Quais os alimentos que contêm glutamina?

Perguntado por: eibrahim . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.8 / 5 17 votos

Top 7 alimentos ricos em glutamina!

  • 1 - Carne vermelha de frango. As carnes são excelente fonte de proteína e de alto valor biológico. ...
  • 2 – Ovo. Assim como as carnes, o ovo é uma proteína de alto valor biológico. ...
  • 3 - Espinafre. ...
  • 4 – Leite e seus derivados. ...
  • 5 – Peixe. ...
  • 6- Leguminosa. ...
  • 7 – Salsa.

São considerados alimentos ricos em ácido glutâmico, isoleucina e valina – aminoácidos essenciais que o corpo usa para fabricar a glutamina – as carnes, peixes, ovos, leite e derivados, nozes, feijão, ervilhas, soja, beterraba, repolho, espinafre, couve e salsa, entre outros.

Quando a pessoa possui deficiência de glutamina, o corpo quebra fibras musculares para conseguir este aminoácido, o que causa uma perda de massa magra. O nutrólogo Mesquita afirma que, com bons níveis de glutamina, é possível perder gordura e ganhar massa muscular.

Top 7 alimentos ricos em glutamina!

  • 1 - Carne vermelha de frango. As carnes são excelente fonte de proteína e de alto valor biológico. ...
  • 2 – Ovo. Assim como as carnes, o ovo é uma proteína de alto valor biológico. ...
  • 3 - Espinafre. ...
  • 4 – Leite e seus derivados. ...
  • 5 – Peixe. ...
  • 7 – Salsa.

O ovo é um dos alimentos que contém ácido glutâmico, cerca de 133 mg e é convertido em glutamina; além disso, todos os aminoácidos essenciais fazem parte do ovo e por isso é considerado fonte de proteína e é considerado um alimento referência.

Lista com os melhores Glutaminas de 2023

  • Vitafor. Glutamax.
  • Nutrify. Glutamine 100%
  • Max Titanium. Glutamina L-G.
  • Integralmedica. Creatine Natural.
  • MuscleTech. Platinum 100% Glutamina.

A glutamina só é indicada para indivíduos com 19 anos de idade ou mais e não deve ser consumido por gestantes. Contudo, sempre consulte seu médico ou nutricionista antes de usar.

A glutamina auxilia no aumento das reservas de glicogênio muscular, ajudando a evitar que o organismo queime massa muscular para gerar energia. Ela reduz a taxa de oxidação do aminoácido L-leucina, o que ocasiona mais potência na síntese muscular.

Por ser um suplemento que auxilia na recuperação dos músculos após a realização de atividades físicas a Glutamina pode desempenhar um papel primordial na hipertrofia. Ela irá contribuir para o ganho de massa muscular permitindo a criação de novos tecidos musculares mais rapidamente.

Pois, dependendo da forma como será ingerida e a combinação com outros suplementos, pode levar a engordar. O suplemento em pó ou em forma líquida pode ser misturada com água ou suco com um baixo nível de acidez, como: suco de maçã ou de cenoura.

Funcionalmente a glutamina é utilizada pelo intestino como uma importante fonte energética, como fonte de nitrogênio amídico para a síntese de nucleotídeos e no processamento de carbono e nitrogênio oriundos de outros tecidos para posterior utilização pelo fígado e pelos rins.

Ainda, a glutamina aumenta a atividade mental, melhora a memória, pois ela é transformada no ácido glutâmico, favorecendo a síntese de GABA, que é um importante neurotransmissor para o relaxamento e os estados emocionais, como depressão e ansiedade, sendo um grande coadjuvante na diminuição da vontade de comer doces.

Não há contra-indicação formal, principalmente se a função renal é normal. A Hipertensão em si não há contraindica a suplementação de creatina, desde que o paciente não possua alguma contraindicação como problemas renais.

A glutamina serve para aumentar o poder imunológico em nosso corpo junto com os tecidos musculares ajudando na regulamentação do metabolismo. Além disso, a glutamina aumenta a quantidade de linfócitos no organismo, que são importantes células de defesa.

Glutamina e Diabetes
Como dito anterior o uso de glutamina pelos diabéticos pode ser prejudicial uma vez que o diabetes tipo 1 é causado pela ação auto imune do sistema imunológico do individuo, e a ação da glutamina relacionada ao aumento desse sistema pode acrescentar os danos causados a célula pancreática.

Verifique também o código de barras e se há a impressão de que o rótulo é o original ou se parece que ele foi recolocado. Se tiver qualquer dúvida, confira as informações do fabricante e entre em contato com o SAC da loja.

A carne é a fonte de proteína mais conhecida, sendo também rica em glutamina.

No entanto, a recomendação indicada é entre 8 a 15 gramas diárias, dividida em 2 a 3 vezes ao longo do dia, juntamente com água ou suco de frutas, podendo ser consumida antes do treino ou antes de dormir.

A ingestão de glutamina durante a noite é especialmente indicada em momentos de estresse, estresse e ocupações de trabalho excessivas. Essas situações reduzem as concentrações do aminoácido no plasma e nos músculos, impedindo que as células funcionem adequadamente e causando um revés generalizado.

Para fortalecer o sistema imune e melhorar o funcionamento do intestino, a glutamina deve ser suplementada pela manhã, em jejum. A dose recomendada pode variar de 5 a 10 gramas. Se você quer desfrutar de todos os benefícios da suplementação de glutamina para o organismo, a Sanavita tem o produto perfeito para você.