases no estômago, a origem principal é o ar engolido durante as refeições. Nós não reparamos, mas durante as refeições engolimos volumes enormes de ar.

ovo mexido, por exemplo. Durante o cozimento (mais lento) são formados mais arranjos como pontes dissulfeto quando se compara ao ovo mexido. Nos ovos mexidos várias ligações são quebradas. Em outras palavras, ovos mexidos podem gerar menos gases que cozidos!

A dor/cólica causada pelo excesso de gases no estômago pode ser aliviada com o auxílio de medicações específicas para dores na barriga. O Buscopan da caixinha verde é uma alternativa para ajudar em quadros de dor leve e cólica na região e pode ser consumido por crianças acima de 6 anos e adultos.

Os sintomas de gases intestinais ou estomacais são relativamente frequentes e incluem a sensação de barriga inchada, ligeiro desconforto abdominal e arrotos constantes, por exemplo.