Quais os alimentos mais radioativos do mundo?

Perguntado por: iescobar . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.3 / 5 13 votos

castanha-do-pará

A castanha-do-pará é o alimento com maior quantidade de radioatividade no mundo. Ela contém altos níveis de radônio-226 e potássio-40. A radiação da castanha-do-pará provém do solo, pois as raízes das plantas crescem profundamente e absorvem níveis maciços do elemento rádio.

O polônio, de massa atômica 210, como um elemento bastante radioativo, já que seu tempo de meia-vida é muito pequeno, ou seja, ele decai rapidamente, emitindo uma grande quantidade de partículas alfa, Um grama desse material pode matar 50 milhões de pessoas.

Além dos dizeres exigidos para os alimentos em geral e específico do alimento, deve constar no painel principal: “ALIMENTO TRATADO, POR PROCESSO DE IRRADIAÇAO”, com as letras de tamanho não inferior a um terço (1/3) do da letra de maior tamanho nos dizeres de rotulagem.

De fato, as bananas contêm uma pequena quantidade de radiação, assim como basicamente tudo ao nosso redor. Na verdade, até os nossos corpos a contêm. A radiação da banana, em especial, está relacionada ao seu alto índice de potássio — uma pequena porção dele é radioativa.

Há exatos 35 anos, em 13 de setembro de 1987, ocorreu na capital de Goiás o maior acidente radioativo da história do país — e um dos maiores do mundo.

São conhecidos ao todo 24 isótopos do potássio, e três deles ocorrem naturalmente: 39K (93.3% e estável), 40K (0.0117% e radioativo) and 41K (6.7% e estável). A quantidade de 40K em uma banana será mínima e dose de radiação decorrente da ingestão desta será desprezível.

Tório (90Th); Protactínio (91Pa); Urânio (92U).

raios gama

Os raios gama são os mais perigosos. Atravessam o corpo e deformam as células, podendo levar a vários tipos de câncer. Este é o grande temor de quem vivia perto das usinas nucleares no Japão.

O OBJETO MAIS TÓXICO do MUNDO: PATA de ELEFANTE (MEDUSA NUCLEAR)

Os principais exemplos, são: as ondas de rádio, as ondas emitidas pelos celulares e radares, transmissão de TVs, redes Wi-Fi etc.

Na indústria, os radioisótopos são muito utilizados na esterilização de materiais médicos e odontológicos. São usados também para identificar minas de pedras preciosas e para o tratamento e a valorização comercial dessas pedras.

O leite e seus derivados, além de alimentos muito gordurosos, não podem ser irradiados, pois sofrem reações de oxidação e ficam rançosos.

Vamos ver que se for aplicado de forma correta, de acordo com as normas preconizadas pelo Ministério da Saúde, não há problema algum consumir alimentos irradiados, pelo contrário, a irradiação é um método de conservação muito eficiente, eliminando muitos microrganismos patogênicos que poderiam causar doenças nos ...

Para exemplificar o tempo de conservação de alimentos irradiados, o Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) da Universidade de São Paulo (USP) analisou alguns produtos. O arroz antes da irradiação tinha vida útil de um ano e passou a ter conservação de três anos depois de irradiado.

Apesar do nível baixo de radiação emitida pelo aparelho ser baixo, o acúmulo de exposição à radiação constante pode ser danoso. Desde 2011 a Organização Mundial da Saúde(OMS) adotou uma postura mais cuidadosa sobre esse tema.

As frequências das ondas de rádio utilizadas pelos aparelhos celulares modernos estendem-se entre 450 e 2000 MHz (Mega Hertz – 106 Hz), que podem variar de acordo com as características da rede local de cada país.

A radiação no organismo humano produz efeitos, que representam danos diferentes para cada região afetada. As gônadas sexuais, os pulmões, o estômago e a medula óssea apresentam uma grande sensibilidade à radiação.

Náuseas, vômito e hemorragia dão as caras. Genitais: os espermatozoides são particularmente sensíveis e morrem. A infertilidade é temporária ou definitiva. Pele: ocorrem vermelhidão e queimaduras, mas a pessoa não sente calor ou um aumento repentino da temperatura.

A recomendação diária de frutas é, de forma geral, 2 a 3 porções por dia, sendo indicado consumir 1 porção de banana pequena ou 1/2 banana por dia. Cada pessoa tem uma necessidade individual, podemos dizer que em média a população em geral pode comer uma banana por dia.

Estima-se que pelo menos 100 vezes mais radiação foi liberada em Chernobyl do que nas bombas de Hiroshima e Nagasaki.

O césio-137 é um isótopo radioativo do elemento químico césio e é um dos produtos da fissão nuclear de átomos pesados, como o urânio-235, que sofre desintegração emitindo raios gama, partículas beta e elétrons. O elemento químico césio possui um único isótopo natural, o césio-133, e cerca de 39 isótopos radioativos.