Quais os adjetivos de tempo?

Perguntado por: lalencastro . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

Hoje, já, afinal, logo, agora, amanhã, amiúde, antes, ontem, tarde, breve, cedo, depois, enfim, ainda, jamais, nunca, sempre, doravante, outrora, primeiramente, imediatamente, antigamente, provisoriamente, sucessivamente, constantemente, entrementes.

O advérbio quando pode ocorrer com valor circunstancial expressando uma circunstância de tempo, indicando «em que ocasião» (ex.: «Ele decidiu levá-la a passear, mas não disse quando»).

Os tipos de adjetivos
Adjetivo Simples - apresenta somente um radical. Exemplos: pobre, magro, triste, lindo, bonito. Adjetivo Composto - apresenta mais de um radical. Exemplos: luso-brasileiro, superinteressante, rosa-claro, amarelo-ouro.

Locução que significa em aditamento, ou, ainda a constar. É utilizada quando se quer introduzir num ato judicial ou numa escritura ainda não definitiva algo que deixou de constar no lugar adequado.

Todos os advérbios de tempo podem ser inseridos no começo da frase, para reforçar o elemento temporal. Alguns deles ainda podem ser posicionados antes do verbo principal na escrita formal, enquanto outros não podem ocupar essa posição.

Rapidamente é um advérbio de modo e, neste caso, indica a maneira como se vai. Rápido é um adjetivo, mas também pode ser usado como advérbio, com o mesmo sentido de rapidamente.

Adjetivos são a classe de palavra que serve para caracterizar seres e coisas. Podem ser classificados como simples, compostos, primitivos, derivados ou pátrios. Flexionam em gênero, podendo ser uniformes ou biformes.

Adjetivos mais usados:

  • bom;
  • grande;
  • melhor;
  • pior;
  • certo;
  • último;
  • próprio.

Advérbio de Intensidade: são as palavras que conferem a intensidade da ação. Advérbio de Afirmação: são os advérbios que têm a função de afirmar. Advérbio de Negação: são as palavras que exprimem a ideia de negar. Advérbio de Dúvida: são as palavras que expressam a ideia de incerteza.

Advérbios são palavras que indicam uma circunstância. Essa circunstância (de tempo, de lugar, de modo, de intensidade,…) modifica um verbo, um adjetivo ou um advérbio.

Tempo: depois de amanhã, em breve, à tarde, à noite, de manhã, de repente, de vez em quando, hoje em dia, de madrugada. Exemplo: Em breve, nossas rotinas voltarão ao normal. Modo: à vontade, às pressas, às claras, à toa, de mansinho, em silêncio, de cor.

feliz - adjetivo

MasculinoFeminino
Singularfelizfeliz
Pluralfelizesfelizes

escolar (adjetivo) -

Use a Locução a tempo (com a preposição a) quando esta estiver indicando distância ou tempo futuro. Para fazer a verificação basta substituir o [a] por outra preposição; repare que em nenhum dos casos o [a] pode dar lugar a [faz]: Chegou a [com] tempo de assistir ao jogo.

T. Em suma, parece que E.T. é uma abreviatura (sobretudo) usada no Brasil que ainda tem atualidade.