Quais os alimentos que ajudam na reposição hormonal feminina?

Perguntado por: amaldonado . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

5 alimentos que ajudam na reposição hormonal feminina

  • Linhaça. Rica em fibras, a linhaça proporciona sensação de saciedade e ajuda bastante a controlar o peso, que geralmente aumenta durante a menopausa. ...
  • Soja. ...
  • Oleaginosas. ...
  • Inhame. ...
  • Chocolate também ajuda na reposição hormonal feminina.

Para contribuir com a regulação dos níveis hormonais é preciso manter um estilo de vida equilibrado com a prática regular de atividade física e uma alimentação rica em vegetais, principalmente as hortaliças brássicas, a exemplo do brócolis.

Os fitoestrogênios podem ser encontrados em alguns alimentos como a soja, frutos secos, sementes oleaginosas e cereais, e sua composição é muito semelhante aos estrogênios da mulher e, por isso, o consumo desse tipo de alimentos poderia ajudar a aliviar os sintomas de menopausa como a sudorese noturna, a irritabilidade ...

Veja chás que ajudam na reposição hormonal

  • Chá de folha de amoreiras. Esse chá medicinal teve origem há vários séculos na medicina oriental e vários estudos modernos demonstraram seus benefícios nos últimos anos. ...
  • Chá de aquileia, alquemila e sálvia. ...
  • Chás de reposição hormonal não são as únicas opções.

Maracujá com mel
Por conter alcaloides e flavonoides em sua composição, a fruta possui ação calmante, agindo como um tranquilizante. Também, relaxa os músculos.

7 alimentos que aliviam os sintomas da menopausa

  • 1.1 1. Chocolate.
  • 1.2 2. Iogurte.
  • 1.3 3. Leguminosas.
  • 1.4 4. Mel.
  • 1.5 5. Mirtilo.
  • 1.6 6. Ovo.
  • 1.7 7. Peixe.

"Nessa fase, as mulheres devem evitar o consumo de bebidas alcoólicas e alimentos ricos em cafeína como, por exemplo, café, mate, chá preto, chocolates e refrigerantes. Também é importante reduzir a ingestão de alimentos ricos em gorduras saturadas e açúcares", afirma a especialista.

A soja é uma leguminosa, assim como o feijão, a lentilha e o grão-de-bico. Ou seja, popular na dieta vegetariana e vegana como substituição para a carne, é uma grande fonte de fitoestrógenos, assim como os produtos feitos a partir dela, como o tofu, o tempeh, o missô, a proteína texturizada e outros.

O inhame também pode ser usado na forma de extrato, em cápsulas. Contudo, existem poucos ensaios clínicos avaliando o efeito do inhame selvagem e seu extrato nos sintomas da menopausa e sua eficácia em relação ao alimento in natura. Existem também preparados de cremes a base de inhame selvagem.

Pode haver aumento no risco de acidente vascular cerebral (AVC) tromboembólico com tromboembolismo pulmonar (TEP), risco esse não aumentado com uso de terapia isolada de estrogênio.

Algumas opções de chá para menopausa são:

  1. Chá de amoreira. ...
  2. Chá de ginseng siberiano. ...
  3. Chá de erva-de-São-João. ...
  4. Chá de agnocasto. ...
  5. Chá de erva-de-São-Cristóvão. ...
  6. Chá de sálvia.

Alimentos que auxiliam na menopausa
Leite e derivados: O leite é rico em proteínas e cálcio. Como na menopausa o organismo está com a absorção do cálcio prejudicada, pela queda de estrogênio, consumir leite e derivados ajuda a evitar o enfraquecimento dos ossos, que pode resultar na osteoporose.

2 – Evite tomar café
O café para mulheres na menopausa, pode ser prejudicial e intensificar os sintomas. Isso porque ele promove a dilatação dos vasos sanguíneos, além de interferir na atuação da adenosina – hormônio calmante que ajuda a reduzir o stress.

Em 80% dos casos as ondas de calor da menopausa duram por mais de um ano. Na maioria das vezes, o fogacho dura por dois ou três anos. Entretanto, 25% das mulheres sofrem com calores por mais de cinco anos e cerca de 10% mantém os sintomas até depois dos 70 anos.

Os relatos da medicina popular indicam que mulheres utilizam o chá das folhas de Amora para o tratamento dos sintomas do climatério e da TPM (Tensão Pré-menstrual). Acredita-se que as folhas possuem substâncias com atividade semelhante ao estrógeno produzido pelos ovários, compostos estes chamados de fitoestrógenos.

“As carnes magras também são ricas em zinco, mineral importante para sintetizar a testosterona no organismo.” “Frutas como maçã e banana colaboram na produção do zinco. Além disso, tomate, laranja, maracujá, limão e morango, ricos em vitamina C, importante aliada da produção hormonal”.