Quais os alimentos que contêm ocitocina?

Perguntado por: omello . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 15 votos

Alimentos que estimulam a liberação da ocitocina

  • Chocolate;
  • Oleaginosas, como castanhas, avelã e pistache;
  • Banana;
  • Folhas verde-escuras;
  • Proteínas, especialmente ovos e frutos do mar;
  • Leite.

A endocrinologista Andressa Heimbecher dá dicas de alimentos e atividades que podem ajudar na produção desses hormônios da felicidade no nosso dia a dia.
...

  • Carne bovina, de porco e de cordeiro.
  • Todos os tipos de feijão.
  • Soja.
  • Nozes.
  • Grãos integrais.
  • Banana.
  • Abacate.
  • Brócolis.

Desde criança aprendemos que o espinafre é praticamente um produto mágico, que confere força e energia e ajuda na liberação de ocitocina. Mas não é só isso. O vegetal é fonte de potássio e ácido fólico, que ajudam nos quadros de depressão, esquizofrenia e no combate a doenças degenerativas.

Chocolate
Essa iguaria é rica em manganês, cobre, zinco e tirosina, substâncias estimulantes da produção do “quarteto da felicidade”, uma vez que disparam a liberação de serotonina, dopamina, ocitocina e endorfina no organismo, derrubando qualquer quadro de depressão, mau humor e apatia.

A ocitocina é produzida pelo hipotálamo, perto do cérebro. Após sua produção, a substância é armazenada na hipófise superior, de onde é liberada para o organismo. Além de melhorar relações sociais e afetuosas, a ocitocina tem efeitos ligados ao prazer durante as relações sexuais.

Banana

Banana: Uma das frutas mais consumidas pelo brasileiro, a banana também é aliada para a sua felicidade. Além de ser fonte de carboidratos que estimulam a produção de serotonina, ela contém vitamina B6, importante na condução dos impulsos nervosos e na prevenção da ansiedade e irritação.

As pessoas que sofrem de condições médicas que reduzem os níveis de ocitocina sofrem mais dificuldades ao executar tarefas que exigem empatia, de acordo com uma nova pesquisa apresentada na conferência anual da Society for Endocrinology, em Brighton, Inglaterra.

São várias as possibilidades de prazer geradas pelos hormônios mais conhecidos como o quarteto da felicidade: endorfina, dopamina, serotonina e ocitocina. Esses hormônios estão sempre ativos no nosso organismo.

A estimulação mamária é uma das formas de promover a liberação da ocitocina no organismo. Isso influencia não apenas as relações sexuais como o ato da amamentação. É a partir do estímulo feito pelo bebê que o organismo feminino entende que deve liberar o fluxo de leite.

2.1. Substituir a ocitocina por metilergometrina 1 mL (0,2 mg) em injeção intramuscular ou misoprostol via retal 600 mcg; 2.2.

Ocitocina é contraindicado durante a gravidez. Quando administrado durante a gravidez, podem ocorrer contrações uterinas que podem levar ao aborto.

"A dopamina, um neurotransmissor, aciona o sistema de recompensa e desencadeia a liberação da testosterona que estimula a libido em homens e mulheres. A prolactina, também um hormônio, está relacionada com a satisfação sexual e a oxitocina relaciona-se com a sensação de intimidade e aconchego.

estimulante uterino (ocitócito); estimulante da lactação [hormônio secretado pelo hipotálamo e armazenado na hipófise; ocitocina (outro nome genérico)].

Grandes fontes de triptofano são o peixe (principalmente atum e salmão), pão e arroz integral, queijo, ovo, amendoim, castanhas, banana e leite.

O cacau é uma importante fonte de triptofano, um aminoácido que atua como precursor da síntese de serotonina - substância do cérebro ligada à sensação de prazer. Assim, o consumo regular de fontes desse aminoácido atua como um fator preventivo da depressão e da ansiedade.

Dissolver 1 comprimido debaixo da língua ao dia ou conforme orientação médica. Ocitocina 10 UI; qsp 1 comprimido sublingual.

romã

A romã é considerada a fruta do amor e da fertilidade por conta da sua grande quantidade de sementes. Além disso, ela também está ligada ao conceito de sorte.

Os principais nutrientes que trazem bom humor são o aminoácido triptofano, carboidratos, ácido fólico, potássio, vitamina C, cálcio, vitaminas do complexo B, magnésio, selênio e os ácidos graxos. Mas não adianta consumir apenas alimentos com esse tipo de substâncias.

A banana é uma das principais fontes de triptofano, um aminoácido essencial para a produção de serotonina (hormônio da felicidade). Por isso, seu consumo é associado ao aumento da sensação de bem-estar e à diminuição dos sintomas de estresse e de depressão.

Quando se utiliza a Ocitocina por infusão I.V. para a indução do parto ou para o estímulo das contrações, a sua administração em doses excessivas produz um superestímulo uterino que pode causar sofrimento fetal, asfixia e morte, ou pode conduzir a hipertonia, tetania ou ruptura uterina.