Quais os alimentos que estimulam a produção do leite materno?

Perguntado por: ralves . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.9 / 5 13 votos

De acordo com alguns estudos, a produção de leite materno parece ser estimulada pela ingestão de alguns alimentos como:

  • Alho;
  • Aveia;
  • Gengibre;
  • Feno-grego;
  • Alfafa;
  • Bebidas à base de cereais, como malte;
  • Spirulina.

O bebé parece saciado após cada mamada (fica relaxado e tranquilo, podendo mesmo adormecer durante ou logo após a mamada e a sucção fica mais lenta, acabando por se desinteressar da mama);

Quando a mãe apresenta baixa produção de leite ou apresenta a falta dela, damos o nome de Hipogalactia. Essa condição pode ser causada por muitas situações, mas a mais comum delas é a dificuldade da pega, ou pega incorreta do peito, o que prejudica a extração de leite na mamada.

Quanto mais vezes o bebê mama, mais leite você produz, por meio do processo de oferta e procura. Sempre que o leite é removido dos seus seios, seja pela mamada do bebê ou por extração, eles produzem mais quantidade.

Os seguintes sinais mostram que seu bebê não está recebendo leite suficiente:

  1. Baixo ganho de peso. É normal nos primeiros dias o recém-nascido perder 5% a 7% do peso que tinha ao nascer – alguns perdem até 10%. ...
  2. Fraldas molhadas ou sujas em número insuficiente. ...
  3. Desidratação.

Dar preferência para carboidratos integrais como arroz integral, macarrão integral, cereais, grãos e pão integral; Comer 2 a 3 porções de lácteos, como 1 copo de leite desnatado ou semi desnatado, 1 fatia de queijo branco e 1 iogurte natural, por exemplo.

Se você tem algum familiar que esteja em período de amamentação, talvez já tenha ouvido alguém comentar a seguinte fase: “É bom comer canjica para aumentar a produção de leite materno”. Além da canjica, alimento à base de milho e leite, até o caldo de cana também já entrou nessa lista.

Mito! Como acontece com outros alimentos, como a aveia, não há comprovações científicas em relação ao consumo de canjica aumentar a produção de leite.

MITO. Não há comprovação científica desta afirmação. Cerveja preta, canjica, água inglesa e outros alimentos aumentam a produção de leite.

Quantas vezes um bebê mama por dia? Não se prenda tanto a números, pois cada criança tem seu ritmo e frequência. Mas para ter uma referência, é esperado que um bebê saudável mame de 8 a 12 vezes por dia por, pelo menos, 15 a 20 minutos por mamada.

Mas só porque o seu bebé parece estar sempre com fome e mama com muita frequência - talvez de 45 em 45 minutos - não pense que não tem leite suficiente. Os bebés precisam de mamar com frequência para iniciarem e desenvolverem a sua produção de leite durante este primeiro mês.

Se ele dormir após a mamada, muitas vezes isso significa que ele está satisfeito. Alguns sinais de que seu bebê está mamando o suficiente são se: Ele produzir cerca de seis fraldas com urina e de duas a cinco com fezes por dia, até aproximadamente 6 semanas de vida.

O que provoca ressecamento? Os principais motivos para a baixa produção de leite são: ansiedade, estresse, cansaço, tensão pós-parto e dores relacionadas à gravidez e à amamentação. Esses fatores podem inundar o corpo da mulher com hormônios que inibem a produção do leite.

A primeira coisa: alterar as posições de mamada, para que o bebê consiga drenar todos os quadrantes mamários. Outra ideia é fazer compressas mornas e massagem antes da mamada para ajudar a liberar esse duto antes de o bebê mamar. “Mais uma coisa que funciona muito bem é amamentar na posição quatro apoios.

Nos primeiros dias do aleitamento, as glândulas mamárias produzem o colostro, um primeiro leite muito rico em nutrientes. A partir do quarto dia, ele se transforma num leite de transição, e, somente no décimo dia, as glândulas mamárias produzem o leite maduro.

Ótimas opções são: água de coco, melancia e frutas/verduras vermelhos e alaranjados como manga, mamão, morango, cenoura e beterraba.

5. Alimentação da mãe

  • Brócolis, couves, couve-flor, couve-de-bruxelas e alguns outros tipos de hortícolas da família das crucíferas;
  • Pimentos, pepino e nabo;
  • Feijão, grão, favas, lentilhas e ervilhas;
  • Chocolate.

Desse modo, quem amamenta pode, sim, comer ovos, exceto se houver a presença de alergia. A quantidade indicada por nutricionistas é de três a quatro ovos por semana. Os especialistas alertam apenas para que haja moderação, porque, assim como outras comidas, a ingestão de ovo em excesso pode fazer mal ao organismo.

As posições mais comuns para amamentar são: deitada de lado na cama; sentada com o bebê deitado no colo; sentada com o bebê na posição de cavalinho. É preciso alternar os seios para que não esvazie totalmente de um lado e o outro fique cheio demais.

A mulher que estiver amamentando pode ingerir bebidas ácidas como suco de laranja ou limão sem nenhum problema, pois os alimentos ácidos não talham o leite. Recomenda-se que a mãe beba bastante água todos os dias.

Estudos científicos demonstram que o organismo da mulher gasta muita energia para produzir o leite humano, e é isto que faz com que ela perca peso durante o período da amamentação.